ESTILO DE LIDERANÇA E DIMENSÕES DA CULTURA ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO EM EMPRESAS DE UMA INCUBADORA TECNOLÓGICA NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS)

Katiuscia Schiemer Vargas, Tatiane de Andrade Neves Horbe, Kristina Kieling Figueira, Gilnei Luiz de Moura, Luiz Felipe Dias Lopes

Resumo


A cultura organizacional é consolidada a partir de relações interpessoais entre membros de um grupo que compartilham valores, práticas administrativas e significados que definem a identidade de uma empresa. Além disso, o comportamento dos líderes e o seu estilo de liderança podem exercer influência nesse processo, pois a partir de suas concepções individuais formam as concepções culturais da organização. Desta forma, o objetivo central do estudo foi analisar a relação entre estilo de liderança e as dimensões da cultura organizacional. Para estudar esta temática realizou-se uma pesquisa descritiva e quantitativa em empresas de uma Incubadora Tecnológica do RS. Para a coleta de dados foram utilizados 2 (dois) questionários com escalas já validadas, sendo estas, a Escala de Avaliação do Estilo Gerencial de Melo (2001) e  Avaliação das Dimensões Culturais baseada nas pesquisas de Hofstede (1984) e também nas pesquisas feitas como complementação pelo Projeto Globe de House et al. (1999).  Quanto aos resultados, o estilo de liderança que apresentou maior média foi o estilo relacionamento e quanto à dimensão cultural, destacou-se a orientação para assertividade. Para análise da relação entre as variáveis determinou-se o coeficiente de correlação de Pearson (r), que demonstrou relação moderada e positiva entre os estilos de liderança e a dimensão cultural orientação para o futuro.

Palavras-chave


Estilo de Liderança; Cultura Organizacional; Incubadora Tecnológica.

Texto completo:

PDF

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia