PERSONALIDADE DA MARCA DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Ellen Campos Sousa, Verónica Lidia Peñaloza Fuentes, Izabelle Quezado

Resumo


Verifica-se nos últimos anos um grande aumento na concorrência entre as Instituições de Ensino Superior (IES) e uma abordagem do setor educacional como mercado de educação. Diante disso, torna-se relevante identificar a personalidade da marca de IES na percepção de seus alunos/clientes para que a instituição obtenha informações que auxiliem no fortalecimento de sua marca e na fidelização de seus estudantes. Nesse sentido este estudo objetiva identificar a personalidade de marca de uma faculdade privada e de uma universidade pública e ainda verificar se existe diferença entre elas. Para atender o objetivo proposto, utilizou-se a escala de Muniz e Marchetti (2005), que foi adaptada para o contexto brasileiro a partir da escala de Aaker (1997). Foi realizada uma pesquisa de campo com 237 alunos de uma IES privada e de uma pública. A partir da análise dos dados, verificou-se que a dimensão Credibilidade é a mais forte em ambas as instituições e que a faculdade privada possui médias mais altas do que a IES pública em todas as dimensões da personalidade da marca.


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