INTERCULTURALIDADE E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS: UMA ANÁLISE DAS EXPERIÊNCIAS DE INTERCÂMBIO NO ENSINO SUPERIOR

Davi Tomaz de Castro, Tereza Cristina Batista de Lima, Luis Eduardo Brandão Paiva, Francisco Carlos da Costa Filho

Resumo


A presente pesquisa teve como objetivo compreender o desenvolvimento de competências pessoais de estudantes brasileiros que participaram de intercâmbios no exterior e de estudantes estrangeiros que estudaram no Brasil, sob a perspectiva das competências cognitivas, funcionais, pessoais/comportamentais e sociais/éticas. A relevância deste estudo reside na compreensão das relações entre culturas, uma vez que nas últimas décadas tem sido observado um aumento no número de estudantes que utilizam o intercâmbio como uma ferramenta complementar de desenvolvimento, promovendo uma série de competências necessárias para a formação profissional e pessoal. Portanto, ele fornecerá à comunidade em geral e à acadêmica informações mais abrangentes, como o conhecimento sobre o desenvolvimento de competências por meio da prática de intercâmbio. Para atingir os objetivos propostos, foram realizadas entrevistas com dois grupos: o primeiro composto por 05 estudantes brasileiros e o segundo por 05 estudantes estrangeiros, utilizando um roteiro semiestruturado para avaliar e pontuar os principais fatores de desenvolvimento de competências e em quais áreas, configurando uma pesquisa de natureza qualitativa. Os resultados indicaram o desenvolvimento de competências nas quatro áreas analisadas, com destaque para as competências pessoais/comportamentais, evidenciando o desenvolvimento de atitudes e comportamentos maduros, bem como o desenvolvimento de liderança, independência, e ganhos em habilidades de comunicação e negociação.


Palavras-chave


Interculturalidade; Competências; Intercâmbio.

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