A MULTIDIMENSIONALIDADE DA VULNERABILIDADE E O INTERESSE NUTRICIONAL: UMA ANÁLISE DO CONSUMIDOR JOVEM
Resumo
Um dos grandes problemas alimentares do Brasil refere-se ao excesso de peso, que acomete cerca de 31,2% dos adolescentes e 56% dos adultos (Fiocruz, 2024). Um dos fatores de agravamento desse quadro reside na vulnerabilidade que o consumidor pode enfrentar, especialmente determinados grupos. Sob esse contexto, este trabalho buscou mensurar a vulnerabilidade de jovens entre 18 e 24 anos utilizando a escala de vulnerabilidade proposta por Shi et al. (2017), relacionando-a à escala de interesse nutricional de Balasubramanian and Cole (2002). Um n=564 foi obtido e os dados foram analisados pelo método de clusterização majority rule (Charrad et al., 2017). Como resultado, foi possível identificar maior evidência do impacto da renda sobre a vulnerabilidade, ainda que a escolaridade seja alta. Isso reforça a importância da realização de políticas públicas voltadas às populações de baixa renda e maior atenção no que se refere a disponibilidade de informações para o consumidor.