MÍDIAS SOCIAIS PARA A GESTÃO DE PESSOAS E DE CONHECIMENTO EM RESTAURANTES DO NORDESTE DO BRASIL

Lydia Maria Pinto Brito, Mildred do Monte Damião Negreiros, Ahiram Brunni Cartaxo de Castro, Ismael de Mendonça Azevedo

Resumo


O estudo analisou a utilização do conteúdo de mídias sociais digitais para a gestão de pessoas e a gestão do conhecimento na percepção de gestores da área de alimentos do Nordeste do Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa básica com modo de investigação no estudo de múltiplos casos e de objetivo descritivo. Utilizou-se de entrevista semiestruturada e análise documental para o levantamento dos dados. Os modelos estruturais da pesquisa foram o Diagnóstico de Gestão do Conhecimento proposto por Wendi Bukowitz e Ruth Williams, e o conteúdo teórico de Manuel Castells. O tratamento dos dados foi feito por meio de análise de conteúdo com o uso de planilhas eletrônicas. Os resultados evidenciam que: as redes sociais e as mídias sociais não são utilizadas para a gestão de pessoas e do conhecimento nos restaurantes investigados, nem no nível tático, para a resolução dos problemas do dia a dia de forma inovadora; nem no nível estratégico, que trata da aprendizagem e da construção do conhecimento que poderá manter as organizações viáveis no futuro.


Palavras-chave


Mídias sociais; Gestão de pessoas; Gestão do conhecimento; Restaurantes; Nordeste do Brasil.

Texto completo:

PDF

Referências


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS INDÚSTRIAS DA ALIMENTAÇÃO. Relatório Anual. 2017. Disponível em: . Acesso em 20 fev. 2018.

BAGNOLI, Carlo; VEDOVATO, Marco. The impact of knowledge management and strategy configuration coherence on SME performance. Journal of Management & Governance, v. 18, n. 2, p. 615-647, 2014.

BARDIN, Lawrence. Análise de conteúdo. Lisboa: edições, 70, 2009.

BARROS, Betânia T. de; EVANS, Paul; PUCIK, Vladimir. A gestão de pessoas no Brasil: virtudes e pecados capitais. Elsevier Editora, 2007.

BUKOWITZ, Wendi R.; WILLIAMS, Ruth L. Manual de gestão do conhecimento: ferramentas e técnicas que criam valor para a empresa. Bookman, 2002.

BRITO, Lydia M. P.; OLIVEIRA, Patrícia W. S. de; CASTRO, Ahiram B. C. de. Gestão do conhecimento numa instituição pública de assistência técnica e extensão rural do Nordeste do Brasil. Revista de Administração Pública, v. 46, n. 5, p. 1341-1366, 2012. DOI: 10.1590/S0034-76122012000500008.

______. Gestão de competências, gestão do conhecimento e organizações de aprendizagem: instrumentos de apropriação pelo capital do saber do trabalhador. Fortaleza: Imprensa da Universidade Federal do Ceará, 2005.

CASTELLS, Manuel. Redes de indignação e esperança: movimentos sociais na era da internet. Zahar, 2017.

______. Networks of outrage and hope: Social movements in the Internet age. John Wiley & Sons, 2015.

CASTRO, Ahiram. B. C. de; BRITO, Lydia M. P. Como o IFRN/Campus são Paulo do Potengi aprende? CASTRO, Ahiram. B. C. de; LIMA, José G. S. A. de; AQUINO, Maria E. S. P. de; SILVA, U. R. de L. (Org.). Práticas educativas em movimento: experiências formativas de ensino, pesquisa, extensão e gestão no Campus São Paulo do Potengi do IFRN. Natal: IFRN Editora, 2016.

______; ______; VARELA, Jedídija H. de S. A ressignificação da área de gestão de pessoas e os novos papéis das pessoas e das organizações. HOLOS, n. 4, p. 408-423, 2017. DOI: 10.15628/holos.2017.5168.

CERVO, Amado L.; BERVIAN, Pedro A.; DA SILVA, Roberto. Metodologia Científica. São Paulo: Pretence Hall, 2007.

COOPER, Donald R.; SCHINDLER, Pamela S. Métodos de Pesquisa em Administração. 12ª Edição. McGraw Hill Brasil, 2016.

DONATE, Mario J.; DE PABLO, Jesús D. Sánchez. The role of knowledge-oriented leadership in knowledge management practices and innovation. Journal of Business Research, v. 68, n. 2, p. 360-370, 2015. DOI: 10.1016/j.jbusres.2014.06.022.

EGGERS, Fabian et al. Technologies that support marketing and market development in SMEs—Evidence from social networks. Journal of Small Business Management, v. 55, n. 2, p. 270-302, 2017. DOI: 10.1111/jsbm.12313.

FREIRE, Patricia de S. et al. Universidade Corporativa em Rede: Considerações Iniciais para um Novo Modelo de Educação Corporativa. Revista ESPACIOS, v. 37, n. 5, 2016.

GASKELL, George. Entrevistas individuais e grupais. In: BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som – Um manual prático. 5ª Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

GONÇALVES, Caio M.; FERRÃO, André M. de A.; SOBRINHO, Fuad G. Model of social mobilization for the revitalisation of civil enterprises, of complex social networks, and of regional development. Journal of Integrated Design and Process Science, v. 15, n. 5, p. 27-38, 2011. DOI: 10.3233/jid-2012-0104.

GRAMIGNA, Maria R. Modelo de competências e gestão dos talentos. 2ª. Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

JUE, Arthur L.; MARR, Jackie A.; Kassotakis, Mary E. Mídias sociais nas empresas: colaboração, inovação, competitividade e resultados. São Paulo: Évora, 2017.

KIANTO, Aino et al. The interaction of intellectual capital assets and knowledge management practices in organizational value creation. Journal of Intellectual capital, v. 15, n. 3, p. 362-375, 2014. DOI: 10.1108/JIC-05-2014-0059.

LEE, Sangjae; GON KIM, Byung; KIM, Hoyal. An integrated view of knowledge management for performance. Journal of Knowledge management, v. 16, n. 2, p. 183-203, 2012. DOI: 10.1108/13673271211218807.

LUARN, Pin; YANG, Jen-Chieh; CHIU, Yu-Ping. Why people check in to social network sites. International Journal of Electronic Commerce, v. 19, n. 4, p. 21-46, 2015. DOI: 10.1080/10864415.2015.1029353.

MARQUES, Fernanda. Gestão de Pessoas: fundamentos e tendências. Brasília: DDG/ENAP, 2015.

MERRIAM, Sharan B. Qualitative Research and Case Study Applications in Education. San Francisco: Jossey-Bass, 1998.

MORGAND, A. Cooperation transformed by digital social network initiative. Revue Francaise de Gestion, v. 6, n. 259, p. 155-170, 2016.

MUSSO, P. A filosofia da rede. In: PARENTE, A. (Org.). Tramas da rede: novas dimensões filosóficas, estéticas e políticas da comunicação. 2ª. ed. Porto Alegre: Sulina, 2010.

NONAKA, Ikujiro; TAKEUCHI, Hirotaka. Criação de conhecimento na empresa. Elsevier Brasil, 2004.

NOHRIA, Nitin. Networks and organizations: structure, form and action. 1994.

PARK, Jeongbae et al. A method for measuring cooperative activities in a social network supported learning environment. Wireless Personal Communications, v. 89, n. 3, p. 863-879, 2016. DOI: 10.1007/s1127.

PARK, Hyejune; KIM, Youn-Kyung. The role of social network websites in the consumer–brand relationship. Journal of Retailing and Consumer Services, v. 21, n. 4, p. 460-467, 2014. DOI: 10.1016/j.jretconser.2014.03.011.

PEREZ-SOLTERO, Alonso et al. A diagnostic of knowledge management processes at the restaurant industry SMEs to identify improvements at their productive processes. Intangible Capital, v. 9, n. 1, p. 153-183, 2013. DOI: 10.3926/ic.381.

PINHO, Isabel; REGO, Arménio; CUNHA, Miguel P. e. Improving knowledge management processes: a hybrid positive approach. Journal of knowledge management, v. 16, n. 2, p. 215-242, 2012. DOI: 10.1108/13673271211218834.

RAUNIAR, Rupak et al. Technology acceptance model (TAM) and social media usage: an empirical study on Facebook. Journal of Enterprise Information Management, v. 27, n. 1, p. 6-30, 2014. DOI: 10.1108/JEIM-04-2012-0011.

REGINATO, Carlos. E. R.; GRACIOLI, Odacir D. Gerenciamento estratégico da informação por meio da utilização da inteligência competitiva e da gestão do conhecimento-um estudo aplicado à indústria moveleira do RS. Gestão & Produção, v. 19, n. 4, p. 705-716, 2012.

ROBLES, José Manuel et al. The use of digital social networks from an analytical sociology perspective: The case of Spain. Rationality and Society, v. 27, n. 4, p. 492-512, 2015.

TEIXEIRA, Patrícia B. Caiu na rede. E agora? Gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Digitaliza Conteudo, 2013.

VON KROGH, Georg. How does social software change knowledge management? Toward a strategic research agenda. The Journal of Strategic Information Systems, v. 21, n. 2, p. 154-164, 2012. DOI: 10.1016/j.jsis.2012.04.003.

WHELAN, Eoin et al. Expanding the horizons of digital social networks: Mixing big trace datasets with qualitative approaches. Information and Organization, v. 26, n. 1-2, p. 1-12, 2016. DOI: 10.1016/j.infoandorg.2016.03.001.

YIN, Robert K. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. Bookman editora, 2015.

ZANCAN, Claudio; SANTOS, Paulo da C. F. Dos; CAMPOS, Vanessa O. As contribuições teóricas da análise de redes sociais (ARS) aos estudos organizacionais. Revista Alcance, v. 19, n. 1, p. 62-82, 2012.


Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia