ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE O TELETRABALHO NO SERVIÇO PÚBLICO EM ÂMBITO NACIONAL

Priscila Silva Ximenes Machado, Dimitri Augusto da Cunha Toledo

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo analisar as produções científicas advindas de teses, dissertações e artigos publicados em periódicos relacionados ao teletrabalho no serviço público. Para tanto, utilizou-se o método do estudo bibliométrico, o qual foi desenvolvido através da coleta, registro e análise de dados constantes dos portais de busca da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, do Catálogo de Teses e Dissertações e do portal de periódicos da CAPES, da Rede SciELO  e da biblioteca eletrônica SPELL. Os resultados apontaram que toda a produção acadêmica sobre o tema foi realizada em dissertações de mestrado, entre os anos de 2008 e 2020, sendo a maior parte em 2017, com quatro dissertações, não sendo encontradas teses sobre o assunto. No que tange aos artigos em periódicos, verificou-se uma maior produção científica nos anos de 2017, 2018 e 2020 (seis artigos), sendo quatro produções somente neste último ano. A produção científica voltou-se prioritariamente para temas como a implantação do teletrabalho, seguida da temática relativa a possíveis vantagens e desvantagens. Também foi observada a existência de trabalhos envolvendo temas específicos, como a avaliação de desempenho. O presente estudo contribui no sentido de uma revisão sistemática sobre os aspectos mais abordados na temática do teletrabalho no serviço público, servindo, ainda, para destacar a inovação do tema e a pouca produção científica em nível nacional. Em tempos de pandemia e isolamento social, o emprego do teletrabalho e o estudo dessa modalidade de trabalho ainda se mostra mais relevante.

Palavras-chave


Teletrabalho; Trabalho remoto; Serviço público; Análise bibliométrica

Texto completo:

PDF

Referências


ANTUNES, Evelise; FISCHER, Frida Maria. A justiça não pode parar?! Os impactos da COVID-19 na trajetória da política de teletrabalho do Judiciário Federal. Revista Brasileira Saúde Ocupacional. 45 e38 2020.

ARTHUR, Charles. Yahoo chief bans working from home. 2013. Disponível em: . Acesso em: 22 out. 2019.

BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESES E DISSERTAÇÕES (BDTD). IBICT. Brasília. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/. Acesso em 30 set. 2020.

BRASIL. Câmara dos Deputados. Projeto de Lei PL 2723/2015. Acrescenta o §3º ao art. 19 da Lei 8.112, de 11 de dezembro de 1990, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis d União, das autarquias e das fundações públicas federais, para autorizar a implantação do sistema de escritório remoto (“home office”) no serviço público. Disponível em: . Acesso em 22 out. 2019.

CARNEVAL, Patrícia Paranhos de Oliveira. Teletrabalho na Administração Pública: Desenvolvimento de Método de Identificação de Tarefas Teletrabalháveis. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional de Sistemas de Gestão) – Escola de Engenharia, Universidade Federal Fluminense, Niteroi, 2008.

CATÁLOGO DE TESES E DISSERTAÇÕES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Brasília. Disponível em: https://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses/#!/. Acesso em 30 set. 2020.

CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA (CNJ). Resolução 227, de 15 de junho de 2016. Regulamenta o teletrabalho no âmbito do Poder Judiciário e dá outras providências. Disponível em: https://atos.cnj.jus.br/atos/detalhar/atos-normativos?documento=2295. Acesso em: 22 out. 2019.

Corrales-López, C.M., Bonilla-González, I.J, y Millán-Rojas, E.E. Estrategia basada en Teletrabajo para contribuir a la inclusión socio-laboral de los internos preliberados de la penitenciaria las Heliconias. Revista Científica, 29 (2), 2017.

DALLOUL, Samara Yasser Yassine. Teletrabalho no Serviço Público e a (i)legalidade da exigência de acréscimo de produtividade. Contéudo Jurídico. Brasília- DF: 24 out. 2020. Disponível em: https://conteudojuridico.com.br/consulta/Artigos/51474/

teletrabalho-no-servico-publico-e-a-i-legalidade-da-exigencia-de-acrescimo-de-produtividade. Acesso em: 24 out. 2020.

FREITAS, S. R. Teletrabalho na administração pública federal: uma análise do potencial de implantação na diretoria de marcas do INPI. 2008. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2008.

GUERRA, Mria Helena Tavares da Silva et al. Teletrabalho Estruturado na Administração Pública: A Experiência do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região. Revista de Administração, Sociedade e Inovação. V. 6, n. 3, 2020.

HAYASHI, M. C. P. I. H. Análise bibliométrica: leituras teóricas, procedimentos metodológicos e protocolo de coleta de dados. São Carlos, 2014. (mimeo).

HAZAN, Bruno Ferraz; MORATO, Amanda Duarte Pereira. Teletrabalho no Direito Brasileiro: Fundamentos, Perspectivas e Alterações Promovidas pela Reforma Trabalhista. Lex Humana, Petrópolis, v. 10, n. 1, p. 01-23, 2018.

HERINGER, Valério Soares. Proposta de roteiro estratégico para implantação de teletrabalho em organizações públicas: um estudo de caso no Ministério Público do Trabalho. 2017. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública) – Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas, Universidade federal do Espírito Santo, Vitória, 2017.

LEPLETIER, Evandro; CRUZ, Lucineide. Gestão do Teletrabalho (home office) no Brasil: casos do SERPRO e TCU e métodos para a implantação. Brasília: Fácil Editora, 2018.

LIMA, Jacob Carlos; OLIVEIRA, Daniela Ribeiro de. Trabalhadores Digitais: as novas ocupações no Trabalho Informacional. Revista Sociedade e Estado. vol. 32. n. 1. 2016.

LIMA, Mauro Saraiva Barros. O teletrabalho no poder judiciário brasileiro: ganhos para tribunais e sociedade? As experiências de Santa Catarina e Amazonas. 2018. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) – Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas – Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2018.

MARCON, Gabriela Almeida. Avaliação multicritério de desempenho do setor público: uma proposta para apoiar a gestão do trabalho remoto em um órgão público. 2017. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade do Sul de Santa Catarina, 2017.

MENENDEZ, Nicolás Diana. Virtual mas Real. Análise de uma experiência de organizado sindical de trabalhadores em ambientes virtuais. Trabayo y Sociedad. vol.21 no.34 Santiago del Estero jun. 2020.

MESSENGER, Jon; ADDATI, Laura. The strong case for

working remotely. 2013. Disponível em: < https://www.ilo.org/global/about-the-ilo/newsroom/news/WCMS_208067/lang--en/index.htm>. Acesso em: 23 out. 2019.

NEVES, André de Araújo. Rotatividade de pessoal no poder judiciário do estado de Rondônia, Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) – Núcleo de Ciências Sociais Aplicadas, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2017.

NOGUEIRA FILHO, José de Albuquerque et al. O teletrabalho como indutor de

aumentos de produtividade e da racionalização de custos: uma aplicação empírica no Ministério da Justiça e Segurança Pública. Revista do Serviço Público. Brasília, 71 (2), 2020.

OLIVEIRA, Míriam Aparecida Mesquita. Teletrabalho e atitudes frente à mudança: estudo multicasos no setor público brasileiro. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública) – Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, Universidade de Brasília, Brasília, 2019.

PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO (PNUD). Relatório do desenvolvimento humano 2015: o trabalho como motor do desenvolvimento humano. Nova York, 2015. Disponível em: . Acesso em: 19 out.2019.

ROCHA, Cháris Telles Martins da; AMADOR, Fernanda Spanier. O Teletrabalho: conceituação e questões para análise. Cad. EBAPE.BR, v. 16, nº 1, Rio de Janeiro, Jan./Mar. 2018. pp. 152-162.

SERPRO. Superintendência de Gestão de Pessoas. Resposta ao Serviço de Informação ao Cidadão. 18 dez. 2020.

SOUZA, Virgílio de Oliveira. O sistema de comunicação digital (SICODI) como instrumento para efetivação do teletrabalho na fiscalização a cargo do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro. 2008. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) – Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas – Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2008.

SPRITZER, Tiago Almeida. Uma análise empírico-exploratória acerca do impacto do teletrabalho na carreira do teletrabalhador. 2008. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) – Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2008.

TREMBLAY, Diane-Gabrielle. Organização e Satisfação no Contexto do Teletrabalho. Revista de Administração de Empresa. São Paulo, v. 42, n. 3, jul./set. 2002.

WOLF, Simone. O “teletrabalho informacional” e a reificação da informação sob os novos paradigmas organizacionais. In. Infoproletários: degradação real do trabalho virtual. São Paulo: Boitempo, 2009, pp. 89-112.


Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia