Perspectivas no Processo de Produção de Aço: o programa ArcelorMittal de sustentabilidade

Milena Cássia Rocha, Francisco Vidal Barbosa, Eliana Márcia Martins Fittipaldi Torga, Liliane Alves Carvalho

Resumo


As características da sociedade capitalista em sua concepção e em seu histórico levaram a uma cultura focada na geração de riquezas. Esse pensamento perdurou por muitos anos até que suas consequências fossem sentidas, principalmente por meio das desigualdades sociais e da degradação ambiental que interfere nas condições de sobrevivência na terra. Dessa forma, o conceito de sustentabilidade vem cada vez mais ganhando destaque no cenário contemporâneo e sua aplicação é demandada principalmente por atividades de grande impacto socioambiental como é o caso do processo de produção do aço. Apesar da importância representada nessas premissas, esse conceito é muitas vezes trabalhado sem levar em consideração a realidade prática vivenciada pela sociedade moderna e isso pode ser analisado de maneira a buscar um desenvolvimento adaptado ao cenário atual que proporcione melhorias reais e almeje resultados alcançáveis. Este artigo analisa o Programa ArcelorMittal de Sustentabilidade, segundo o modelo de iniciativa sustentável baseado no Triple Bottom Line. O objetivo é analisar a atuação da organização no contexto local e global com avaliação dos resultados alcançados e da efetividade do programa.

 

 


Palavras-chave


Sustentabilidade, Triple Bottom Line, Produção do aço, Programa ArcelorMittal de Sustentabilidade

Texto completo:

PDF

Referências


ARCELORMITTAL. Programa ArcelorMittal de Sustentabilidade. Disponível em: http://www.arcelormittal.com/br/. Acesso em: 04 abr. 2010.

BRASIL. Ministério de Minas e Energia – MME. Relatório Técnico 82: Análise e Avaliação da Sustentabilidade na Indústria Mineral, nov. de 2009.

BIODISELBR. Energia – Panorama Energético Atual e Perspectivas Futuras. Disponível em: http://www.biodieselbr.com/energia/agro-energia.htm. Acesso em: 01 mar. 2011.

FUNDAÇÃO ARCELORMITTAL BRASIL. Programas e Projetos da Fundação ArcelorMittal Brasil. Disponível em: www.fundacaoarcelomittalbr.org.br. Acesso em: 01/03/2011.

INSTITUTO AÇO BRASIL. Disponível em: http://www.acobrasil.org.br/site/portugues/index.asp. Acesso em: 01 mar. 2011.

MATOS, José Gilvomar R.; MATOS, Rosa Maria B.; ALMEIDA, Josimar Ribeiro de. Análise do Ambiente Corporativo: do caos organizado ao planejamento. 1. ed. Rio de Janeiro: E-papers, 2007.

MECANISMO DE DESENVOLVIMENTO LIMPO. Formulário do Documento de Concepção do Projeto (CDM-PDD). Versão 3 – em Vigor desde: 28 de julho de 2006. Disponível em: http://www.belgo.com.br/conglomerado/meio_ambiente/mecanismo_desenvolvimento_limpo/pdf/amjf.pdf. Acesso em: 20 nov. 2010.

TOLBA, M.K.; EL-KHOLY, O.A..The World Environment 1972–1992: Two Decades of Challenge. London:Chapman & Hall, 1992.

VINHA, Valéria da. As empresas e o desenvolvimento sustentável: Da ecoeficiencia à responsabilidade social corporativa. São Paulo: Campus, 2003.


Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia