Análise dos Sistemas de Planejamento e Controle de Operações no Judiciário: os juizados especiais de Fortaleza-CE

Daniel Tahim Alves Brito, Jose Carlos Lazaro Silva Filho, Valquiria Melo Souza Correia

Resumo


O trabalho desenvolve um estudo de casos múltiplos realizado em três Juizados Especiais da comarca de Fortaleza/CE, tendo como objetivo identificar e analisar os Sistemas de Planejamento e Controle desses Juizados usando o referencial teórico de gestão de operações. Inicialmente são apresentados os principais pontos teóricos sobre Operações de serviços e Planejamento e Controle de Operações. A pesquisa mostra então as principais práticas de Planejamento e Controle de Operações nesses Juizados. Segue uma apresentação de uma análise conceitual e comparativa dos Sistemas de Planejamento e Controle das operações dos Juizados pesquisados, mostrando as técnicas empregadas e possível ganhos com o uso dessas técnica no desempenho operacional desses juizados. O artigo finaliza apresentando propostas de adequação desses sistemas à realidade dos Juizados Especiais.



Palavras-chave


Gestão de Serviços, Planejamento e Controle de Operações, Poder Judiciário, Juizados Especiais

Texto completo:

PDF

Referências


AMORIM, T.N.G.F.; RODRIGUES, C..; PEREIRA, A.M.P.; MANGET,A.M.S.; SOUZA, A.M.S.. É possível liderar no judiciário? Um estudo buscando caracterizar a liderança e o gênero no tribunal de justiça de Pernambuco. EnANPAD, 33. Anais... São Paulo: Anpad, 2009.

ARAUJO, I.V. ; BESSA, L.F.M.. Eficiência e efetividade no poder judiciário: o estado da arte e proposições de pesquisas. EnAPG, 2010. Anais... Vitória: Anpad, 2010.

BATITUCCI, E.C.; SANTOS, A.; CRUZ, M.V.G.. Novas perspectivas do judiciário na mediação de conflitos: o caso do juizado especial criminal. EnAPG, 2008. Anais... Rio de Janeiro: Anpad, 2008.

CNJ – CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA. A Justiça em números 2008: indicadores do Poder Judiciário. Brasília, 2008. Disponível em www.cnj.jus.br.

CORREA, H. L.; CORREA, C. A. Administração de produção e operações. São Paulo: Atlas. 2005.

ERDMANN, R. H. Administração da produção: planejamento, programação e controle. Florianópolis: Papa-Livro, 2000.

FITZSIMMONS, J. A.; FITZSIMMONS, M. J. Administração de serviços: operações, estratégia, e tecnologia da informação. Porto Alegre: Bookman, 2000.

GIANESI, I. G. N.; CORRÊA, H. L.. Administração estratégica de serviços: operações para a satisfação do cliente. São Paulo : Atlas, 1994.

GRÖNROOS, C.. Marketing: Gerenciamento e Serviços: a competição por serviços na hora da verdade. Rio de Janeiro: Campus, 1995.

LAKATOS, E.M; MARCONI, M.A. Técnicas de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

LIMA, R.C.; CAMPOS, E.S.. Accountability Uma Análise Comparativa entre o Poder Executivo e Judiciário sobre a Divulgação de dados e informações, em seus Sítios Eletrônicos. EnAPG, 2010. Anais... Vitória: Anpad, 2010.

MARTINS, P.G.; LAUGENI, F.P. Administração da Produção. 2. ed. São Paulo: Saraiva. 2006.

MAZZILLI, C.P.; PAIXÃO, R.; LEMOS, L.A. Análise do significado do trabalho no judiciário. EnANPAD, 26. Anais... Salvador: Anpad, 2002.

NOGUEIRA, J.M.A.; A gestão do poder judiciário nos estudos de administração pública no Brasil: um levantamento da literatura especializada. EnAPG, 2010. Anais... Vitória: Anpad, 2010.

NOGUEIRA, J.M.A.;OLIVEIRA L.G.L.;PINTO, F.R. A meritocracia no setor público: uma análise do plano de cargos e carreiras do poder judiciário cearense. EnANPAD, 31. Anais... Rio de Janeiro: Anpad, 2007.

PEINADO, J.r; GRAEML, A. R. Administração da produção: operações industriais e de serviços. Curitiba: UnicenP, 2007.

PEREIRA FILHO, H,; OLIVEIRA, F.C. Benchmarking, isomorfismo mimético e boas práticas de gestão: oportunidades para o Poder Judiciário brasileiro. EnAPG, 2010. Anais... Vitória: Anpad, 2010.

RATHMELL, J. M. “What is Meant by Services?” Journal of Marketing, v. 30, p.32. Oct., 1966.

SLACK; CHAMBER; JOHNSTON. Administração da Produção. Atlas: São Paulo, 2002.

SOUZA, A.B.; ROCHA; C.M.C.; ARAUJO, W.S.. Estruturas de suporte à decisão no judiciário e no ministério público: o caso das centrais de apoio à aplicação de penas alternativas no Distrito Federal. EnAPG, 2006. Anais... Rio de Janeiro: Anpad, 2006.

TUBINO, D.F. Manual de Planejamento e Controle da Produção. 2. ed., São Paulo: Atlas, 2006.

VIEIRA; L. J. M.; PINHEIRO, I. A. Contribuições do conselho nacional de justiça para a gestão do poder judiciário. EnANPAD, 32. Anais... Rio de Janeiro: Anpad, 2008.

VILLAR, A.M.; SILVA, L. M. F.;e NÓBREGA, M. M. Planejamento, programação e controle da produção. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 2008.

VILLARDI, B.Q.; NARDUCCI, V.; DUBEUX, V.J.C.. O desenvolvimento qualitativo e quantitativo de uma ferramenta para o diagnóstico de clima organizacional que subsidie programas motivacionais no poder judiciário: os traços culturais de um tribunal regional. EnANPAD, 31. Anais... Rio de Janeiro: Anpad, 2007.

VILLARDI, V.N.B.Q.; DUBEUX, V. Uma proposta de análise quantitativa da avaliação de desempenho por competências para minimizar as restrições culturais do poder judiciário ao modelo de administração pública gerencial: o caso de um tribunal de justiça. EnANPAD, 30. Anais... Salvador: Anpad, 2006.

WOLFOWITCH, V.; MONTEIRO, A.O.. Modernização e desempenho na prestação de serviços judiciários no Brasil: o caso do tribunal de justiça do estado da Bahia. EnANPAD, 34. Anais... São Paulo: Anpad, 2010.

CHASE, R.B; JACOBS; AQUILANO, N.J.. Administração de produção para a vantagem competitiva. Porto Alegre: Bookman. 2006.

KRAJEWSKI, L. ; RITZMAN, L.; MALHOTRA, M. Administração de produção e operações. 8. ed., São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.


Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia