Efeitos do Envolvimento, Expectativa e Estresse dos Nubentes na Compra dos Serviços de Cerimoniais

Denise Maria da Silva, Marconi Freitas da Costa

Resumo


Objetivo do estudo: Identificar os efeitos do Envolvimento, a Expectativa e o Estresse com o evento de celebração matrimonial sobre a intenção dos noivos em contratar o serviço de uma empresa de Cerimonial.

Metodologia: Descritiva, aplicada e de abordagem quantitativa. Nubentes residentes no Brasil responderam a survey online, com uma amostra total de 109 participantes. O instrumento formou-se de 17 itens, com avaliação em escala Likert de sete pontos por método de regressão linear múltipla.

Relevância: Verificou-se que um contexto de grande importância simbólica e complexidade de organização – como o evento matrimonial – pode provocar manifestações atípicas no comportamento do consumidor, sobretudo, quando o emocional é atingido. Assim, a investigação traz à luz novas condições de análise para o processo de compra de serviços.

Principais resultados: Constatou-se que alto envolvimento e alta expectativa têm influência positiva sobre a intenção de contratar o serviço de um cerimonial, mas um elevado enfrentamento de estresse não interfere na intenção de contratação do cerimonial. Concluindo-se que os efeitos destas variáveis são favoráveis ou neutros sobre a intenção de contratação do serviço. Isto é, os nubentes reconhecem a importância da assessoria profissional de um cerimonial e, em geral, não dispensam a possibilidade de contratar o referido serviço. 

Contribuições: Revelou que os construtos apreciados isoladamente não têm efeitos avessos à contratação do cerimonial, mas não prova que sejam favoráveis em condições emocionais somatizadas a algo externo ou em diferentes intensidades. Assim, agrega novas perspectivas aos eixos de gestão de marketing, serviços e eventos.


Palavras-chave


Envolvimento; Expectativa; Estresse; Cerimonial; Casamento.

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