CRIAÇÃO DE VALOR EM UMA COMUNIDADE DE PRÁTICA VIRTUAL: UM ESTUDO DE CASO EM UM GRUPO DE USUÁRIOS DE ERP

Rafael Giovanella, Fabiano Larentis, Vilmar Antonio Gonçalves Tondolo, Claudia Simone Antonello, Ana Cristina Fachinelli

Resumo


Neste estudo analisou-se a criação de valor em uma comunidade de prática virtual, tendo como campo de estudo grupo de usuários de ERP de empresa com abrangência nacional. Como método de pesquisa, desenvolveu-se um estudo de caso único, com entrevistas em profundidade com abordagem semiestruturada, análise de documentos e observação participante. Como resultados identificou-se inicialmente a preponderância da aprendizagem informal, tanto no fórum on-line como nas reuniões presenciais, sendo complementada pela aprendizagem formal, reforçando as características de uma CopV. A coordenação do grupo tem sido essencial para conduzir e organizar o grupo, e os integrantes resolvem problemas e compartilham experiências e informações aprendendo diariamente e continuamente, criando valor nas práticas de trabalho diárias nas organizações que fazem parte, através de uma maior agilidade e assertividade na solução de problemas, fortalecimento do networking e contribuições para inovações.


Palavras-chave


Comunidade de Prática; Comunidade de Prática Virtual; Tecnologia da Informação e da Comunicação; Criação de Valor

Texto completo:

PDF

Referências


ANTONACCI, G. et al. It is rotating leaders who build the swarm: social network determinants of growth for healthcare virtual communities of practice. Journal of Knowledge Management, v. 21, n. 5, p. 1218-1239, 2017.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 3.ed. Lisboa: Edições 70, 2004.

BARTOLACCI, C. et al. Ba virtual and inter-organizational evolution: a case study from a EU research project. Journal of Knowledge Management, v. 20, n. 4, p. 793-811, 2016.

BOURHIS, A.; DUBÉ, L. ‘Structuring spontaneity’: investigating the impact of management practices on the success of virtual communities of practice. Journal of Information Science, v. 36, n. 2, p. 175-193, 2010.

BROWN, J, S.; DUGUID, P. Organizational learning and communities-of-practice: toward a unified view of working, learning, and innovation. Organization Science, v. 2, n. 1, Special Issue, p. 40-57, 1991.

CHRISTOPOULOS, T. P.; DINIZ, E. H. Sustentação das comunidades virtuais de aprendizagem e de prática. Revista Organizações em Contexto, v. 4, n. 8, p. 74-99, 2008.

COX, A. What are communities of practice? A comparative review of four seminal works. Journal of Information Science, v.31, 6, p. 527–540, 2005.

DE LAAT, M.; SCHREURS, B. Visualizing informal professional development networks: Building a case for learning analytics in the workplace. American Behavioral Scientist, v. 57, n. 10, p. 1421-1438, 2013.

FARNSWORTH, V.; KLEANTHOUS, I.; WENGER-TRAYNER, E. Communities of practice as a social theory of learning: A conversation with Etienne Wenger. British Journal of Educational Studies, v. 64, n. 2, p. 139-160, 2016.

GHERARDI, S. Introduction: the critical power of the 'practice lens'. Management Learning, v. 40, n. 2, p. 115-128, 2009.

GRAY, D. E.; GABRIEL, Y. A community of practice or a working psychological group? Group dynamics in core and peripheral community participation. Management Learning, v. 49, n. 4, p. 395-412, 2018.

GUIMARÃES, T. B. C.; GONÇALVES, L. C.; VALE, G. M. V. De comunidade de prática a rede de práticas: um estudo da evolução de uma comunidade startups da cidade de Belo Horizonte. Cadernos EBAPE.BR, v. 16, n. 4, p. 761-773, 2018.

HAAS, A. et al. Afraid of engagement? Towards an understanding of engagement in virtual communities of practice. Knowledge Management Research & Practice, p. 1-12, 2020.

HIDALGO, G.; KLEIN, A. Comunidades de prática como meio de desenvolvimento profissional de grupos em situação de vulnerabilidade social. REAd. Revista Eletrônica de Administração, v. 23, n. spe., p. 93-125, 2017.

HO, L.; KUO, T. How system quality and incentive affect knowledge sharing. Industrial Management & Data Systems, v. 113, n. 7, p. 1048-1063, 2013.

IPIRANGA, A. S. R. et al. Aprendizagem como ato de participação: a história de uma comunidade de prática. Cadernos Ebape, v. 3, n. 4, p. 01-17, 2005.

LAVE, J.; WENGER, E. Situated Learning: Legitimate Peripheral Participation. Cambridge: Cambridge University Press. 1991.

LEE, G.; SUZUKI, A. Motivation for information exchange in a virtual community of practice: Evidence from a Facebook group for shrimp farmers. World Development, v. 125, p. 104698, 2020.

MCLOUGHLIN, C. et al. The use of virtual communities of practice to improve interprofessional collaboration and education: findings from an integrated review. Journal of Interprofessional Care, v. 32, n. 2, p. 136-142, 2018.

MENDES, L.; URBINA, L. M. S. Análise sobre a produção acadêmica brasileira em comunidades de prática. Revista de Administração Contemporânea, v.19, n.3, p.305-327, 2015

MURILLO, E. Searching Usenet for virtual Communities of Practice: using mixed methods to identify the constructs of Wenger's theory. Information Research, v. 13, n. 4, 2008.

MURILLO, E. Communities of practice in the business and organization studies literature. Information Research, v. 16, n. 1, 2011.

NICOLINI, A. M. Podem Indivíduos e Suas Práticas Promoverem Aprendizagem Social? Teoria e Prática em Administração, v. 3, n. 1, p. 19-38, 2013.

PEÑARROJA, V. et al. The influence of organisational facilitating conditions and technology acceptance factors on the effectiveness of virtual communities of practice. Behaviour & Information Technology, p. 1-13, 2019.

RENNSTAM, J.; KÄRREMAN, D. Understanding control in communities of practice: Constructive disobedience in a high-tech firm. Human Relations, p. 1-27, 2019.

RODMAN, L. et al. Knowledge sharing and virtual community of practice potential in the us coast guard's afloat community: A qualitative case study. Quarterly Review of Distance Education, v. 21, n. 2, p. 49-82, 2020.

SCHOFIELD, K. et al. Competitive communities of practice, knowledge sharing, and Machiavellian participation: a case study. International Journal of Training and Development, v. 22, n. 3, p. 210-221, 2018.

SILVA, R. F.; GIMENES, I.; MALDONADO, J. C. The challenge of evaluating virtual communities of practice: A systematic mapping study. Interdisciplinary Journal of Information, Knowledge & Management, v. 15, p. 39-64, 2020.

WANG, J. et al. Motivation factors of knowledge collaboration in virtual communities of practice: a perspective from system dynamics. Journal of Knowledge Management, v. 23, n. 3, p. 466-488, 2019.

WENGER, E. C. Communities of practice: learning, meaning and identity. Cambridge: University Press, 1998.

WENGER, E., TRAYNER, B., DE LAAT, M.; Promoting and assessing value creation in communities and networks: a conceptual framework. Ruud de Moor Centrum: Open University of the Netherlands, 2011.

WILBERT, J. K. W. et al. O Uso de Comunidades de Prática Virtuais (VCoPs) para Fins de Inovação segundo Percepção de seus Membros. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, v. 7, n. 1, p. 109-125, 2017.

WILBERT, J. K. W.; DANDOLINI, G. A.; STEIL, A. V. et al. Transformações Conceituais de Comunidades de Prática: Da Aprendizagem Situada à Gestão Organizacional. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, v. 8, n. especial, p. 102-117, 2018.

YIN, R. K. Estudo de Caso: planejamento e método. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.


Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia