SANDÁLIAS NO PÉ E HAVAIANAS NO CORAÇÃO: A EXPERIÊNCIA COM A MARCA E SUA INFLUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO DE LEALDADE

Eduardo Roque Mangini, João Gabriel Carmelino Silva

Resumo


O caminho para conquistar a lealdade do consumidor deve ter como meta assegurar a sua satisfação, que pode ser atingida com a geração de valor superior para o cliente, dessa forma é possível torná-lo leal à marca. A experiência com a marca pode ser avaliada em termos sensoriais, emocionais, pensamentos e ações que influenciam na formação da lealdade à marca. O objetivo deste trabalho consiste em examinar a influência da experiência com marcas no processo de desenvolvimento da satisfação, confiança e lealdade com a marca. As análises estatísticas foram realizadas utilizando a modelagem de equações estruturais (MME). O objeto de análise foram as Sandálias Havaianas e o tamanho mínimo de 87 respondentes foi determinado pelo software G-Power. A amostra de natureza não probabilística foi de 225 respondentes. Com os devidos ajustes no modelo de mensuração e com a adoção de 5000 reamostragens no procedimento de boostrapping, todas as hipóteses foram suportadas a 0,1%. O resultado comprova a relação positiva entre a experiência com a marca e a formação da satisfação. Ainda na perspectiva da experiência com a marca como preditor, foi avaliado a formação da confiança. A experiência com a marca ainda tem relação com o constructo lealdade à marca Por meio da constatação das hipóteses e análises de resultados, pode-se concluir que a satisfação do consumidor, por meio de experiências positivas, é um elemento crucial para se conseguir a lealdade dele. Portanto, a contribuição reside na demonstração da relação da experiência com a marca e o comportamento do consumidor.


Palavras-chave


Marca. Satisfação. Confiança. Lealdade.

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