A FORMAÇÃO ACADÊMICA EM ADMINISTRAÇÃO E MARKETING NO SÉCULO XXI: REFLEXÕES À LUZ DA RACIONALIZAÇÃO

Janayna Souto Leal, Francisco José da Costa

Resumo


O estudo tem como objetivo examinar o percurso da formação acadêmica no campo da Administração e, consequentemente, de marketing no Brasil, contemplando desafios e oportunidades que permearam as primeiras duas décadas do Século XXI. Para a sua realização, efetuamos aqui uma pesquisa de inspiração historiográfica, com a aplicação do levantamento de fontes secundárias e da análise da literatura vigente associando as categorias teóricas da avaliação quantificada e da padronização para compreender os encaminhamentos adotados no período definido. Assim, ao perscrutar o panorama da educação em Administração e em marketing no Século XXI evidenciamos um direcionamento mimético no uso de ferramentas avaliativas de cunho quantitativo, assim como um comportamento padrão na distribuição das grades curriculares no país. Essas ações refletem uma linha racionalizante voltada a uma maior obtenção em eficiência e produtividade. Além disso, atentamos para discussões acerca da multidisciplinaridade com outras áreas e da necessidade de maior espaço e destaque para o macromarketing no campo disciplinar do marketing.

Palavras-chave


Formação acadêmica; Administração; Marketing; Avaliação quantificada; Padronização.

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