Fatores que Influenciam as Decisões Estratratégicas de Equipes de Direção em Micro e Pequenas Empresas

Sérgio Ulisses Lopes da Fonseca, Blanca Josefina García Hernández, Edmilson de Oliveira Lima, Teodoro Malta Campos

Resumo


O presente estudo empírico teve como objetivo produzir uma resposta para a seguinte pergunta: quais são e como atuam os principais fatores de influência que determinam o processo de tomada de decisão estratégica de equipes de direção em uma micro ou pequena empresa? A revisão de literatura feita como base para o estudo apontou uma lacuna quanto ao conhecimento desses fatores, mas auxiliou na identificação dos seis fatores de influência que investigamos empiricamente: (i) estratégia, (ii) gestão estratégica, (iii) experiência pessoal, (iv) fatores externos, (v) redes pessoais, e (vi) conversa estratégica. A pesquisa foi exploratória com base na abordagem qualitativa de três casos de empresa, dois brasileiros e um mexicano. A análise dos dados evidenciou que os fatores gestão estratégica, experiência pessoal e conversa estratégica são os que apresentam o maior nível de influência. O fator redes pessoais apresentou um nível médio de influência semelhante nos três casos. O fator estratégia foi identificado como de pequena influência para duas empresas e médio para uma, enquanto para o fator informações externas, médio para uma e elevado para duas. Os resultados obtidos limitam-se às empresas estudadas, sendo necessários mais estudos para se conhecer a influência dos seis fatores identificados nas micro e pequenas empresas em geral.

Palavras-chave


decisões estratégicas; fatores de influência; equipes de direção; micro e pequenas empresas (MPEs); codirigentes; conversa estratégica

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