CONSCIÊNCIA AMBIENTAL DE CONSUMIDORES E SUA DISPOSIÇÃO A PAGAR

Michele Raasch, João Henriques de Sousa Júnior, Rudimar Antunes da Rocha

Resumo


A consciência ambiental é um fator que deve ser conhecido pelas empresas para o desenvolvimento de produtos e serviços direcionados para o público tal. Outro fator que deve ser conhecido é a disposição a pagar por um valor maior por produtos considerados sustentáveis. A pergunta que surge é se consumidores ambientalmente conscientes estão dispostos a pagar a mais por produtos considerados sustentáveis. Com isso, o objetivo deste estudo é verificar a correlação entre a consciência ambiental e a disposição a pagar a mais por produtos com atributos sustentáveis. Neste intuito, o presente estudo utilizou-se de metodologia quantitativa. Sua amostra não-probabilística por conveniência foi composta por 224 respondentes de seis estados brasileiros, que responderam a um questionário on-line likert de seis pontos. Através das análises foi possível constatar a existência de correlação, ou seja, consumidores conscientes ambientalmente possuem maior probabilidade de pagar a mais por produtos sustentáveis. Verificou-se ainda que a disposição a pagar varia de acordo com o gênero do consumidor, e que a consciência ambiental varia de acordo com a idade do consumidor.

Palavras-chave


Consciência Ambiental; Disposição a Pagar; Marketing Ambiental.

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