O Poder do Batom: estratégias de empreendedoras de salão de beleza

Tatiane Silva Tavares Maia, Fabricio Simplício Maia

Resumo


Face ao desafio de construir conhecimento sobre o potencial empreendedor feminino brasileiro, este estudo busca discutir o tema e paralelamente analisar as estratégias de gestão de mulheres empreendedoras de pequenos negócios. Foram entrevistadas em suas empresas quinze proprietárias de salão de beleza de uma cidade interiorana. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, onde foi utilizada como método de coleta de dados a entrevista, conduzida por um roteiro e por meio de um questionário estruturado. O método utilizado foi caracterizado como exploratório-descritivo. A análise dos dados foi realizada através de análise de conteúdo temática das entrevistas e análise de freqüência. Pode-se constatar que as mulheres pesquisadas em seus empreendimentos – salão de beleza - têm participado ativamente no cenário empreendedor motivadas por alternativa de sobrevivência e gosto pela profissão, muito mais que, oportunidade de empreender. As estratégias empreendidas pautam-se nesse empreendedorismo de efeito sendo marcadas muito práticas emergenciais e não deliberadas.


Palavras-chave


estratégia; empreendedorismo feminino; salão de beleza.

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