Proposta de um Modelo Multicritério de Apoio à Decisão para Cooperativa de Crédito a partir de uma Perspectiva Construtivista

Élida da Silva Graça de Rezende, Rita de Cássia Bach de Alencar, Mauricio Vasconcellos Leão Lyrio

Resumo


O presente estudo foi direcionado, tanto na abordagem teórica quanto no estudo de caso desenvolvido na UNICRED – Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Médicos e Contabilistas da Grande Florianópolis – para identificar critérios de avaliação de desempenho, visando propor um modelo de apoio à decisão para o setor de débito desta instituição, a partir de uma perspectiva construtivista. Baseou-se na seguinte Pergunta de Pesquisa: Quais são os critérios a considerar na construção de um modelo de apoio à decisão para o setor de débito da UNICRED – Florianópolis, de forma tal que o modelo proposto se configure como um instrumento de gestão, possibilitando a análise e melhoria do desempenho atual da organização? O objetivo geral foi propor um modelo de apoio à decisão para o setor de débito da UNICRED – Florianópolis, conforme a percepção dos gestores dessa área. A relevância da pesquisa é justificada pela necessidade de desenvolvimento de um processo sistemático de avaliação do desempenho, por meio de um sistema de apoio à decisão, com vistas a uma análise do alcance de seus objetivos estratégicos. No que tange ao enquadramento metodológico, o estudo é de natureza aplicada, tendo, em seus objetivos, origem exploratória e descritiva. Conclui-se que os critérios de avaliação propostos serviram de base para a geração de informações úteis para a gestão da organização. O modelo possibilitou, ainda, a indicação de suas fragilidades e potencialidades.

Palavras-chave


Avaliação de Desempenho; Metodologia MCDA-C; Sociedades Cooperativas

Texto completo:

PDF

Referências


BANA-E-COSTA, C.A., STEWART, T.J., VANSNICK, J.C. Multicriteria decision analysis: some troughts based on the tutorial and discussion sessions of the ESIGMA meetings. In.: Euro XIV Conference. Anais...Jerusalém, jul. 1995.

BANA-E-COSTA, C. A., SILVA, F. N. Concepção de uma “Boa” Alternativa de Ligação Ferroviária ao Porto de Lisboa: uma aplicação da metodologia multicritério de apoio à decisão e à negociação. Investigação Operacional, v. 14, p. 115-131, 1994.

BANDEIRA-DE-MELO, R. M. de; MARCON, R. Heterogeneidade do desempenho de empresas em ambientes turbulentos. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 46, n. 2, p. 34-43, abr./jun. 2006.

BERTUCCI, J. Ambiente, estratégia e performance organizacional no setor industrial e de serviços. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 45, n.3, p.10-45, set. 2005.

BORTOLUZZI, S. C.; LYRIO, M. V. L; ENSSLIN, L. Avaliação de desempenho econômico-financeiro: uma proposta de integração de indicadores contábeis tradicionais por meio da metodologia multicritério de apoio a decisão-construtiva (MCDA-C). In.: Congresso brasileiro de custos. Anais...Curitiba, 2008.

COLAUTO, R. D; BEUREN, I. M. Proposta para a avaliação da gestão do conhecimento em entidade filantrópica: o caso de uma organização hospitalar. Revista de Administração Contemporânea, São Paulo, v. 7, n. 4, p.163-185, out./nov./dez., 2003.

DUTRA, A.; ENSSLIN, L. Ferramentas de avaliação de desempenho organizacional. In.: ANGELONI, M. T.; MUSSIL, C. C (Org). Estratégias: formulação, implementação e avaliação – o desafio das organizações contemporâneas. São Paulo: Saraiva, 2008.

EDEN, C. Cognitive mapping. European Journal of Operational Research, v. 36, p. 01-13, 1988.

ENSSLIN, L.; MONTIBELLER, N. G.; NORONHA, S. M. Apoio à Decisão – Metodologia para Estruturação de Problemas e Avaliação Multicritério de Alternativas. Florianópolis: Insular, 2001.

FELISONI, C. Análise do desempenho das empresas ferroviárias brasileiras. Revista de Administração da USP, São Paulo, v. 29, n.1, p. 24-32, jan./mar., 1994.

FERNANDES, B. H. R.; FLEURY, M. T. L.; MILLS, J. Construindo o diálogo entre competência, recursos e desempenho organizacional. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 46, n. 4, p.48-65, out./dez., 2006.

GIFFHORN, E. Construção de um modelo de avaliação do desempenho de empresas terceirizadas com a utilização da metodologia MCDA-C: um estudo de caso. 257 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2007.

GIL, A. C.. Métodos e técnicas de pesquisa social – 5 ed. São Paulo: Atlas, 1999.

HAIR JR, J.F.; R.E. ANDERSON; R.L. TATHAM e W.C. BLACK. Multivariate Data Analysis. 5 ed. Upper Saddle River: Prentice Hall, 1998.

IGARASHI, D. C. C; ENSSLIN, S. R.; ENSSLIN, L; PALADINI, E. P. A qualidade do ensino sob o viés da avaliação de um programa de pós-graduação em contabilidade: proposta de estruturação de um modelo híbrido. Revista de Administração da USP, São Paulo, v.43, n.2, p.117-137, abr./maio/jun., 2008.

KAPLAN, D.; NORTON, S. A estratégia em ação: balanced scorecard. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

KAPLAN, D.; NORTON, S. Organização orientada para a estratégia: como as empresas prosperam no novo ambiente de negócios. Rio de Janeiro: Elsevier, 2000.

KEENEY, R.L. Value focused-thinking: a path to creative decision-making. Cabridge: Harvard Univ. Press, 1992.

LACOMBE, B. M. B.; ALBUQUERQUE, L. G. Avaliação e mensuração de resultados em gestão de pessoas: um estudo com as maiores empresas instaladas no Brasil. Revista de Administração da USP, São Paulo, v. 43, n.1, p. 5-16, ago., 2007.

LYRIO, M.V.L. Modelo para avaliação de desempenho das secretarias de desenvolvimento regional (SDR’S) do governo do Estado de Santa Catarina: a perspectiva da MCDA-C. 201 f. Dissertação (Mestrado em Contabilidade) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.

MARCHETTI, R.; PRADO, P. H. M. Avaliação da Satisfação do Consumidor utilizando o Método de Equações Estruturais: um modelo ao setor Elétrico Brasileiro. Revista de Administração Contemporânea, São Paulo, v. 8, n.4, p. 09-32, out./nov./dez., 2004.

MONTIBELLER, G.; BELTON, V. Qualitative operators for reasoning maps: evaluating multi-criteria options with networks of reasons. European Journal of Operational Research. V. In Press, Corrected Proof, 2007.

MONTIBELLER, G.; BELTON, V.; ACKERMANN, F.; ENSSLIN, L. Reasoning maps for decision aid: an integrated approach for problem-structuring and multi-criteria evaluation. Journal of the Operational Research Society. 59, p. 575-589, jan., 2007.

OCESC, O Cooperativismo ao alcance de todos. Revista da Organização das Cooperativas do estado de Santa Catarina – 2 ed. Florianópolis, 1996.

PAGE, E. S. A.; BASSO, L. F. C.; SILVA, M. Os Indicadores de Desempenho como Direcionadores de Valor. Revista de Administração Contemporânea, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 37-65, jan./fev./mar., 2003.

BRASIL. Lei nº 5.765, de 16 de Dezembro de 1971. Define a Política Nacional de Cooperativismo, institui o regime jurídico das sociedades cooperativas, e dá outras providências.

RICHARDSON, R. J., et. al. Pesquisa Social: Métodos e Técnicas. 3 ed. São Paulo: Atlas, 1999.

ROY, B. Decision-aid and decision-making. European Journal of Operational Research, v. 45, p. 324-331, 1990.

ROY, B. Decision science or decision-aid science? European Journal of Operational Research, v. 66, p. 184-203,1993.

SAMPAIO, C. H; HOOLEY, G.; PERIN, M. G. Impacto dos recursos da empresa na performance de inovação. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v.47, n.4, p. 46-58, out./dez., 2007.


Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia