EFEITOS DA CRISE ECONÔMICA SOBRE O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Alexandra Bastos Cerqueira Vieira Vieira, José Marcos Carvalho de Mesquita, Wilson José Vieira da Costa

Resumo


O presente estudo teve como objetivo pesquisar o comportamento de consumo das pessoas de diferentes classes econômicas diante de um cenário de recessão econômica, cenário atual da economia brasileira. Foram estudadas as relações existentes entre os constructos motivação, percepção, crenças e atitudes, aprendizagem, estilo de vida e comportamento de compra. Foi realizada uma pesquisa de campo com 198 respondentes na cidade de Belo Horizonte, acessados pessoalmente ou via questionário eletrônico. Constatou-se que, quanto maior a motivação, percepção, crenças e atitudes, maior será a influência sobre o comportamento de compra. Não houve influência significativa da aprendizagem e do estilo de vida sobre o comportamento de compra. Pode-se concluir que os fatores pessoais demográficos, representados pelos grupos 1 (indivíduos mais velhos, casados ou em união estável, com pós-graduação, e classes sociais mais altas) e grupo 2 (indivíduos mais jovens, solteiros, com escolaridade superior ou menor e de classes sociais mais baixas) não exerceram influência na relação da motivação, da percepção, da aprendizagem, das crenças e atitudes e do estilo de vida com o comportamento de compra.


Palavras-chave


Economia. Recessão. Comportamento do Consumidor. Motivação. Crenças e Atitudes.

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