TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO PROVENIENTE DE PRESTADORES DE SERVIÇOS E ENTIDADES DE APOIO

Robson dos Santos, Marco Antonio Pinheiro da Silveira

Resumo


Esta pesquisa buscou identificar quais fontes as empresas do Arranjo Produtivo Local do setor metal mecânico do Grande ABC utilizam para obtenção de conhecimento e qual a importância do projeto APL neste processo. Para identificação das fontes, partiu-se da análise de um conjunto de tecnologias utilizadas pelas empresas pesquisadas, considerando-se que a sua implantação pode estar associada à transferência de conhecimento. Foi realizada pesquisa de natureza qualitativa com oito empresas. Verificou-se que as fontes utilizadas, em ordem de importância, são: empresas de consultoria, SEBRAE e o próprio gestor. Observou-se uma baixa participação do projeto APL como apoio na obtenção de conhecimento

 


Palavras-chave


Transferência de Conhecimento; Arranjo Produtivo Local; Setor Metal-Mecânico.

Texto completo:

PDF

Referências


AGENCIA GABC, 2009 . Acesso em 15/11/2011

AMATO NETO, J. Redes de cooperação produtiva e clusters regionais. Oportunidades para as pequenas e médias empresas.São Paulo: Atlas, 2000.

______. Gestão de sistemas locais de produção e inovação (Clusters/APLs): conceitos, princípios e aplicações sistemas de indicadores e “benchmarkings”, análises e discussões de casos. São Paulo: Atlas, 2009.

FOGUEL, F. H. S.; NORMANHA FILHO, M. A. Reinserção do trabalhador idoso no mercado de trabalho: cluster é uma alternativa. RevistasGerenciais, v.5, p.63-60, São Paulo: UNINOVE, 2006.

FREEMAN, C. The economics of technical change.Cambridge. Journal of Economics, Cambridge, v. 18, n. 5, p. 463-514, 1994.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GONÇALVES, M. F. A pequena empresa e a expansão industrial. Lisboa: Associação Industrial Portuguesa, 1994.

NONAKA, I.;TAKEUCHI, H. Criação de Conhecimento na Empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. 19. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 1997.

PORTER, M. Vantagem competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. Rio de Janeiro: Campus, 1990.

SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. Editora Cortez, 2007.

TRISTÃO, H. M. Cluster e a cadeia produtiva de calçados de Franca. Franca: Facef-Franca,2000.

ZAMBANINI, M. E.Inovação, cooperação e relações entre empresas: um estudo sobre o Projeto APL Metal mecânico na Região do Grande ABC São Caetano do Sul: USCS / Programa de Mestrado em Administração, 2010.


Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia