Interação dos Stakeholders em Organizações do Turismo: uma Análise na Diretoria de Turismo em Guarulhos-SP
Resumo
Este estudo tem por objetivo analisar a interação dos stakeholders do turismo, na definição de políticas e estratégias, no município de Guarulhos/SP, verificados sob a óptica da teoria do stakeholders. Em relação ao delineamento da pesquisa, tem-se que a mesma caracteriza-se pela aplicação de uma pesquisa exploratória, qualitativa, desenvolvida por meio de um estudo de caso único, representado pelo órgão municipal de turismo de Guarulhos/SP. Os resultados mostram que o órgão investigado tem plenamente identificado e caracterizado os principais stakeholders que interagem no setor, com noção de suas posições em negociações e ações, aspectos motivadores diversos, necessidades de alguns destes, delimitação do potencial efetivo de cada um, influências nos eventos, e alianças e parcerias existentes. No que se refere à interação, funciona no sentido de contemplar todos os envolvidos que participam dos diversos fóruns locais e regionais, dos quais saem demandas que serão embutidas no planejamento das ações do órgão investigado; em nível regional, o envolvimento dos stakeholders dá-se de forma participativa e, no municipal, a interação traduz-se mais por meio de parcerias em projetos específicos. Conclui-se que as ênfases recaíram sobre as instituições e associações de classe, e escolas superiores e técnicas, especialmente aquelas relacionadas ao turismo e hotelaria, sobretudo em função de sua representatividade, poder de mobilização e de organização e capacidade de cooperar com o poder público, também em relação à interação há um claro entendimento e habilidade de lidar com os diversos stakeholders por parte do órgão pesquisado.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
AGRANOFF, Robert; McGUIRE, Michael. Collaborative public management: new strategies for local governments. Washington: Georgetown University Press, 2003.
BYRD, Erick T.; BOSLEY, Holly E.; DRONBERBER, Meghan G. Comparisons of stakeholder perceptions of tourism impacts in rural eastern North Carolina. Tourism Management, 2008.
BUCHHOLZ, Rogene A.; ROSENTHAL, Sandra B. Stakeholder theory and public policy: how governments matter. Journal of Business Ethics, v.51, p.143-153, 2004.
BUTLER, R. W.; WALDBROOK, L. A. A new planning tool: the tourism opportunity spectrum. The Journal of Tourism Studies. v. 14, n 1, p. 25-36, may, 2003.
CALORI, Roland; BADEN-FULLER, Charles; HUNT, Brian. Managing change at Novotel: back to the future. Longe Range Planning, v. 33, p.779-804, 2000. Disponível em: Acesso em: 1 out.2003.
CESPEDES-LORENTE, J.; BURGOS-JIMENEZ, J.; ALVAREZ-GIL, M. J. Stakeholders environmental influence: an empirical analysis in the spanish hotel industry. Scandinavian Journal of Management, v.19, n.3, p.333-358, September, 2003.
CURRIE, Russell R.; SEATON, Sheilagh; WESLEY, Franz. Determining stakeholders for feasibility analysis. Annals of Tourism Research, v.36, n.1, p.41–63, 2009.
D’ANGELLA, Francesca e GO, Frank M. Tale of two cities’ collaborative tourism marketing: towards a theory of destination stakeholder assessment. Tourism Management, v.30, p.429-440, 2009.
DONALDSON, T. e L. E. PRESTON. The Stakeholder theory of the corporation: concepts, evidences, and implications. Academy of Management Review, v.20, n.1, p.65-91, 1995.
EISENHARDT, K. M. Building theories from case study research. Academy of Management Review, v.14, n.4, p. 532-50, 1989.
EVANS, Nigel. Strategic management for travel and tourism. Butterworth-Heinemann, 2003.
EVANS, W. M.; FREEMAN, R. Edward. A stakeholders theory of the modern corporation: kantian capitalism. In: BEAUCHAMP, T. L.; BOWIE, N. E. (orgs.). Ethical theory and business. Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall, 1993. p.75-84.
FREEMAN, R. Edward . A stakeholder theory of the modern corporation. In: Clarkson, Max B.E. (ed.). The corporation and its stakeholders: classic and contemporary readings. Toronto: University of Toronto Press, 1998, p.125-138.
FREEMAN, R. Edward. Strategic management: a stakeholder approach. Marshfield, Massachusetts: Pitman Publishing, 1984.
FRIEDMAN, Andrew L., MILES, Samantha. Stakeholder: theory and practice. New York: Oxford Univesity Press, 2006.
FRIEDMAN, Andrew L., MILES, Samantha. Developing stakeholder theory. Journal of Management Studies 39:1 January, 2002.
GASKELL, George. Entrevistas individuais e grupais. In: BAUER, M. W.; GASKELL, G. (ed.). Pesquisa qualitativa com textos, imagem e som: um manual prático. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
GLAESSER, Dirk. Crisis management in the tourism industry. Oxford: Butterworth-Heinemann, 2003.
GODOY, A. S. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v.35, n.3, p.20-29, mai./jun., 1995.
GOMES, Ricardo Correa. Stakeholders management in the local government decision-making area: evidences from a triangulation with the english local government. In: XXVIII Encontro da ANPAD, 2004, Curitiba. Anais…Curitiba, 2004.
GRANT, Robert M. Contemporary strategy analysis: concepts, techniques, applications. 3 edition. Malden: Blackwell, 1998.
GRUCVB. Guarulhos Conventional e Visitors Bureau. Disponível em: Acesso em: 21 fev. 2009.
LAPLUME, André O.; SONPAR, Karan; LITZ, Reginald A. Stakeholder theory: reviewing a theory that moves us. Journal of Management, v.34, n.6, Dec., p.1152-1189, 2008.
MERRIAM, S. B. Case Study Research in Education: a qualitative approach. San Francisco: Jossey-Bass, 1988.
MITCHELL, Ronald K.; AGLE, Brandley R.; WOOD, Donna J. Toward a theory of stakeholder identification and salience: defining the principle of the who and what really counts. Academy of Management Review, v.22, n.4, p.853-886 Oct, 1997.
MITROFF, Ian I. Stakeholders of the organizational mind: toward a new view of organizations policy making. San Francisco, California: Jossey-Bass Publishers, 1983.
MURPHY, Peter E.; MURPHY, Ann E. Strategic management for tourism communities: bridging the gaps. Aspects of Tourism 16. Clevedon, UK: Channel View Publications, 2004.
PMG. Prefeitura Municipal de Guarulhos. Disponível em: Acesso em: 21 fev. 2009.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1989.
ROBSON J.; ROBSON I. From shareholders to stakeholders: critical issues for tourism marketers. Tourism Management, v.17, n.7, p. 533-540, november, 1996.
SAUTTER, Elise Truly; LEISEN, Birgit. Managing stakeholders: a tourism planning model. Annals of Tourism Research, v.26, n.2, p.312-328, 1999.
SHEEHAN, Lorn R.; RITCHIE, J.R. Brent. Destination stakeholders: exploring identity and salience. Annals of Tourism Research, v.32, n.3, p.711–734, 2005.
WARTICK, Steven L.; WOOD, Donna J. International business and society. North America Blackwell Series in Business. 2 ed. Malden, Massachusetts: Blackwell Publishers, 2001.
WOOD, Donna J. Business and society. 2 ed. Harpercollins College Div, 1993.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2001.