ESPORTE DE ALTO RISCO: SUBCULTURA DE CONSUMO E AS PRÁTICAS QUE CONSTITUEM O HABITUS DOS PARAQUEDISTAS

Eline Gomes de Oliveira Zioli, Evelini Lauri Morri Garcia, Olga Maria Coutinho Pépece

Resumo


O objetivo deste estudo é analisar práticas constituintes do habitus que legitimam membros de distintos núcleos da subcultura de consumo do paraquedismo. Com embasamento teórico do habitus de Bourdieu e da subcultura de consumo, este estudo utiliza abordagem qualitativa com dados coletados em dezesseis entrevistas semiestruturadas e levantamento de reportagens sobre o tema, analisados mediante análise francesa do discurso. A análise mostrou que existem quatro hierarquias de consumo (turistas, aprendizes, instrutores e atletas) distribuídas entre dois núcleos (soft e hardcore). A construção do habitus dos membros ocorre paralelamente a ascensão dos níveis hierárquicos, inicialmente por meio de práticas relacionadas ao ethos e que posteriormente evoluem e expressam o eidos e a hexis necessários para estar em uma posição social distintiva. As relações entre membros do núcleo soft e entre estes e os membros do núcleo hardcore são marcadas por comportamentos altruístas enquanto as relações internas do núcleo hardcore são hedonistas. Isso permite reconhecer o papel transformador da subcultura de consumo nas identidades dos sujeitos, visto que, conforme os membros progridem na hierarquia subcultural, o consumo de experiências de risco concentra novas disposições duradouras e gera capital subcultural distintivo. 


Palavras-chave


Subcultura de Consumo; Habitus; Identidade; Paraquedismo

Texto completo:

PDF

Referências


BEVERLAND, Michael B.; FARRELLY, Francis; QUESTER, Pascale G. Authentic subcultural membership: Antecedents and consequences of authenticating acts and authoritative performances. Psychology & Marketing, v. 27, n. 7, p. 698-716, 2010.

BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: EDUSP; Porto Alegre: Zouk, 2007.

BOURDIEU, Pierre. Coisas ditas. São Paulo: Brasiliense, 2004.

BOURDIEU, Pierre. Economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2013.

BOURDIEU, Pierre. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Campinas: Papirus, 2011.

BURGH-WOODMAN, Helene; BRACE-GOVAN, Jan. We do not live to buy: Why subcultures are different from brand communities and the meaning for marketing discourse. International Journal of Sociology and Social Policy, v. 27, n. 5-6, p. 193-207, 2007.

CAHILL, Kevin M. The habitus, coping practices, and the search for the ground of action. Philosophy of the Social Sciences, v. 46, n. 5, p. 498-524, 2016.

CANNIFORD, Robin. A typology of consumption communities. Research in Consumer Behavior, v. 13, p. 57-75, 2011.

CELSI, Richard L.; ROSE, Randall L.; LEIGH, Thomas W. An exploration of high-risk leisure consumption through skydiving. Journal of Consumer Research, v. 20, n. 1, p. 1-23, 1993.

CHALMERS, Tandy D.; ARTHUR, Damien. Hard-core members’ of consumption-oriented subcultures enactment of identity: The sacred consumption of two subcultures. ACR North American Advances, 2008.

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE PARAQUEDISMO. Quantitativo, 2019. Disponível em: < https://www.cbpq.org.br/site/filiados/quantitativo>. Acesso em: 05 dez. 2017.

DECOTEAU, Claire Laurier. The reflexive habitus: Critical realist and Bourdieusian social action. European Journal of Social Theory, v. 19, n. 3, p. 303-321, 2016.

DIGUÊ, P. Empresários Voadores. Isto É, 2018. Disponível em: . Acesso em: 5 jan. 2018.

DONNELLY, Michele. Studying extreme sports: Beyond the core participants. Journal of Sport and Social Issues, v. 30, n. 2, p. 219-224, 2006.

FIORIN, José. L. Linguagem e ideologia. São Paulo: Ática, 2003.

GORDON, Ross; GURRIERI, Lauren; CHAPMAN, Michael. Broadening an understanding of problem gambling: The lifestyle consumption community of sports betting. Journal of Business Research, v. 68, n. 10, p. 2164-2172, 2015.

KEANE, Matthew; EASTMAN, Jacqueline K.; IYER, Rajesh. Predicting adventure seeking of young adults: The role of risk, innovativeness and status consumption. Sport Management Review, (in press), 2020.

KO, Yong Jae, et al. A hierarchical approach for predicting sport consumption behavior: A personality and needs perspective. Journal of Sport Management, v. 31, n. 3, p. 213-228, 2017.

KOCH, Eduardo Salgueiro; SAUERBRONN, João Felipe Rammelt. “To love beer above all things”: An analysis of Brazilian craft beer subculture of consumption. Journal of Food Products Marketing, v. 25, n. 1, p. 1-25, 2019.

LINDBERG, Frank; MOSSBERG, Lena. Competing orders of worth in extraordinary consumption community. Consumption Markets & Culture, v. 22, n. 2, p. 109-130, 2019.

MAFFESOLI, Michel. Notas sobre a pós-modernidade: o lugar faz o elo. Rio de Janeiro: Atlântica, 2004.

MCEWAN, Desmond, et al. Personality traits of high-risk sport participants: A meta-analysis. Journal of Research in Personality, v. 79, p. 83-93, 2019.

NÄRVÄNEN, Elina; KOIVISTO, Pauliina; KUUSELA, Hannu. Managing consumption communities. Journal of Strategic Marketing, v. 27, n. 5, p. 388-404, 2019.

REIS, L. Paraquedista profissional morre após se chocar com outro em Boituva (SP). Folha Uol, 2015. Disponível em: . Acesso em: 5 jan. 2018.

SARAIVA, Luiz. A. S. (2009). Mercantilização da cultura e dinâmica simbólica local: A indústria cultural em Itabira, Minas Gerais. 2009. 333 p. Tese (Doutorado em Administração) - Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração da Faculdade de Ciências Econômicas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.

SCHIELE, Kristen; VENKATESH, Alladi. Regaining control through reclamation: How consumption subcultures preserve meaning and group identity after commodification. Consumption Markets & Culture, v. 19, n. 5, p. 427-450, 2016.

SCHOUTEN, John W.; MCALEXANDER, James H. Subcultures of consumption: An ethnography of the new bikers. Journal of Consumer Research, v. 22, n. 1, p. 43-61, 1995.

SEGABINAZZI, Rodrigo Costa. Subculturas e cultura de consumo: Diferenciações e uma agenda de pesquisa para o Brasil. International Journal of Business Marketing, v. 1, n. 1, p. 53-60, 2015.

SKY COMPANY PARAQUEDISMO. Curso AFF (Acelereted Free Fall). Disponível em: . Acesso em: 24 set. 2019.

THIRY-CHERQUES, Hermano Roberto. Pierre Bourdieu: A teoria na prática. Revista de Administração Pública, v. 40, n. 1, p. 27-53, 2006.

TUMBAT, Gülnur; BELK, Russell W. Marketplace tensions in extraordinary experiences. Journal of Consumer Research, v. 38, n. 1, p. 42-61, 2011.

ULUSOY, Emre. Subcultural escapades via music consumption: Identity transformations and extraordinary experiences in Dionysian music subcultures. Journal of Business Research, v. 69, n. 1, p. 244-254, 2016.

WHEATON, Belinda. “Just do it”: Consumption, commitment, and identity in the windsurfing subculture. Sociology of Sport Journal, v. 17, n. 3, p. 254-274, 2000.


Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia