QUALIDADE DE VIDA E ENDIVIDAMENTO: ESTILOS DE VIDA ASSOCIADOS AO DESCONTROLE FINANCEIRO E CONSEQUÊNCIAS NA VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL

Erasmo Geraldo Fonseca Vieira, Zélia Miranda Kilimnlk, Silvino Paulino dos Santos Neto

Resumo


O presente artigo busca compreender a relação entre os construtos - qualidade de vida, estilo de vida e endividamento, de forma a entender como os bens materiais podem ser percebidos como fatores que propiciam a qualidade de vida e como a exacerbação de sua importância pode levar, por outro lado, ao endividamento e, paradoxalmente, ao comprometimento da própria qualidade de vida. Além disso, pretende-se identificar quais os padrões de estilo de vida associados a esse tipo de problema. Para a realização desta pesquisa, optou-se pelo estudo múltiplo de casos. O método utilizado neste estudo foi o qualitativo, conjugado com o uso de técnica quantitativa (questionários de estilo de vida, grau de endividamento e qualidade de vida no trabalho). Essa pesquisa ainda se caracteriza como descritivo-analítica, já que buscou relacionar estilo de vida com endividamento e qualidade de vida pessoal e no trabalho. Os principais resultados encontrados apontam que o endividamentonão depende da renda mensal do indivíduo. E quanto à relação entre estilo de vida e envididamento, não foi possível vincular o endividamento a um estilo de vida específico. Além disso, não se verificou vínculo direto do endividamento à satisfação ou à insatisfação com relação à qualidade de vida no trabalho. Apesar disso, em alguns casos, foi citada a diminuição da motivação, perda de concentraçãoe da produtividade, o que permite inferir que o endividamento interfere na qualidade de vida no trabalho, embora o indivíduo nem sempre perceba a relação entre tais aspectos.

 


Palavras-chave


Qualidade de Vida, Endividamento, Estilos de Vida, Descontrole Financeiro.

Texto completo:

PDF

Referências


BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BOURDIEU, P. Avenir de classe et causalité du probable. Revue Française de Sociologia. Paris, v 15, n.1, p 3-42, jan./mar. 1974.

BOURDIEU, P. Algeria 1960. Cambridge: Cambridge University Press. 1979 (1977).

BOURDIEU, P. Questões de Sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.

BOURDIEU, P. ¿Que significa hablar? Economia de los intercambios lingüísticos. Madrid: Akal, 1985

BOURDIEU, P. Choses dites. Paris: Les Éditions de Minuit, 1987.

BOURDIEU, P. A Distinção: crítica social do julgamento. Tradução Daniela Kern; Guilherme J. F. Teixeira. Porto Alegre, Editora Zouk, 2007.

BOURDIEU, P.; WACQUANT, L. 1992.An Invitation to Reflexive Sociology.Chicago: The University of Chicago Press, 1992.

BRETZKE, M.. Comportamento do cliente. In: DIAS, S. R. Gestão de Marketing. São Paulo: Saraiva, 2005.

BUARQUE, Cristovam. Qualidade de Vida: A modernização da Utopia. Revista Lua Nova.São Paulo, n. 31, 1993.

DENEGRI, M. Fundamentos de La psicologia econômica.Chile: Universidade de La Frontera, 2003.

ENGEL, J. F.; BLACKWELL, R. D.; MINIARD, P. W. Comportamento do Consumidor, 8. ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC – Livros Técnicos e Científicos S.A., 1995.

GONÇALVES, C. A.; MEIRELLES, A. M. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. São Paulo, Atlas, 2004.

HACKMAN, J. R. ;OLDHAM, G. R. TQM: empirical, conceptual and practical issues. Administrative Science Quarterly, v.40, n.2, p.309–320, 1995

HERZBERG, F. One more time: Who do you motivate employees?, In: WILLIAMSON, J. Ed.. The leader manager.New York: The Wiley & Sons, 1986.

IEF – Índice de Expectativas das Famílias. (IPEA) numero 20.IPEA Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas. Acesso:

KOTLER, P. Marketing Management: Analysis, Planning, Implementation, and Control. Prentice Hall. 9. ed. New Jersey, 1997.

KOTLER, P. Administração de marketing.Tradução de Mônica Rosemberg, Brasil Ramos Fernandes, Claudia Freire. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

LIMONGI-FRANÇA, AC. Indicadoresempresariais de qualidade de vida nas organizações – Esforço empresarial e satisfação dos empregados no ambiente de manufaturas com certificação ISO 9000. Tese de doutorado em Administração. São Paulo: FEA/USP, 1996.

LIMONGI-FRANÇA, A. C.Qualidade de Vida no Trabalho – conceitos e práticas nas empresas da sociedade pós-industrial. 2ª ed. São Paulo: Editora Atlas, 2004.

LIPOVETSKY, G. A sociedade da decepção. Tradução Armando Braio Ara.São Paulo, Manole, 2007.

LIPOVETSKY, G. A Felicidade Paradoxal. Ensaio sobre a sociedade do hiperconsumo. Tradução Maria Lúcia Machado. São Paulo, Companhia das Letras, 2007.

MARQUES, C. L.; CAVALLAZZI, R. L. Direitos do consumidor Endividado: superendividamento e crédito. São Paulo, RT, 2006. P. 256.

MASLOW, A. H. Uma teoria da motivação humana. In: BALCÃO, Y. F.; CORDEIRO, L. L. (Ed.). O comportamento humano na empresa: uma antologia. 3. ed. Rio de Janeiro: FGV, 1977. p. 337- 366.

McDOWELL, L. L.; McGREGOR, K. C. Nitrogen and phosphorus losses in runoff from no-till soybeans. Trans. Am. Sci. Agric. Eng., 23:643-648, 1980.

McGREGOR, D.The human side of enterprise.New York, v. 21, n. 166.1960, 1960.

MIETTINEM, O. S. Quality of life from the epidemiologic perspective.Journal of Chronic Diseases, v. 40, p. 641-643, 1987.

MORAES, L. F. R.; KILIMNIK, Z. M. Comprometimento organizacional, qualidade de vida e stress no trabalho:uma abordagem de diagnóstico comparativo. Belo Horizonte: CEFEAD/FACE/UFMG, 1994 (Relatório de Pesquisa).

MOWEN, J. C.; MINOR, M. Consumer behavior. 5. ed. Upper Saddle River: Prentice-Hall, 1998.

MOWEN, J. C.; MINOR, M. Comportamento do Consumidor. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2003.

Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC – Outubro 2011). Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Acesso:

PICCININI, V. C. Cooperativas de Trabalho de Porto Alegre e socialização do trabalho. Sociologias, Porto Alegre, ano 6, nº 12, jul/dez 2004, p. 68-105

Relatório de Atividades Financeira do Banco Central do Brasil, Abril 2011. www.bcb.gov.br. Acesso em outubro 2011.

ROCHMAN, R.; EID JUNIOR, W. Alicerce para uma vida feliz. Centro de Estudos em Finanças. Fundação Getúlio Vargas. São Paulo, 2011.

SANT’ANNA, A. S.; KILIMNIK, Z. M. Qualidade de Vida no Trabalho: Abordagens e Fundamentos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

SAMPAIO, J. R. O Maslow desconhecido:uma revisão de seus principais trabalhos sobre motivação. Revista de Administração da USP. São Paulo, v. 44, n.1, pp 5-16, jan/fev/mar 2009.

SAMPAIO, G. R., ROCHA, T. A. H., SAMPAIO, J. R. Qualidade de Vida no Trabalho de contabilistas. In: SANT’ANNA, A. S.; KILIMNIK, Z. M. Qualidade de Vida no Trabalho: Abordagens e Fundamentos. Rio de Janeiro: Campus-Elsevier, 2011. 300 p.

SHETH, J. N.; MITTAL, B.; NEWMAN, B. I. Comportamento do Cliente: Indo além do Comportamento do Consumidor. São Paulo: Atlas, 2008.

SOUZA, A. F.; TORRALVO, C. F. Aprenda a administrar o próprio dinheiro: coloque em prática o planejamento financeiro pessoal e viva com mais liberdade. São Paulo: Saraiva, 2008.

TADEU, S. A. As dimensões do consumo: reflexões para uma teoria compreensiva. São Paulo: RT, n. 56, p.203, out/dez. 2005.

THÉRIAULT, R. Qualité de la vie au travail: implications sur la gestion de la rémunération. In: BOIBOISVERT, M. La qualité de la vie au travail. Ottawa: Agence D’arc, 1980.

TOLFO; PICININI. A Qualidade de Vida no Trabalho nas melhores empresas para se trabalhar no Brasil. In: SANT’ANNA, A. S.; KILIMNIK, Z. M. Qualidade de Vida no Trabalho: Abordagens e Fundamentos. Rio de Janeiro: Campus-Elsevier, 2011.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Trad. Daniel Grassi, 2ª. Edição, PA: Bookmman, 2001.

WACQUANT, L. Deadly Symbiosis: Race and the Rise of Neoliberal Penality. Cambridge, Mass.: Polity, 2004.

WALTON, R. Quality of working life: what is it? Sloan Management Review, Cambridge, v.5, n.1, 1973.


Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia