Comparação Entre Dois Sistemas de Informação em uma Financeira

Marco Aurélio Carino Bouzada

Resumo


Este artigo procura analisar, a partir de uma pesquisa participante com fins descritivos, e sob a ótica da teoria apresentada na revisão de literatura, a transformação ocorrida no processo de gerenciamento de informação no Controle Gerencial de uma financeira chamada Creditec. Para tal, inicialmente, conceitos e idéias fundamentais para dar sustentação teórica à discussão são revistos. Um histórico da empresa é apresentado, o seu funcionamento geral é explicado e o Controle Gerencial é descrito. Logo após, é apresentado o software GERENCIAL, que era a ferramenta que fornecia aos analistas as informações brutas que eram trabalhadas e interpretadas. A seguir, é descrito como ficou o processo de coleta de informações em um segundo momento, quando os analistas buscavam – por conta própria – as informações na base de dados. A grande transformação em termos de atitude experimentada pelos analistas coincide claramente com a migração para o “Novo Paradigma em Tecnologia de Informação” identificado por Tapscott e Caston (1995) e é explorada no artigo. Um quadro comparativo entre os dois sistemas é confeccionado e serve de pano de fundo para uma discussão sobre o Sistema de Informações na Creditec à luz da teoria referenciada na revisão. Foi possível concluir que nenhum dos dois sistemas era muito melhor do que o outro, embora a transformação empreendida tenha consistido em uma efetiva evolução.


Palavras-chave


Sistema de Informações; Novo Paradigma em Tecnologia da Informação; Humanware

Texto completo:

PDF

Referências


DAVIS, F.; BAGOZZI, R.; WARSHAW P. User acceptance of computer technology: a comparison of two theoretical models. Management Science. v.35, n.8, p.982-1003, 1989.

DEWETT, T.; JONES, G. The role of information technology in the organization: a review, model and assessment. Journal of Management, v.27, p.313-346, 2001.

DIAS, D. Motivação e Resistência ao Uso da Tecnologia de Informação: um estudo entre gerentes. In: Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 32., Foz do Iguaçu. Anais... ANPAD, CD-ROM, 1998.

DIAS, P.; FREITAS, J. O que Querem os Analistas de Sistemas? Expectativas, Identificações e Vínculos com o Trabalho e com as Organizações. Revista ADM.MADE, v.14, n.1, p. 22-36, 2010.

EVGENIOU, T.; CARTWRIGHT, P. Barriers to Information Management. European Management Journal, v.23, n.3, p. 293-299, 2005.

FLORES-PEREIRA, M. Impacto da tecnologia da informação sobre o processo de trabalho individual: estudo em um grande banco brasileiro. 2003. Dissertação – Programa de Pós-Graduação em Administração, UFRGS, Porto Alegre, 2003.

IGBARIA, M.; PARASURAMAN, S. A Path Analytic Study of Individual Characteristics, Computer Anxiety and Attitudes toward Microcomputers. Journal of Management, v.15, p. 373-388, 1989.

IGBARIA, M.; PARASURAMAN, S.; BAROUDI, J. A Motivational Model of Microcomputer Usage. Journal of Management Information Systems, v.13, p.127-143, 1996.

JIANG, J.; KLEIN, G.; ROAN, J.; LIN, J. IS service performance: self-perceptions and user perceptions. Information & Management, v.38, p.499-506, 2001.

KUDYBA, S.; DIWAN, R. The impact of information technology on US industry. Japan and the world economy, v.14, p.321-333, 2002.

LAUDON, K.; LAUDON, J. Sistemas de Informação. Rio de Janeiro: LTC, 1999.

LEAVITT, H. Psicologia para Administradores. São Paulo: Cultrix, 1976.

VILANOVA, M.; SALGUES, L. Impactos da Tecnologia da Informação e Comunicação no Gerenciamento de Pessoas e Relações de Trabalho em Empresa Virtual na Era do Conhecimento. In: Encontro de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho, 1., Natal. Anais... ANPAD, CD-ROM, 2007

REZENDE, D.; ABREU, A. Tecnologia da informação aplicada a sistemas de informação empresariais. São Paulo: Atlas, 2000.

SILVA, M.; MATOS, F.; KOVACS, E.; FELL, A. Relações de Poder e Exercício de Controle Mediados pela Tecnologia da Informação. In: Encontro de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho, 1., Natal. Anais... ANPAD, CD-ROM, 2007.

TAPSCOTT, D.; CASTON, A. Mudança de Paradigma: a nova promessa da tecnologia da informação. São Paulo: Makron Books, 1995.

VENKATESH, V.; MORRIS, M.; DAVIS, G.; DAVIS, F. User Acceptance of Information Technology: Toward a Unified View. MIS Quarterly, v.27, n.3, p.425-478, 2003.


Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia