IMPACTOS INDIRETOS DAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Augusto Ferreira Ramos Filho

Resumo


O objetivo deste artigo é analisar os impactos indiretos de instituições de educação superior para o desenvolvimento regional. Esta pesquisa é de cunho quantitativo e qualitativo e esteve circunscrito no estado de Alagoas. A pesquisa quantitativa coletou dados a partir de um questionário com trinta itens verificando as dimensões de impactos indiretos, ou seja, como as instituições de educação superior influenciam o ambiente cultural, o ambiente empresarial, dinamizam as economias regionais e modificam a infraestrutura local. Um total de 646 respostas válidas foram recuperadas e analisadas pela estatística inferencial, utilizando os testes de Shapiro-Wilk, Kruskall-Wallis, MANOVA e Nemenyi. A pesquisa qualitativa entrevistou dezoito respondentes em um roteiro semiestruturado, cujos dados foram interpretados à luz da análise de conteúdo com auxílio do software N- VIVO Pró 12. Através do software clusters e correlação de Pearson por similaridade de palavras foram construídos para averiguar as categorias previamente estabelecidas. Ambas as coletas foram realizadas pela ótica da teoria da hélice tripla, investigando respondentes da esfera acadêmica, empresarial e governamental. Os resultados evidenciam que os ambientes acadêmico, empresarial e governamental apresentaram comportamentos divergentes em relação à média, ou seja, interpretam os impactos indiretos de maneiras diferentes. A pesquisa qualitativa, por meio da triangulação dos dados, mostrou que estas diferenças podem ser decorrentes de falha de comunicação, temporalidade e preconceito.


Palavras-chave


Instituições de educação superior. Impactos indiretos. Desenvolvimento regional. Hélice tripla.

Texto completo:

PDF

Referências


ATTA-OWUSU, K. Oasis in the desert? Bridging academics’ collaboration activities as a conduit for global knowledge flows to peripheral regions. Regional Studies, Regional Science, v. 6, n. 1, p. 265-280, 2019.

AUDY, J. A inovação, o desenvolvimento e o papel da universidade. Estudos Avançados. São Paulo. v. 90, n. 90, p. 75-80, 2017.

BAR-EL, R. et al. Reduzindo a pobreza através do desenvolvimento econômico do interior do Ceará. Fortaleza: Edições Iplance, 2002.

BENNEWORTH, P.; PINHEIRO, R.; KARLSEN, J. Strategic agency and institutional change: Investigating the role of universities in regional innovation systems (RISs). Regional studies, v. 51, n. 2, p. 235-248, 2017.

BENNEWORTH, P.; FITJAR, R. D. Contextualizing the role of universities to regional development: introduction to the special issue. Regional Studies, Regional Science, v. 6, n. 1, p. 331-338, 2019.

BERGULAND, D. R.; CLARKE, M. K. Using research and development to grow state economies. Washington: National Governors' Association, 2000.

BOLFARINE, H.; BUSSAB, W. Elementos de amostragem. São Paulo: USP, 2004.

CALDARELLI, C.; CAMARA, M.; PERDIGÃO, C. Instituições de educação superior e desenvolvimento econômico: o caso das universidades estaduais paranaenses. Revista Planejamento e Políticas Públicas, n. 44, p. 85-112, jan./jun. 2015.

CHIARELLO, I. A universidade e seu papel no desenvolvimento regional: contribuições do PROESDE. Revista extensão em foco, v.3, n.1, p. 240-257, 2015.

CINAR, R. Delving into social entrepreneurship in universities: is it legitimate yet?. Regional Studies, Regional Science, v. 6, n. 1, p. 217-232, 2019.

DENZIN, N.; LINCOLN, Y.; NETZ, S. O planejamento da pesquisa qualitativa teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2007.

ETZKOWITZ, H. Incubation of incubators: innovation as a triple helix of university-industry-government networks. Science and Public Policy, v. 29, n. 2, p. 115-128, 2002.

ETZKOWITZ, H. Innovation in innovation: The triple helix of university-industry-government relations. Social science information, v. 42, n. 3, p. 293-337, 2003.

ETZKOWITZ, H.; LEYDESDORFF, L. The dynamics of innovation: from National Systems and “Mode 2” to a Triple Helix of university–industry–government relations. Research policy, v. 29, n. 2, p. 109-123, 2000

EVERS, G. The impact of the establishment of a university in a peripheral region on the local labour market for graduates. Regional Studies, Regional Science, v. 6, n. 1, p. 319-330, 2019.

FELSENSTEIN, D. The university in the metropolitan arena: impacts and public policy implication. Urban Studies, v. 33, n. 9, p. 1565–1580, 1996.

FONSECA, L. Designing regional development? Exploring the University of Aveiro's role in the innovation policy process. Regional Studies, Regional Science, v. 6, n. 1, p. 186-202, 2019.

GOLDSTEIN, H.; MAIER, G.; LUGER, M. The university as an instrument for economic and business development: U.S. and European comparisons. In.: DILL, D. D.; SPORN, B. (Org.) Emerging patterns of social demand and university reform: Through a glass darkly. Oxford: Pergamon, 1995, p. 105-133.

GUERRINI, D.; OLIVEIRA, R. Universidades e desenvolvimento regional: experiências internacionais e o caso das universidades comunitárias do Rio Grande do Sul. Lajeado: Editora Univates, 2016.

HOFF, D. N.; MARTIN, A. S.; SOPEÑA, M. B. Universidades e desenvolvimento regional: impactos quantitativos da Unipampa em Sant’Ana do Livramento. Redes, v. 16, n. 3, p. 157–183, set/dez, 2011.

HOFF, D. N.; PEREIRA, C. A.; DE PAULA, L. G. N. O impacto da universidade pública no desenvolvimento regional sob a luz da literatura internacional. Redes (Santa Cruz do Sul. Online), v. 22, n. 1, p. 510-527, 2017.

IBGE. Censo demográgico, 2017. Disponível em: . Acesso em: 02 jan. 2022.

LENDEL, I. The impact of research universities on regional economies: The concept of university products. Economic Development Quarterly, v. 24, n. 3, p. 210-230, 2010.

MALERBA, F. Sectoral systems of innovation and production.Proceeding of the DRUID Conference on: National Innovation Systems, Industrial Dynamics and Innovation Policy, Rebild, v. 9, n. 12, jun. 1999.

______. Sectoral systems of innovation and production.Research Policy, v. 31, p. 247-264, 2002.

______. Sectoral systems of innovation: a framework for linking innovation to the knowledge base, structure and dynamics of sectors. Econ.Innov. New Techn., v. 14, n. 1–2, jan./mar., p. 63–82, 2005.

MERRIAM, S. Qualitative research and case study apllications in education. San Francisco: Jossey-Bass, 1998.

MILLE, M. The university, knowledge spillovers and local development: the experience of a new university. Higher Education Management and Policy, v.16, n.3, 2004.

OLIVEIRA, V. G.; DEPONTI, C. M. A contribuição das universidades para o desenvolvimento regional: um estudo a partir da visão schumpeteriana de inovação e de desenvolvimento econômico In.: SIMPÓSIO IBEROAMERICANO DE COOPERACIÓN PARA EL DESARROLLO Y LA INTEGRACIÓN REGIONAL, 8., 2015, Posadas. Anais... Posadas, 2015.

PINTO, C. S. C. Indicadores Económicos do Impacto da Universidade do Minho: um contributo para a elaboração do Relatório de Sustentabilidade. 2012. 154f. Dissertação (Mestrado em Economia Industrial e da Empresa)- Escola de Economia e Gestão, Universidade do Minho, Braga, 2012.

RAMOS FILHO, A. F. Produtos universitários e desenvolvimento regional. Diversitas Journal, [S. l.], v. 7, n. 4, 2022. DOI: 10.48017/dj.v7i4.2287. Disponível em: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2287. Acesso em: 2 jan. 2023.

ROESSLER, I.; DUONG, S.; HACHMEISTER, C. Welche Missionen haben Hochschulen?: Third Mission als Leistung der Fachhochschulen für die und mit der Gesellschaft. Berlim: Centrum für Hochschulentwicklung GmbH, 2015.

SALAMZADEH, A.; SALAMZADEH, Y.; DARAEI, M. Toward a systematic framework for an entrepreneurial university: a study in Iranian context with an IPOO model. Global Business and Management Research: An International Journal, v. 3, n. 1, p. 31-37, 2011.

SALOMAA, M. Third mission and regional context: assessing universities’ entrepreneurial architecture in rural regions. Regional Studies, Regional Science, v. 6, n. 1, p. 233-249, 2019.

ZOMER, A.; BENNEWORTH, P. The rise of the university’s third mission. In.: Reform of higher education in Europe. Brill Sense, 2011. p. 81-101.


Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia