O Papel do Controle Público na Democratização da Gestão Pública: Fatores Críticos Para A Sua Efetividade nos Conselhos de Alimentação Escolar

Ana Angelica B. de Melo Rocha, Luiza Reis Teixeira

Resumo


A discussão sobre a importância do controle público para a democratização da gestão pública implica naturalmente em uma reflexão anterior, sobre o porquê da necessidade de controle nos regimes democráticos e sobre quem deve e quem tem condições de exercer este controle, se a sociedade, ou o próprio Estado. Analisar esse fenômeno e suas implicações práticas figura entre os objetivos deste artigo. A partir dessas questões iniciais, este artigo tem como proposta não apenas analisar as diferentes formas de controle, mas, principalmente, a relação entre elas e a importância de haver uma interdependência entre essas formas de controle. Utilizando como pano de fundo a realidade latino-americana, mais especificamente o contexto brasileiro após a promulgação da Constituição de 1988, o trabalho busca compreender como a sociedade civil tem atuado por meios institucionais para um controle público mais ativo. Os resultados apontam para um real avanço na democracia, na medida em constata-se que a atuação da sociedade civil organizada em movimentos sociais e em ONGs assumiu papel relevante na sociedade, desde o período de lutas pela redemocratização dos países latino-americanos. Contudo, é importante destacar que a participação da sociedade civil por mais intensa e qualificada que seja, não substitui os mecanismos accountability horizontal. Em relação aos Conselhos Municipais de Alimentação Escolar, objeto de estudo deste trabalho, é possível destacar como fatores críticos para sua efetividade a representatividade do Estado e da sociedade civil no interior do conselho e a partilha efetiva de poder entre Estado e sociedade civil.


Palavras-chave


controle público, accountability horizontal, accountability social, Conselho de Alimentação Escolar

Texto completo:

PDF

Referências


AVRITZER, A. e PEREIRA, M. L. D. Democracia, participação e instituições híbridas. In: Teoria e Sociedade. Belo Horizonte. Número Especial, 2005.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei Nº 11.947, 16 de junho de 2009.

DAGNINO, E. (org.). Sociedade civil e Espaços Públicos no Brasil. São Paulo: Ed. Paz e Terra, 2002.

DAHL, Robert. Poliarquia. São Paulo: Edusp. 1997.

FARIA, Claudia Feres. Os determinantes da efetividade democrática da participação social. Texto escrito para a disciplina Democracia Políticas públicas e participação. Mimeo, 2008.

O’DONNELL, Guillermo. Accountability Horizontal e novas Poliarquias. In: Lua Nova, n. 44. São Paulo, 1998.

PERUZZOTTI, Enrique. A política de accountability social na América Latina. Buenos Aires, 2002.

SERAFIM, Lizandra.. Controle Social: que caminhos? In: Observatório de Direitos do Cidadão/Equipe de Participação Cidadã. São Paulo: Instituto Polis, 2008.

TEIXEIRA, Ana Cláudia e TATAGIBA, Luciana. 2008. Dinâmicas participativas institucionalizadas e produção das políticas públicas. In: 6º Encontro da ABCP. Unicamp: Campinas, 2008.

WEIS, Bruno; ABRAHÃO, Nuria; BELIK, Walter. Gestão Eficiente da Merenda Escolar. 3 ed. São Paulo : Ação Fome Zero, 2007.


Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia