ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DA EFICIÊNCIA ORGANIZACIONAL NO VALOR DE MERCADO DAS CONSTRUTORAS BRASILEIRAS

Alan Henrique dos Santos Pedroso, Patrícia saltorato

Resumo


O presente trabalho visa à análise, entre o primeiro trimestre de 2010 e o quarto trimestre de 2012, da correlação entre o Índice de Eficiência Organizacional (IEO), segundo proposto por Albuquerque e Alencar (2009), e o Valor de Mercado (aproximado pelo Market Capitalization) das dez empresas do setor de construção civil listadas na BM&FBovespa com maior receita bruta em 2011. Para isso, o trabalho em questão adaptou a metodologia proposta pelos autores citados para investigar, além da correlação mencionada, as correlações entre a evolução do Market Capitalization em relação à taxa Selic e ao Ibovespa, com o objetivo de entender qual índice apresenta melhor poder de explicação sobre a variação do Market Capitalization. Os resultados encontrados mostraram que, no período considerado, a correlação existente entre o Índice de Eficiência Organizacional e o Market Capitalization não foi forte entre os casos estudados. O mesmo aconteceu em relação à Taxa Selic. O Ibovespa, por sua vez, mostrou forte correlação com o Market Capitalization das empresas em questão no período compreendido na análise.

 


Palavras-chave


Índice de Eficiência Organizacional. Market Capitalization. Construção Civi. Selic. Ibovespa. Correlação.

Texto completo:

PDF

Referências


ALBUQUERQUE, L. S. L.; ALENCAR, C. T. Avaliação da eficiência organizacional e sua influência nos preços das ações das empresas de real estate no Brasil. In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DA LARES, 9., 2009, São Paulo. Anais...

ALBUQUERQUE, L. S. L. O Desempenho das Estruturas Organizacionais das Empresas de Real Estate e a Relação com seus Valores de Mercado. 2010. 185 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Construção Civil e Urbana) – Departamento de Engenharia de Construção Civil, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

FREZATTI, F.; BRAGA DE AGUIAR, A. EBITDA: Possíveis Impactos sobre o Gerenciamento das Empresas. Revista Universo Contábil, Blumenau, v. 3, n. 3, p. 07-24, set./dez. 2007.

GIL, A. C. Como Classificar as Pesquisas. In:_______. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2002. p. 41-57.

MARQUES, W. História do Mercado Imobiliário Brasileiro nos Últimos 50 Anos. Disponível em: . Acesso em: 12 mai. 2012.

OSCAR, N. O Mercado Imobiliário sob Suspeita. Disponível em: . Acesso em: 12 mai. 2012.

ROCHA LIMA JR., J. IPOs das Empresas Brasileiras de Real Estate: a Questão da Valuation. In: VII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DA LARES, 2007, São Paulo. Anais...

ROCHA LIMA JR., J.; GREGÓRIO, C. A. G. Valuation e Investimento nas Ações das Empresas de Real Estate no Brasil: Cenário do Ciclo de Captação Intensiva 2005-2007. In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DA LARES, 8., 2008, São Paulo. Anais...

SÃO PAULO. BM&FBovespa. Novo Mercado – Governança Corporativa. São Paulo, 2009. 16 p.

SOUZA, F. F. A. Análise das influências das estratégias de diversificação e dos modelos de negócios no desempenho das empresas de real estate no período 2005 a 2010. 2011. 187 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Construção Civil e Urbana) – Departamento de Engenharia de Construção Civil, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

TAVARES, R. A Estrutura de Financiamento das Empresas Brasileiras Abertas do Setor de Construção Civil Incorporadoras de Empreendimentos Imobiliários: Um Estudo Comparativo. 2008. 160 p. Tese (Doutorado em Administração) – Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

VASCONCELOS, Y. L. EBITDA: Retrato do Desempenho Operacional. IOB – Informações Objetivas, n. 49, 2001.


Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia