ESTUDOS BASEADOS NA PRÁTICA (EBP): UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

Camila Pagani

Resumo


A epistemologia da prática nos estudos organizacionais atribui uma nova perspectiva aos estudos sobre aprendizagem. Estudos Baseados na Prática (EBP) formam um corpo de pesquisas relativamente recente que contribuem para o entendimento da aprendizagem para além dos pressupostos racionalista, positivista e cognitivista. Este trabalho propõe uma revisão de literatura a partir de autores seminais, buscando identificar o estado da arte sobre o tema. Foi realizada uma pesquisa criteriosa e padronizada nas bases de dados Ebsco, Scopus e Web of Science, analisando os principais periódicos e autores, bem como os principais temas abordados. Além da diversidade de termos (rótulos) utilizados, é possível observar uma lacuna sobre EBP nas ciências sociais aplicadas, especialmente nos estudos organizacionais, que incluam uma perspectiva sociológica e de interrelações. A contemporaneidade dos trabalhos está não apenas nos períodos de publicação, em sua maioria nos últimos cinco anos, mas também nas discussões apresentadas.

 


Palavras-chave


EBP. Aprendizagem. Prática. Revisão Sistemática

Texto completo:

PDF

Referências


ANTONELLO, C. S.; GODOY, A. S. Uma agenda brasileira para os estudos em aprendizagem organizacional. RAE, São Paulo, v. 49, n. 3, p. 266-281, jul./set 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-75902009000300003

BISPO, M. D. S. Aprendizagem Organizacional baseada no conceito de prática: contribuições de Silvia Gherardi. RAM - Rev. Adm. Mackenzie, São Paulo, v. 14, n. 6, p. 132-161, nov/dez 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-69712013000600007

BISPO, M. D. S. Methodological reflections on practice-based research in organization studies. BAR - Brazilian Administration Review, v. 12, n. 3, p. 309-323, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/1807-7692bar2015150026

BISPO, M. D. S. Silvia Gherardi’s influence on practice-based studies and organizational. Qualitative Research in Organizations and Management, v. 15, n. 4, p. 561-565, 2020. DOI: https://doi.org/10.1108/QROM-11-2019-1857

BISPO, M. D. S.; GHERARDI, S. Flesh-and-blood knowing: Interpreting qualitative data through embodied practice-based research. RAUSP Management Journal, v. 54, n. 4, p. 371-383, 2019. ISSN 2531-0488. DOI: http://dx.doi.org/10.1108/rausp-04-2019-0066

BISPO, M. D. S.; SOARES, L. C.; CAVALCANTE, E. D. C. Panorama dos Estudos Sobre “Prática” no Brasil: Uma Análise da Produção. XXXVIII Encontro da ANPAD - ENANPAD. Rio de Janeiro: [s.n.]. 2014.

BLACKMORE, C. Social Learning Systems and Communities of Practice. United Kingdom: Springer, 2010.

CHATEAURAYNAUD, F. A captura como expriência: Investigações pragmáticas e teorias do poder. Revista Barsileira de Ciências Sociais - RBCS, v. 32, n. 95, 2017. DOI: 10.17666/329504/2017

COOK, S. D. N.; BROWN, J. S. Bridging Epistemologies: The Generative Dance Between Organizational Knowledge and Organizational Knowing. Organization Science, v. 10, n. 4, p. 381-400, 1999. DOI: https://doi.org/10.1287/orsc.10.4.381

CORRADI, G.; GHERARDI, S.; VERZELLONI, L. Through the practice lens: Where is the bandwagon of practice-based studies heading? Management Learning, v. 4, n. 3, p. 265–283, 2010. DOI: https://doi.org/10.1177/1350507609356938

DAVEL, E. Primeiro momento: Sobre a prática. In: GHERARDI, S.; STRATI, A. Administração e aprendizagem na prática. Rio de Janeiro: Elsevier, v. 1, 2014. Cap. Introdução, p. xiii-xvi.

DEWEY, J. O desenvolvimento do pragmatismo americano. Scientiae Studia, São Paulo , v. 5, n. 2, p. 227-243, Apr./June 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-31662007000200006

DURANTE, D. G. et al. Aprendizagem Organizacional na Abordagem dos Estudos Baseados na Prática: Revisão da Produção Científica. RAM, São Paulo, v. 20, n. 2, 2019. DOI:10.1590/1678-6971/eRAMG190131

FERENHOF, H. A.; FERNANDES, R. F. Desmistificando a revisão de literatura como base para redação científica: método SSF. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 21, n. 3, p. 550-563, ago./nov 2016.

GHERARDI, S. Introduction: The Critical Power of the ‘Practice Lens’. Management Learning, v. 40, n. 2, p. 115-128, 2009. DOI: https://doi.org/10.1177/1350507608101225

GHERARDI, S. Organizational knowledge: The texture of workplace learning. John Wiley & Sons, 2009.

GHERARDI, S. Conhecimento situado e ação situada: o que os estudos baseados em prática prometem?. In: Administração e aprendizagem na prática. Elsevier Editora Ltda., 2014. p. 3-17.

GHERARDI, S. How to conduct a Practice-Based Study: problems and methods. 2. ed. [S.l.]: Edward Elgar Publishing, 2019.

GHERARDI, S.; STRATI, A. Segundo momento: Sobre a prática na pesquisa organizacional. In: GHERARDI, S.; STRATI, A. Administração e aprendizagem na prática. Rio de Janeiro: Elsevier, v. 1, 2014. p. xvii-xxii.

HUGGINS, S. Practice-Based Learning in Higher Education. Library Trends, v. 66, n. 1, p. 1-12 , 2017. DOI:10.1353/lib.2017.0024.

KATILA, S. How to conduct a practice-based study: problems and methods. Gender Work Organiz, 2020. DOI: https://doi.org/10.1111/gwao.12438

LEMOS, L.; ALCADIPANI, R. Por uma Epistemologia das Práticas Organizacionais: A contribuição de Theodore Schatzki. O&S, Salvador, v. 22, n. 72, p. Jan./Mar, Jan./Mar 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/1984-9230724

NICOLINI, D.; GHERARDI, S.; YANOW, D. Knowing in organizations: a practice-based approach. Nova York: M. E. Sharpe, 2003.

NICOLINI, D. Practice theory, work, and organization: An introduction. OUP Oxford, 2012.

PASSOS, J. S. L.; BULGACOV, Y. L. M. Da Filosofia para os Estudos Organizacionais: o percurso ontológico de Schatzki na teoria da prática social. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 13, n. 1, 2019. DOI:10.12712/rpca.v13i1.27435

SCHATZKI, T. R. Introduction: practice theory. In: SCHATZKI, T.; CETINA, K. K.; SAVIGNY, E. V. The Practice Turn in Contemporary Theory. New York: Routledge, 2001. p. 10-23.

SCHATZKI, T. R. The site of the social: a philosophical account of the constitution of social life and change. [S.l.]: The Pennsylvania State University, 2002.

SCHATZKI, T. R. A primer on practices: Theory and research. In: Practice-based education. Brill Sense, 2012. p. 13-26.

SHOVE, E. How to conduct a practice-based study: problems and methods (second edition). Consumption Markets & Culture, 2020. DOI: https://doi.org/10.1080/10253866.2019.1700958

STRATI, A. Saber na prática: compreensão estética e conhecimento tácito. In: GHERARDI, S.; STRATI, A. Administração e aprendizagem na prática. Rio de Janeiro: Elsevier, v. 19-42, 2014.

VILAS-BOAS, O. T.; DAVEL, E. P. B.; DE SOUZA BISPO, M. Leadership as cultural practice. Revista de Administracao Mackenzie, 19, n. 1, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/1678-6971/eramg180076


Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia