Aprendizagem e Mudança Transformacional no Serviço Público Municipal

Luz Marina Aquino, Nildes Pitombo Leite

Resumo


O presente artigo tem como objetivo geral investigar os mecanismos e as práticas relacionados ao conceito de organização de aprendizagem e mudança transformacional.  Foram utilizados, para identificar as características da organização de aprendizagem e do processo de mudança, os modelos conceituais de análise de Franco e Ferreira (2008), no qual o conceito de organização de aprendizagem se sustenta sobre os pilares da cultura organizacional, estrutura organizacional, compartilhamento de informações e liderança e o de Hendersen (2002) que trata da aprendizagem transformativa e mudança transformacional. A unidade de análise foi a Prefeitura Municipal de Caraguatatuba.  Coletaram-se os dados por meio de uma entrevista em profundidade com o diretor de RH, aplicação de 1970 questionários aos estatutários, ocupantes de cargos comissionados, cedidos e regidos pela Consolidação das Leis Trabalhistas, dos quais 1567 foram validados, e além de análise documental.  Trataram-se esses dados pela análise de conteúdo da entrevista, estatística simples e análise documental, Conclui-se que, devido principalmente às restrições burocráticas, poucos aspectos relacionados às organizações de aprendizagem estão presentes na unidade analisada.  Adotar os pressupostos da aprendizagem transformativa, apoiada por um choque de gestão, se apresenta como uma alternativa à promoção de mudanças globais em seus processos e melhoria da qualidade dos serviços prestados.


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