Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Reuna?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

A Revista Reuna é editada trimestralmente e destina-se à divulgação de artigos técnico-científicos originais e inéditos, desenvolvimentos tecnológicos e trabalhos acadêmicos elaborados em português, inglês ou espanhol, contemplando as áreas de Administração pública e de empresas, contabilidade e turismo, além de Planejamento urbano e regional / Demografia.

A Reuna é uma revista científica mantida pelo Centro Universitário UNA, Belo Horizonte - MG, Brasil e não cobra nenhuma taxa dos autores pela submissão, avaliação e publicação dos artigos.

As submissões deverão ser feitas somente no endereço eletrônico da Revista REUNA


Pré requisitos para submissão

Os trabalhos deverão atender aos seguintes pré-requisitos para serem submetidos e avaliados:

  • Ser inédito, ou seja, não foi publicado ou está sob a avaliação em nenhum outro periódico nacional ou internacional. Artigos já apresentados em eventos científicos podem ser submetidos.
  • Ter sido revisado por um profissional de português e normalização de trabalhos científicos (ABNT).
  • Autores: não conter nenhuma forma de identificação dos autores no corpo do artigo. É permitido no máximo cinco autores por artigo.
  • Estar de acordo com todas as normas da Revista.

Formatação geral
  • Folha A4; editor de texto Windows 6.0 ou posterior.
  • Fonte Arial 12 (título), 12 (texto), 11 (citações recuadas e notas).
  • Margens: 3 cm (superior e esquerda); 2 cm (inferior e direita).
  • Parágrafo justificado, orientação retrato, página não numeradas, sem tabulação no início dos parágrafos, espaçamento entre linhas simples, parágrafo com espaçamento antes do parágrafo de 6 pontos.
  • As figuras e tabelas estão inseridas ao longo do texto (e não no final, como anexo). Nenhum quadro, gráfico, tabela ou figura ocupa mais de uma página ou está dividido em duas páginas. Todos os quadros, gráficos e tabelas devem ser editáveis.
  • As grandezas devem ser expressas no SI (Sistema Internacional).
  • Máximo: 20 páginas.
 
Estrutura do Artigo
  • Título em português seguido do título em inglês com no máximo 90 caracteres, em negrito, centralizado, com as palavras em maiúsculas.
  • Resumo e Abstract: até 250 palavras, em um único parágrafo. Palavras-chave e Keywords: de 3 a 5 termos.
  • Corpo do trabalho: deve ser disposto em itens, a começar pela Introdução. Os demais itens podem ser estruturados pelo autor desde que contemple: fundamentação teórica, metodologia, resultados e conclusões ou considerações finais. 
  • Todos os títulos devem ser em negrito, alinhados à esquerda, com apenas a primeira letra maiúscula.
  • Agradecimentos (facultativo).
  • Referências.

 

 Referências

  • Pelo menos 50% de referências e citações utilizadas deverão ser oriundas de artigos publicados em periódicos científicos de elevada qualidade de acordo com os critérios definidos pelo Qualis Capes.
  • Pelo menos 30% de referências e citações deverão ser oriundas de artigos publicados em periódicos científicos internacionais;
  • Pelos menos 50% das referências e citações deverão ser oriundas de artigos publicados em periódicos científicos nos últimos cinco anos.

- Quando o artigo for apresentado em idioma estrangeiro (inglês ou espanhol), a sequência de título, resumo e palavras-chave deverá ser alterada, vindo primeiro no idioma principal, seguido do português.


Figuras, quadros, tabelas e gráficos

- Os quadros, tabelas e gráficos devem ser apresentados em um formato eletrônico que permita a editoração da fonte e do tamanho da fonte. Recomenda-se fortemente que nenhum quadro, gráfico, tabela ou figura ocupe mais de uma página A4.

- As figuras devem ser apresentadas com tamanho e detalhes suficientes para a composição gráfica, preferivelmente na mesma posição do texto e em branco e preto. As figuras devem apresentar-se sem bordas, sendo os traços dos eixos x e y com ¾ pt e a legenda na posição inferior da mesma. A numeração deve ser sucessiva em algarismos arábicos, impressos a laser ou jato de tinta. Evitar tabelas extensas e dados supérfluos, adequar seus tamanhos ao espaço útil do papel e colocar, na medida do possível, apenas linhas contínuas horizontais; suas legendas devem ser concisas e auto-explicativas. Fotografias devem ser em preto e branco. Na discussão, confrontar os dados obtidos com a literatura. As curvas das figuras (gráficos) deverão ter espessura de 0,5 pt, sendo seus textos, referentes aos eixos, em fonte Arial, tamanho 11, assim como as diferentes curvas do gráfico devem ser diferenciadas através de simbologias ou tracejados diversos e não através de cores distintas.

- Todas as equações que fizerem parte do texto deverão ser alinhadas com o parágrafo e numeradas, como segue:

Y = ax + b (1)

em que, y = velocidade (m s-1) , a = coeficiente angular, ...


Notas explicativas

Devem ser reduzidas ao mínimo necessário e apresentadas ao final do texto. Não são aceitas notas de rodapé.


Referências

- Citações no corpo do trabalho e as referências bibliográficas correspondentes no final do texto devem obedecer às normas ABNT, respectivamente NBR 10520 e NBR 6023.

- Recomenda-se que não sejam citadas monografias, dissertações e teses. Da mesma forma, os artigos publicados em anais de congressos devem ser substituídos pelo artigo correspondente publicado em periódico científico ou livro.


Normas para a Elaboração de Notas Técnicas

- A escrita das notas técnicas deve seguir as instruções para os artigos científicos, exceto que todos os títulos devem ficar em tamanho 11 em negrito, e as referências bibliográficas em tamanho 9.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na REUNA, editada pelo Centro Universitário UNA, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico.

  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB).

  3. Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: https://revistas.una.br/reuna/index) estão ativos e prontos para clicar.

  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos descritos em Diretrizes para Autores,  na seção “Sobre a Revista”, inclusive as normas ABNT.

  5. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.

  6. O preenchimento dos dados dos autores na submissão deve ocorrer de forma completa (nome completo, instituição de vínculo, e-mail, ORCID e outras informações no sistema).

 

Declaração de Direito Autoral

Por meio deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Centro Universitário UNA e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98). Autorizo(amos), sem nenhum ônus, a Revista Reuna a repassar este artigo a diretórios e indexadores.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 


Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia