Contribuições Do Gerenciamento De Processos Para A Administração Pública Mineira
Resumo
Diante das novas exigências dos cidadãos e da introdução da Gestão para Resultados no Estado de Minas Gerais, o Gerenciamento de Processos assume papel relevante para a prestação de serviços mais ágeis e adequados às necessidades dos usuários. Diante disso, o artigo visa a analisar os efeitos do Gerenciamento de Processos na administração pública mineira, a partir das percepções dos envolvidos em tal iniciativa. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado a partir de pesquisa de campo com entrevistas semiestruturadas e análise teórica e documental. Foram analisados os processos de Emissão de Carteira de Identidade e de Emissão de Atestado de Antecedentes Criminais. A partir da pesquisa, foram encontrados os seguintes benefícios advindos do gerenciamento de processos: padronização de procedimentos; integração das entidades envolvidas e envolvimento da alta administração. No entanto, os resultados revelaram a existência de fatores críticos nos processos estudados, destacando-se a duplicidade de atividades e a desconexão entre as várias partes dos processos e setores envolvidos nos mesmos. Conclui-se que, não obstante, o alcance de melhorias na prestação dos serviços analisados, tanto em termos qualitativos como quantitativos, tais ações podem ser interpretadas como passos iniciais em direção à implementação do Gerenciamento de Processos no setor público mineiro, por serem ações pontuais, voltadas para a resolução de problemas em processos vistos como críticos. Portanto, para que haja um real e pleno Gerenciamento de Processos, o Estado de Minas Gerais deve aplicar o gerenciamento de processos de forma permanente e não apenas de forma pontual na resolução de dificuldades.
Palavras Chave: Gerenciamento de Processos; Melhorias; Serviços; Público.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BERGUE, Sandro Trescastro. Gestão de pessoas em organizações públicas. Caxias do Sul: Educs. 2005.
BRESSER-PEREIRA, Luis Carlos; SPINK, Peter Kevin (Org.). Reforma do Estado e administração pública gerencial. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getulio Vargas, 1998.
CAMPOS, Vicente Falconi. TQC: Gerenciamento da rotina do trabalho de dia-a-dia. Belo Horizonte. Fundação Cristiano Ottoni, Escola de Engenharia da UFMG, Rio de Janeiro: Bloch, 1994.
CORRÊA, Avelino. Geração de conhecimento a partir do uso do ciclo PDCA. In: XXIV Encontro Nacional de Engenharia de Produção - Florianópolis, SC, 2004.
FERREIRA, Vanice C.. Melhoria de Processos: Pesquisa - Ação em um Projeto de Melhoria de Processos de uma Instituição de Trânsito. Monografia (Graduação). Fundação João Pinheiro. Belo Horizonte. 2011
FITZSIMMONS, James A.; FITZSIMMONS, Mona, J.. Administração de serviços: operações, estratégia e tecnologia de informação. Porto Alegre: Bookman, 2000.
GRONROOS, Christian. Marketing: gerenciamento e serviços: a competição por serviços na hora da verdade. Rio de Janeiro: Campus, 1995.
HAIR, Joseph F.. Fundamentos de métodos de pesquisa em administração. Porto Alegre: Bookman, 2005.
HARRINGTON, H. James. Aperfeiçoando processos empresariais. São Paulo: Makron Books, 1993.
JORDÃO, Leandro Pereira Lopes. Gerenciamento de Processos no Executivo Estadual de Minas Gerais: análise da atuação da Diretoria Central de Otimização de Processos (DCOP) da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG) de 2003 A 2009. Monografia (Graduação) do Curso de Administração Pública da Fundação João Pinheiro. Belo Horizonte. 2010
KOTLER, Philip. Administração de Marketing: análise, planejamento, implementação e controle. São Paulo: Atlas, 1998.
MAIA, Francisco Sérgio Nobre; PINTO, Maria Vanda Lima. Disfunções Burocráticas em Gestão de Pessoas. Brasília, 2007.
MARTINS, Humberto Falcão; MARINI, Caio e outros. Um guia de governança para resultados na administração pública. São Paulo: Publix Editora, 2010.
MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão. Guia para Melhoria de Processos no Governo de Minas Gerais. Minas Gerais, 2011.
MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão. Manual de Reestruturação de Processos da Administração Pública Estadual. Minas Gerais, 2008.
MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão. Relatório do Redesenho dos Processos Emissão da Carteira de Identidade, Emissão do Atestado de Antecedentes Criminais, Intermediação de Mão de Obra e Seguro Desemprego. Minas Gerais, 2007.
MOURA, José Carlos Rolim de. Um Modelo de Melhoria Contínua de Processos para o Setor Público. Dissertação (Pós-Graduação), Universidade federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Santa Catarina, 2002.
OAKLAND, John S.. Gerenciamento da qualidade total, TQM: o caminho para aperfeiçoar o desempenho. São Paulo: Nobel, 1994.
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Administração de processos: conceitos, metodologia e práticas. São Paulo: Atlas, 2007.
QUINN, James Brian. Strategies for change. In: QUINN, James Brian; MINTZBERG, Henry; JAMES, Robert M.. The strategy process: concepts, contexts and cases. New Jersey: Englewood Cliffs, 1987. 998 p.
RADOS, Gregório J. Varvaquis. Gerenciamento de Processos. Apostila do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. UFSC, 1999.
RIBEIRO, Frederico de Sant`Anna Caetano. A Ação Implantação e Operação das Unidades de Atendimento Integrado sob a Análise Comparativa Entre Projeto E Processo. Monografia (Graduação) do Curso de Administração Pública da Fundação João Pinheiro. Belo Horizonte. 2011
RUMMLER, Geary A.; BRACHE, Alan. Melhores desempenhos nas empresas. São Paulo: Makron Books, 1994.
SANTOS, Luciano C.. Projeto e análise de processos de serviços: avaliação de técnicas e aplicação em uma biblioteca. Florianópolis. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, UFSC, 2000.
SCHMENNER, Roger W.. Administração de operações em serviços. São Paulo: Futura, 1999.
SERRA, Alberto. Modelo aberto de gestão para resultados no setor público. Natal: SEARH/RN, 2008.
SEPLAG. UAIs realizaram 6,4 milhões de atendimentos em 2012. SEPLAG em rede. Belo Horizonte, boletim eletrônico nº 27, 29 de jan de 2013. Disponível em: . Acesso em: 23 fev.2013.
SILVA, Edna Lucia da.; MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação. Florianópolis: UFSC, 2001.
VALLE, R.; OLIVEIRA, S. B. de. Análise e modelagem de processos de negócio: foco na notação BPMN (Business Process Modeling Notation). São Paulo: Atlas, 2009.
YIN, Robert K.. Estudo de Caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2001.