UM ESTUDO SOBRE A RELAÇÃO DO ESTILO DE LIDERANÇA DO PROFESSOR E A SATISFAÇÃO DO ESTUDANTE

Favio Akiyoshi Toda, Ricardo Akihiro Toda, Anna Louise Freitas Teixeira, José Humberto Viana Lima Júnior

Resumo


Esta pesquisa estudou o estilo de liderança de professores percebidos pelos estudantes de um curso de Administração.Uma amostra de estudantes avaliou o estilo dos professores que mais gostaram de ter aulas ao longo do semestre em que acabaram de cursar, e em outra amostra independente, avaliou-se proefessores que menos gostaram. Desta forma, este trabalho avalia a relação entre o estilo de liderança que o professor exerce com a satisfação do estudante para com as aulas. Entre as características marcantes que os fazem distinguirem está a motivação que os inspira para um objetivo maior em suas atividades que realizam, e a influência em fazê-los se sentirem orgulhosos em fazer parte da turma em que estão inseridos. Eles são duas dimensões da relativas à Teoria da Liderança Transformacional, a motivação inspiracional e a influência idealizada. Os resultados estão alinhados às pesquisas na área da Educação que colocam a motivação como um tema central para a eficácia da aprendizagem. Este estudo contribui em se fazer repensar os comportamentos dos professores quanto à habilidade de liderança exercida em sala de aula para que possam ser mais efetivos na sua nobre missão de desenvolver os estudantes para o exercício profissional da Administração, bem como levanta a ideia que se desenvolvam programas de treinamento junto aos professoresnão apenas relacionados a didática, mas também com relação às características de liderança.


Palavras-chave


Educação, Satisfação, Liderança, Inovação

Texto completo:

PDF

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia