INFORMAÇÕES DE MERCADO PARA TOMADA DE DECISÃO: UMA AVALIAÇÃO DE EMPRESAS DO SETOR DE TURISMO E HOSPITALIDADE

Claudio de Souza Miranda, Renê de Oliveira Joaquim dos Santos, Erasmo José Gomes, Leandro Rodrigues Gonzalez Fernandez, Marina Toledo de Arruda Lourenção

Resumo


Parte significativa da renda do município de Ribeirão Preto advém de empresas do setor de serviços, incluindo empresas de turismo e hospitalidade, como hotéis, agências de viagens e empreendimentos relacionados à alimentação. Neste setor grande parte estabelecimentos analisados é formada por micro e pequenas empresas (MPEs). Não obstante, estatísticas apontam que metade das MPEs, em geral, encerra suas atividades antes de completar dois anos, 57% não passa do terceiro ano e 60%, do quarto - o que denota, dentre outros aspectos, a fragilidade inerente a empreendimentos desse porte. A informação, por sua vez, é considerada um dos principais elementos para a formulação de estratégias que permitam a empresas, de qualquer porte, atingirem maior competitividade e lograrem, assim, sua permanência no mercado. Portanto, o objetivo da presente pesquisa é conhecer quais informações do ambiente econômico e de mercado são utilizadas para a tomada de decisão empresarial e elaboração de estratégias. Foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa exploratória por meio de entrevistas em profundidade que foram realizadas com gestores de micro e pequenas empresas do setor de turismo e hospitalidade de Ribeirão Preto. As conclusões apontam para a existência de lacunas significativas na obtenção e na utilização da informação, mas podem ser superadas e transformarem-se em oportunidades de melhorias para os negócios analisados.


Palavras-chave


Busca de informação; Tomada de decisão empresarial; Elaboração de estratégias; Setor de Turismo, Hospitalidade.

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