INFLUÊNCIA DA CAPACIDADE ABSORTIVA NA MELHORIA CONTÍNUA: MODELO TEÓRICO PARA ALCANCE DA INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL

Rodrigo Teixeira Guimarães Veloso, Felipe Fróes Couto, André Luiz Mendes Athayde, Pablo Peron de Paula, Thiago Ribeiro Siqueira

Resumo


Este estudo teve como objetivo propor um framework teórico sobre como a capacidade absortiva pode influenciar a melhoria contínua, favorecendo o alcance da inovação organizacional. Adotamos a abordagem de ensaio teórico, considerando a capacidade absortiva como a captação de informações externas que se convertem em conhecimento para a organização, e a melhoria contínua como o seu modo de vida manifesto na constante busca por aprendizagem organizacional. As informações extraídas do meio externo, assimiladas e aplicadas em favor da melhoria contínua da empresa, captam tendências, alimentam o seu planejamento estratégico, geram vantagem competitiva e contribuem para a sobrevivência da organização em ambientes de alta dinamicidade. Demonstramos esse processo por meio de um framework teórico. A literatura apresenta fortes evidências concernentes às relações entre melhoria contínua e inovação. No entanto, estudos sobre a relação entre capacidade absortiva, melhoria contínua e inovação não são explorados na mesma frequência. Buscamos avançar a literatura, propondo que as empresas podem alimentar os programas de melhoria contínua mais rapidamente com os dados externos provindos de sua capacidade absortiva, haja vista que a inovação depende das perspectivas de mudança do mercado e das expectativas dos clientes. O presente artigo tem sua importância na medida em que une duas teorias aparentemente distintas com objetivo de auxiliar a sobrevivência de organizações em ambientes de rápidas e constantes mutações, tendo em vista a importância da inovação para se manter no mercado. O framework teórico proposto poderá ser aplicado em estudos empíricos ulteriores, avançando o conhecimento sobre a temática.

Palavras-chave


Capacidade absortiva; Melhoria contínua; Vantagem competitiva; Inovação

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