COMPORTAMENTO ÉTICO ORGANIZACIONAL: O CASO DE UMA INDÚSTRIA DO SETOR DE ALIMENTAÇÃO ANIMAL
Resumo
O presente estudo teve como objetivo analisar a percepção sobre comportamento ético organizacional, apresentada pelos trabalhadores que atuam em uma indústria do setor de alimentação animal. Para a concretização do estudo, utilizou-se a abordagem qualitativa de pesquisa com características exploratória e descritiva. Como procedimentos para coleta de dados utilizou-se de um instrumento de pesquisa desenvolvido por Gomide Jr. e Fernandes (2008), baseado em um escala psicométrica que considera dois fatores: (i) gestão do sistema; e (ii) orientação para o cliente. A coleta de dados ocorreu em um corte transversal no próprio ambiente de trabalho da unidade analisada. Participaram do estudo 67 colaboradores, sendo que destes 59 atuam na área operacional e 8 são responsáveis por seus referidos setores, além da participação do gerente geral por meio de uma entrevista estruturada. Diante dos resultados analisados, constatou-se, de modo geral, que estes são satisfatórios para a organização, ou seja, na percepção dos colaboradores a nível operacional e gerencial, a empresa possui comportamentos éticos. Pode-se ressaltar essa consideração verificando as semelhanças nas respostas para ambos os fatores analisados, tanto para o Sistema de gestão, quanto para a Orientação para o cliente, quando considerada a amostra total dos participantes.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
AGUIAR, M. A. F. de. Psicologia aplicada aadministração: uma abordagem interdisciplinar. São Paulo: Saraiva, 2005.
CROCCO, L.; GUTTMANN, E. Consultoria empresarial. São Paulo: Saraiva, 2005.
DAFT, R. L. Administração. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.
GOMIDE JR., S.; FREITAS, C.P.; SCHUCHT, L.V.G.; CARVALHO, L.L.; MACHADO, M.C.; SANTOS, M.R. Construção e validação de um instrumento de medida de percepção de comportamentos éticos organizacionais. In: XXXIII Reunião Anual Da Sociedade brasileira de Psicologia, 33, 2003, Belo Horizonte, Resumos de comunicação científica. Belo Horizonte: Sociedade Brasileira de Psicologia, 2003. p. 280.
GOMIDE JUNIOR, S.; FERNANDES, M. N. Comportamentos éticos organizacionais. In: SIQUEIRA, M. M. Medidas do comportamento organizacional: ferramentas de diagnóstico e de gestão. Porto Alegre: Artmed, 2008. p. 41 – 48.
HAIR JR., J. F.; et al. Fundamentos de métodos de pesquisa em administração. Porto Alegre: Bookman, 2005.
MARTINELLI, D. P.; NIELSEN, F. A. G.; MARTINS, T. M. Negociação: conceitos e aplicações práticas. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
MASIERO, G. Administração de empresas: teoria e funções com exercícios e casos. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2007.
MATTAR, J. Filosofia e ética na organização. São Paulo: Saraiva, 2004.
MAXIMIANO, A. C. A. Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
NASH, L. L. Ética nas empresas. São Paulo: Makron Books, 2001.
OLIVEIRA NETTO, A. A. de. Metodologia da pesquisa científica: guia prático para apresentação de trabalhos acadêmicos. 3. ed. Florianópolis: Visual Books, 2008.
PASSOS, E. Ética nas organizações. São Paulo: Atlas, 2008.
SROUR, R. H. Poder, cultura e ética nas organizações: o desafio das formas de gestão. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
TREVIÑO, L.K.; WEAVER, G.R. Gestão da ética nas organizações empresariais. Stanford, CA: Stanford Business Books, 2003.
VELÁSQUEZ. M. G. Ética nos negócios: conceitos e casos. Saddle River: Prendice-Hall, 1998.