Características de Liderança: qual a percepção de gestores públicos?

Luiza Lúcia e Silva Santana, Nina Rosa da Silveira Cunha, Adriel Rodrigues de Oliveira

Resumo


Nas Instituições Federais de Ensino Superior a liderança é um processo transformacional e cíclico. O objetivo geral deste trabalho foi comparar características que um líder deve ter para o exercício do cargo para o qual foi eleito, no âmbito de uma IFES. Especificamente buscou-se levantar as características de lideranças; elencar aquelas consideradas mais importantes e contrastar a similaridade ou não, a aproximação ou não, com aquelas já consagradas. Sendo a IFES pública, com decisões peculiares ao regime, ou seja, na maioria das vezes colegiadas, há o entendimento de se tentar contribuir para o aprimoramento das reflexões e ações acerca de líderes (gestores) públicos. O referencial teórico utilizado demonstra que há uma gama de características atribuídas aos líderes nas diversas áreas. No entanto, não demonstra aquelas esperadas para um gestor eleito, que cumpre mandato público. Este trabalho é descritivo, com abordagem qualitativa, sendo caracterizado como bibliográfico, documental e de campo. A metodologia para a coleta de dados consistiu na aplicação de um questionário, o qual foi respondido por quatro diretores de unidades, denominadas Centro de Ciências, de uma IFES em Minas Gerais. Os dados indicam que há um pensamento bem diferenciado entre os sujeitos pesquisados, quanto às características mais importantes.


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