AS AÇÕES DE TURNAROUND COMO POSSIBILIDADE PARA O DECLÍNIO ORGANIZACIONAL EM TEMPOS DE COVID-19

Thiago Coelho Soares, Gisele Mazon

Resumo


Organizações alteram sua estratégia e planejamento por sofrerem influências externas e internas. O Covid-19 trouxe isolamento social e restrição de aglomerações, fazendo com que hotéis trabalhassem em capacidade operacional reduzida e em diversos casos gerando o fechamento temporário do negócio. Assim, o objetivo deste estudo é analisar como ações de turnaround podem auxiliar o setor de hospedagem a superar a crise do Covid-19. Foram coletados dados secundários do setor de hospedagem durante o início da pandemia do Covid-19. Na etapa da descrição analítica da análise dos dados, o enfoque foi dado à fundamentação teórica, ou seja, promoveram-se as relações entre a teoria pesquisada e os dados encontrados, com destaque ao framework. Como resultado da pesquisa apresentou-se uma análise dos estágios de declínio do setor de hospedagem, por meio de framework, e ações turnaround para as empresas do setor. Este estudo permitiu compreender que a crise provocada pelo Covid-19 expõem as fragilidades das empresas do setor de hospedagem, porém, o declínio é um fenômeno passível de identificação e controle. Esta pesquisa possui como ineditismo o estudo, no contexto brasileiro, dos efeitos da crise do Covid-19 e formas de turnaround comum às empresas do setor auxiliando no entendimento desse fenômeno para enfrentá-lo.


Palavras-chave


Ambiente Organizacional; Turnaround; Crise; Covid-19. Setor de Hospedagem

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