Consumo Consciente: o papel contributivo da educação

Minelle Enéas da Silva, Carla Regina Pasa Gómez

Resumo


Continuamente percebe-se, como resultado das ações humanas, o reflexo social que a construção educacional gera para com o desenvolvimento da sociedade. Visando redirecionar a visão coletiva para questões que não empregam apenas ações egocêntricas e hedônicas, discussões emergem no sentido de busca por um desenvolvimento sustentável, o qual apregoa a busca pela harmonização entre a equidade social, a eficiência econômica e o equilíbrio ambiental. Com padrões de consumo e estilos de vida incompatíveis com essa nova realidade, resultantes das atuais ações humanas, a sociedade deve despertar para a necessidade de mudança. Neste contexto, surge o conceito de consumo consciente como uma nova perspectiva para a prática de consumo, voltada para o indivíduo, na busca pelo alcance da sustentabilidade mundial, esta prática podendo ser estimulada por ações desenvolvidas nas diversas áreas de atuação dos atores sociais envolvidos com a busca pelo desenvolvimento sustentável. A partir dessas considerações, ao entender que a população necessita reconhecer a existência de uma perspectiva de consumo mais alinhada com os princípios do desenvolvimento sustentável, o objetivo do presente estudo é discutir como a prática educacional, por meio da educação ambiental, pode auxiliar para uma nova visão individual junto às questões do consumo consciente, ao apresentar pelo relacionamento de constructos complexos, aspectos relevantes para uma maior prática educacional rumo ao desenvolvimento sustentável. 


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