O Impacto da Estratégia de Centralização de Estoque: uma análise em um laboratório de logística

Marco Aurélio Carino Bouzada

Resumo


Será que empresas que descentralizam seus estoques apresentam custos de transporte menores, níveis de serviço melhores, mas custos de operação e estocagem mais altos, como prega a teoria (BALLOU, 1993; LEAL, 1995; BOWERSOX; CLOSS, 1996)? Esta pesquisa teve como objetivo testar se diferentes estratégias logísticas de (des)centralização de estoques são capazes de impactar alguns indicadores de desempenho das empresas gerenciadas por participantes de um Jogo de Logística. Para testar a questão de pesquisa, foram realizadas cinco análises de correlação, considerando as empresas de cinco turmas de graduação e pós-graduação que participaram do jogo. Cada análise tentou correlacionar a quantidade de centros de distribuição (CD) da empresa com: (i) o seu custo operacional; (ii) o seu custo de estocagem; (iii) o seu custo de transportes; (iv) o seu nível de serviço logístico; e (v) o seu desempenho final no jogo. Os resultados (apenas o custo de transportes sendo influenciado moderadamente pela quantidade de CDs) foram comparados às conclusões teóricas encontradas na literatura.


Palavras-chave


Jogos de Empresa; Logística; Laboratório de Logística; Centralização de Estoques; Centros de Distribuição

Texto completo:

PDF

Referências


BALLOU, R.. Logística Empresarial. São Paulo: Atlas, 1993.

BOURAHLI, A.; MONTENEGRO, L.; MODENESE, Y.; PEREIRA, S.. Aplicabilidade do método de centro de gravidade para determinação da localização estratégica de centros de distribuição. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 21., Brasília. Anais... Brasília: ANGRAD, 2010.

BOUZADA, M.. Um Jogo de Logística genuinamente brasileiro. Dissertação (Mestrado em Administração) – Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração. Rio de Janeiro: UFRJ/COPPEAD, 2001.

BOUZADA, M.. Laboratório de logística: uma proposta de metodologia de pesquisa. In: SIMPÓSIO DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO, LOGÍSTICA E OPERAÇÕES INTERNACIONAIS, 13., 2010, São Paulo. Anais... São Paulo: SIMPOI, 2010.

BOUZADA, M.. (Org.). Jogando Logística no Brasil. Curitiba: CRV, 2011.

BOUZADA, M.; SALIBY, E.. Um Jogo de Logística genuinamente brasileiro. In: SIMPÓSIO DE PESQUISA OPERACIONAL E LOGÍSTICA DA MARINHA, 4., 2001, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: SPOLM, 2001.

BOWERSOX, D., CLOSS, D.. Logistical management: the integrated supply chain process. New York: McGraw-Hill, 1996.

DAVIS, J.; EISENHARDT, K.; BINGHAM, C.. Developing theory through simulation methods. Academy of Management Review, v. 32, n. 2, p. 480-499, 2007.

GEORGES, M.. O Jogo da Logística e suas variantes no problema de localização de instalações. In: SIMPÓSIO DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO, LOGÍSTICA E OPERAÇÕES INTERNACIONAIS, 13., São Paulo. Anais... São Paulo: SIMPOI, 2010.

GOMES, C.; RIBEIRO, P.. Gestão da Cadeia de Suprimentos Integrada à Tecnologia da Informação. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.

HILL, A.. Centros de distribuição: estratégia para redução de custos e garantia de entrega rápida e eficaz. In: CONFERÊNCIA SOBRE LOGÍSTICA COLABORATIVA, 4., Anais... 2003.

LEAL, M.. Localização de Depósitos: um modelo de análise aplicado ao setor de distribuição de combustíveis. Dissertação (Mestrado em Administração) – Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração. Rio de Janeiro: UFRJ/COPPEAD, 1995.

LEMOS, M.. Decisões de preço em jogos de empresas: o estudo das elasticidades e do ponto de equilíbrio como ferramentas de apoio à decisão. Revista LAGOS – UFF, Volta Redonda, v. 1, n. 2, p. 1-16, 2011.

LIMA, M.; SAUAIA, A.. Impacto dos Investimentos em P&D nos Resultados Empresariais: um Estudo Laboratorial com Jogos de Empresas. In: SIMPÓSIO DE GESTÃO DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, 25., Anais... Brasília: ANPAD, 2008.

MOURA, R.. Administração de armazéns. São Paulo: Instituto IMAM, 1997.

RIBEIRO, R.. Planejamento da produção para atender a demanda com minimização de custos em um jogo de empresas. In: SEMINÁRIOS DE ADMINISTRAÇÃO DA USP, 15., Anais... São Paulo: SEMEPAD, 2012.

SANTOS, A.. Centros de distribuição como vantagem competitiva. Revista de Ciências Gerenciais, v. 10, n. 12, p. 34-40, 2006.

SAUAIA, A.. Workshop em Jogos de Empresas: uma vivência para coordenadores, docentes e pesquisadores. In: ENCONTRO DE ENSINO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE, 1., Anais... Recife: ANPAD, 2007.

SAUAIA, A.. Laboratório de gestão: simulador organizacional, jogo de empresas e pesquisa aplicada. 2 ed. Barueri: Manole, 2010.

SILVA, S.; SAUAIA, A.. Avaliação do Previsto X Realizado num Jogo de Empresas. In: CONGRESSO DE ADMINISTRAÇÃO, SOCIEDADE E INOVAÇÃO, 1., Anais... Volta Redonda (RJ): CASI, 2012.

VIANA, F.. Entendendo a Logística e seu estágio atual. Revista Científica da Faculdade Lourenço Filho, Fortaleza, v. 2, n. 1, p. 1-9, 2002.


Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia