ÍNDICE DE REPUTAÇÃO CORPORATIVA: UM ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR

Ana Cristina Ferreira, Gilberto Venâncio Luiz

Resumo


Atualmente cresce a preocupação das organizações, inclusive das IES(Instituições de Ensino Superior), com sua Reputação Corporativa (RC). De acordo com a importância da RC (FOMBRUM, RINDOVA, 1998; DOLPHIN, 2004; ROSA, 2011) e a necessidade de mensurá-la, o objetivo deste estudo é criar um índice capaz de mensurar a RC de uma IES pública. Os dados foram coletados junto a215 respondentes por meio de questionário. A análise dos dados foi feita a partir da Estatística Descritiva, Análise Fatorial, Alfa de Cronbach, Regressão Linear Múltipla. Através da Análise Fatorial, chegou-se a6 fatores: Responsabilidade e Confiança; Reconhecimento; Transparência; Qualidade; Coerência; Credibilidade. O Alfa de Cronbach foi de 0,959, implicando uma alta confiabilidade da escala. A variável que mais explica a RC é Responsabilidade e Confiança, com peso de 0,316. Foi elaborado o Índice RC para IES, que pode ser usado de forma rápida e eficiente, possibilitando uma fácil interpretação, sendo útil para decisões gerenciais.


Palavras-chave


Reputação Corporativa; Escala de Mensuração; IES

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