Interação dos Stakeholders em Organizações do Turismo: uma Análise na Diretoria de Turismo em Guarulhos-SP

Benny Kramer Costa, Saulo Fabiano Amâncio Vieira, João Maurício Gama Boaventura

Resumo


Este estudo tem por objetivo analisar a interação dos stakeholders do turismo, na definição de políticas e estratégias, no município de Guarulhos/SP, verificados sob a óptica da teoria do stakeholders. Em relação ao delineamento da pesquisa, tem-se que a mesma caracteriza-se pela aplicação de uma pesquisa exploratória, qualitativa, desenvolvida por meio de um estudo de caso único, representado pelo órgão municipal de turismo de Guarulhos/SP. Os resultados mostram que o órgão investigado tem plenamente identificado e caracterizado os principais stakeholders que interagem no setor, com noção de suas posições em negociações e ações, aspectos motivadores diversos, necessidades de alguns destes, delimitação do potencial efetivo de cada um, influências nos eventos, e alianças e parcerias existentes. No que se refere à interação, funciona no sentido de contemplar todos os envolvidos que participam dos diversos fóruns locais e regionais, dos quais saem demandas que serão embutidas no planejamento das ações do órgão investigado; em nível regional, o envolvimento dos stakeholders dá-se de forma participativa e, no municipal, a interação traduz-se mais por meio de parcerias em projetos específicos. Conclui-se que as ênfases recaíram sobre as instituições e associações de classe, e escolas superiores e técnicas, especialmente aquelas relacionadas ao turismo e hotelaria, sobretudo em função de sua representatividade, poder de mobilização e de organização e capacidade de cooperar com o poder público, também em relação à interação há um claro entendimento e habilidade de lidar com os diversos stakeholders por parte do órgão pesquisado.


Palavras-chave


Stakeholders, Estratégia, Turismo

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