ESTRATÉGIAS DE LEGITIMIDADE COMO RESPOSTA AO PROBLEMA DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS: O CASO BRASKEM
Resumo
No Brasil, ainda que a indústria petroquímica não seja a grande emissora de Gases de Efeito Estufa – GEE, o problema das mudanças climáticas exige atenção por parte das empresas desse segmento. Este estudo objetivou identificar as estratégias de legitimidade evidenciadas pela Braskem para o enfrentamento das mudanças climáticas, com base na tipologia de Suchman (1995). Adotou-se a pesquisa exploratória com uso de abordagem qualitativa dos dados. Os dados primários foram obtidos através de aplicação de questionário, e os secundários, extraídos dos relatórios institucionais publicados pela Braskem dentro do Carbon Disclosure Project (CDP) e do registro público de emissões da Fundação Getúlio Vargas. Para a análise dos dados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo das evidenciações contidas no questionário. Observou-se que a Braskemassumiu um compromisso com a promoção do desenvolvimento sustentável e a redução de emissões de GEE e vem adotando estratégias ambientais corporativas para cumpri-lo.No tocante às estratégias de legitimidade, identificou-se a ênfase no aumento da legitimidade da empresa perante os stakeholders, caracterizando a predominância da tipologia pragmática, com metade das evidenciações. Constatou-se, portanto, que a empresa está se adaptando aos padrões de uma economia de baixo carbono, objetivando assegurar a sustentabilidade dos seus negócios.
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PDFReferências
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