Alinhamento Entre Estratégia e Competência: um estudo teórico-empírico em uma empresa de serviços de interesse público

Luciano Munck

Resumo


Este artigo se propõe a analisar e discutir teórica e empiricamente as implicações do alinhamento, ou não, da estratégia empresarial às competências em uma empresa do setor privado que realiza serviços de interesse público sob concessão pública. O estudo guiou-se pelas premissas da pesquisa qualitativa e do estudo de caso. Coletaram-se dados por meio da pesquisa documental e entrevista em profundidade aplicada aos públicos envolvidos: gestores e funcionários-chave. O tratamento e a análise dos dados deram-se por meio da análise de conteúdo, especificamente pela narrativa temática. Percebeu-se que o alinhamento entre estratégia e competências possui alto potencial para orientar e proporcionar sentido e consistência às ações organizacionais, mas sua prática ainda está consideravelmente distante da realidade das organizações, principalmente públicas. Percebeu-se também que competências desarticuladas da estratégia perdem seu efeito diferencial na organização. Além disso, somente um vislumbre da orientação estratégica não é suficiente para que as competências sejam mobilizadas e integradas no sentido do alcance dos objetivos propostos. Algo identificado como essencial em tempos de recursos escassos.

Palavras-chave


competências; estratégia e alinhamento estratégico

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