A FAMA PÕE MESA? A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS NO SETOR DE RESTAURANTES NO “NOVO NORMAL”

Letícia Moreira de Andrade Moraes, Janayna Souto Leal, Laura Maria Aguiar Costa, Wallysson Klebson de Medeiros Silva, Wanderberg Alves Brandao

Resumo


Além de preocupações com a saúde pública, a COVID-19 trouxe vários desafios para as atividades econômicas. As atividades pautadas pelo contato direto com os consumidores foram temporariamente interrompidas, havendo necessariamente uma adaptação por meio de estratégias para garantir a continuidade da oferta de serviços em diversos setores, entre eles, o de restaurantes, no que vem sendo conhecido como o “novo normal". Este estudo tem como objetivo compreender como o setor de restaurantes vem adequando a prestação de serviços no contexto pandêmico da COVID-19 na cidade de João Pessoa – PB. A pesquisa adotou a abordagem qualitativa em um estudo de múltiplos casos. A técnica de coleta de dados empregada foi a de entrevistas estruturadas e semiestruturadas aplicadas a 10 gestores de restaurantes da cidade de João Pessoa - PB. Este número foi determinado devido à saturação natural dos dados apresentados. O método analítico utilizado foi o da análise de conteúdo. Os resultados demonstraram a necessidade de adaptar-se ao “novo normal”, através da inovação e da reinvenção, procurando transparecer, sobretudo, credibilidade e confiança aos clientes na prestação de serviços. Contudo, algumas dificuldades encontradas residem majoritariamente na preparação do alimento e das refeições, assim como na mão de obra utilizada para essa preparação, o que demanda uma preocupação especial para manter um padrão de excelência para estes itens e para os atributos considerados de alto valor pelo cliente no contexto pandêmico.


Palavras-chave


Gestão de serviços; Covid-19; Restaurantes

Texto completo:

PDF

Referências


AKRAMOVICH, I. M.; MURATOVNA, N. N. Importance of Peculiarities of Services in Management of Enterprises. Asian Journal of Technology & Management Research, v. 9, n. 1, 2019.

ANGNES, D. L.; MOYANO, C. A. M. Atributos de escolha em serviços de restaurantes: Um estudo exploratório. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, v. 7, n. 2, p. 317-336, Mai/Ago, 2013.

ASSARROUDI, A. et al. Directed qualitative content analysis: the description and elaboration of its underpinning methods and data analysis process. Journal of Research in Nursing, v. 23, n. 1, p. 42-55, 2018.

BANDERÓ, F. A.; SILVA, R. C.; CASTRO PADILHA FILHO, M. R., OLIVEIRA, P. S. G.; ALVES, C. A. A relação entre liderança e o engajamento dos profissionais no segmento de serviços de alimentação em Bares e Restaurantes (foodservice). Revista de Gestão e Projetos, v. 12, n. 3, p. 121-142, 2021.

BARTIK, Alexander W. et al. How are small businesses adjusting to COVID-19? Early evidence from a survey. National Bureau of Economic Research, 2020.

BOTELHO, L. V.; CARDOSO, L. O.; CANELLA, D. S.. COVID-19 e ambiente alimentar digital no Brasil: reflexões sobre a influência da pandemia no uso de aplicativos de delivery de comida. Cadernos de Saúde Pública, v. 36, 2020.

BREWER, P.; SEBBY, A. G. The effect of online restaurant menus on consumers’ purchase intentions during the COVID-19 pandemic. International Journal of Hospitality Management, v. 94, p. 1-9, 2021.

COELHO, M. F.; MAYER, V. F. Gestão de serviços Pós-Covid: O que se pode aprender com o setor de turismo e viagens? Revista Eletrônica Gestão & Sociedade v. 14, n. 39, p. 3698-3706, 2020.

COSTA, M. L.; FREIRE, M. R.; KIPERSTOK, A. Strategies for thermal comfort in university buildings-The case of the faculty of architecture at the Federal University of Bahia, Brazil. Journal of environmental management, v. 239, p. 114-123, 2019.

GRÖNROOS, C. Service Productivity. In: Park-Dahlgaard, S.M. (ed.), Encyclopedia in Quality and the Service Economy. New York: Sage, 2015.

GUIMARÃES JR, D. S; NASCIMENTO, A. M.; SANTOS, L. O. C.; RODRIGUES, G. P. A. Efeitos da Pandemia do COVID-19 na Transformação Digital de Pequenos Negócios. Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada, v. 5, n. 4, p. 1-10, 2020.

GURSOY, D.; CHI, C. G. Effects of COVID-19 pandemic on hospitality industry: Review of the current situations and a research agenda. Journal of Hospitality Marketing & Management, v. 29, p. 527-529, 2020.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2017-2018. Rio de Janeiro, 2019. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101670.pdf. Acesso em: 15 jul. 2021.

JANI, D.; HAN, H. Investigating the key factors affecting behavioral intentions: Evidence from a full‐service restaurant setting. International Journal of Contemporary Hospitality Management, v. 23, p. 1000-1018, 2011.

KAUPPINEN-RÄISÄNEN, H.; GRÖNROOS, C. Are service marketing models really used in modern practice?. Journal of Service Management, v. 26, p. 346-371, 2015.

KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. 15. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2014.

KUMAR, P.; PANDIT, A.; SAXENA, C. Impact of Demographic Factors on Service Marketing Triangle Activities. Journal of critical reviews, v. 7, n. 16, p. 1-9, 2020.

LINASSI, R.; ALBERTON, A.; MARINHO, S. V. Menu engineering and activity-based costing: an improved method of menu planning. International Journal of Contemporary Hospitality Management, v. 28, n. 7, p. 1417-1440, 2016.

LOVELOCK, C.; GUMMESSON, E. Whither services marketing? In search of a new paradigm and fresh perspectives. Journal of service research, v. 7, n. 1, p. 20-41, 2004.

LIU, P.; TSE, E. C. Exploring factors on customers’ restaurant choice: an analysis of restaurant attributes. British Food Journal, v. 120, p. 2289-2303, 2018.

MAGALHÃES, G.; CARDOSO, L. C. B. Efeitos Econômicos e Distributivos da pandemia de Coronavírus no Brasil. Revista de Economia e Agronegócio, v. 18, n. 1, p. 1-12, 2020.

MASON, A.; NARCUM, J.; MASON, K. Changes in consumer decision-making resulting from the COVID-19 pandemic. Journal of Customer Behaviour, v. 19, n. 4, p. 299-321, 2020.

MEDEIROS, E. A; VARELA, S. B. L; NUNES, J. B. C. Abordagem Qualitativa: Estudo na pós-graduação em educação da Universidade Estadual do Ceará (2004 – 2014). HOLOS, v. 2, 2017.

MEDEIROS, M. L.; MASCARENHAS, R. G. T. Comportamento do Consumidor Durante a Pandemia de COVID-19. Management in Perspective, v. 2, n. 1, p. 4-36, 2021.

NAKADA, L. Y. K.; URBAN, R. C. COVID-19 pandemic: Impacts on the air quality during the partial lockdown in São Paulo state, Brazil. Science of the Total Environment, v. 730, p. 139087, 2020.

NASCIMENTO, L. C. N. et al. Saturação teórica em pesquisa qualitativa: relato de experiência na entrevista com escolares. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 71, n. 1, jan./fev, 2017.

OLIVEIRA, T. D.; TOSTA, L. V. O “Novo Normal” e a qualidade de vida do trabalhador: uma análise das mudanças em decorrência da COVID-19. Revista GETS, Sete Lagoas, v. 3, p. 3-19, 2020.

OLIVEIRA, W. K. et al. Como o Brasil pode deter a COVID-19. Epidemiol. Serv. Saúde, v. 29, n. 2 Brasília, 2020.

OTHMAN, B. et al. The effects on service value and customer retention by integrating after sale service into the traditional marketing mix model of clothing store brands in China. Environmental Technology & Innovation, p. 101784, 2021.

RANTA, V.; AARIKKA-STENROOS, L.; VÄISÄNEN, J. M. Digital technologies catalyzing business model innovation for circular economy—Multiple case study. Resources, Conservation and Recycling, v. 164, p. 105-155, 2021.

ROSA, G. S. et al. Da gestão da inovação ao design de serviços: articulações e conexões. Brazilian Journal of Development, v. 5, n. 11, p. 24415-24438, 2019.

RODRIGUES, F. L. S. et al. Análise da tendência do serviço de delivery e como um plano de negócios pode colaborar em sua praticidade. Revista Interdisciplinar Pensamento Científico, v. 5, n. 4, 2019.

SEKELY, A.; TAYLOR, G. J.; BAGBY, R. Michael. Developing a short version of the Toronto Structured Interview for Alexithymia using item response theory. Psychiatry Research, v. 266, p. 218-227, 2018.

SILVA, M. B. O.; MOREIRA, M. C. S.; SOUZA, A. G. R.; ARRUDA, D. O.; MARIANI, M. A. P. Gastronomia no TripAdvisor: O que os Turistas Comentam sobre os Restaurantes de Bonito - MS?. Revista Rosa dos Ventos – Turismo e Hospitalidade, v. 11, n. 4, p. 875-892, out-dez, 2019.

SORIANO, D. R. Customers’ expectations factors in restaurants: The situation in Spain. International Journal of Quality & Reliability Management, v. 19, p. 1055-1067, 2002.

STEWART, S. et al. Service Products and Brand Determination Strategy. Journal Dimensie Management and Public Sector, v. 1, n. 1, p. 11-16, 2020.

VARGO, S. L.; LUSH, R. F. Evolving a services dominant logic. Journal of marketing, v. 68, n. 1, p. 1-17, 2004.

VINHAS, V. Q.; LOPES, A. L. S. V. Stay at home, Casa Porto delivers: Humanized entrepreneurship during pandemic. Revista de Administração Contemporânea, v. 25, 2021.

YIN, B.; LI, Y. J.; SINGH, S. Coins are cold and cards are caring: the effect of pregiving incentives on charity perceptions, relationship norms, and donation behavior. Journal of Marketing, v. 84, n. 6, p. 57-73, 2020.

YANG, Y.; LIU, H.; CHEN, X. COVID-19 and restaurant demand: early effects of the pandemic and stay-at-home orders. International Journal of Contemporary Hospitality Management, v. 32, n. 12, p. 1-26, 2020.


Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia