FORMULAÇÃO DA ESTRATÉGIA COMPETITIVA PARA EMPRESA ATUANDO NUM MERCADO IDENTIFICADO: UMA METODOLOGIA QUANTITATIVA

Sheila Souza Taboada, José Luiz Contador, José Celso Contador

Resumo


Apresenta-se neste artigo uma metodologia para formulação de estratégia competitiva de empresas que podem ou desejam considerar os atributos dos produtos ou da empresa valorizados pelos seus clientes. Considerando também a forma como os concorrentes competem, a metodologia apresentada fornece alternativas de estratégia competitiva de negócio, com o objetivo de criar vantagem competitiva à empresa, e as correspondentes estratégias competitivas operacionais alinhadas à primeira. A metodologia coleta e processa informações, a maioria convertidas em indicadores quantitativos que indicam as vantagens competitivas e as dificuldades de implementação de cada alternativa de estratégia, auxiliando a empresa a decidir pela alternativa que melhor lhe convenha. Aplica-se a todas as empresas da cadeia de suprimento, com exceção àquela que ocupa seu elo final. A metodologia foi aplicada em uma empresa industrial do setor alimentício tendo-se revelado um instrumento útil e viável para a formulação da estratégia competitiva de empresas, composta pela estratégia competitiva de negócio e pelas estratégias competitivas operacionais.

 


Palavras-chave


Competitividade; Formulação de estratégias competitivas; Empresa de fornecimento, Indústria alimentícia

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