MENSURAÇÃO DA PERFORMANCE EMPRESARIAL NO TURISMO E HOSPITALIDADE: REVISÃO DA LITERATURA

Ricardo Saraiva Frio, Andressa Aguiar Victoria Brayer de Aguiar, Janara Cristina Neukamp Battisti, Lucimari Acosta Pereira

Resumo


A mensuração da performance empresarial é bastante relevante para a pesquisa e gestão das organizações. Estudos anteriores em áreas afins ao turismo apontaram que não existe uma consistência na mensuração do constructo, uma vez que várias medidas são utilizadas e existe pouca reflexão teórica acerca dessas medidas. Com isso, o objetivo do presente estudo foi realizar uma revisão da literatura acerca da mensuração da performance empresarial na pesquisa de turismo e hospitalidade. A partir do fator de impacto da revista, selecionou-se os cinco periódicos mais citados, além da base de publicações em turismo, com um recorte temporal de 2010 a 2019. Os resultados apresentaram um elevado número de medidas utilizadas, algumas específicas aos setores de turismo e hospitalidade e uma concentração de estudos voltados à hotelaria e restauração. Entende-se que a consolidação da pesquisa sobre performance empresarial no turismo passará pela maior utilização do conhecimento de áreas mais consolidadas na mensuração de performance empresarial (estratégia, finanças e marketing), uso de medidas de performance que não sejam específicas ao turismo e hospitalidade e maior emprego de medidas de performance relacionadas com o consumidor.

Texto completo:

PDF

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia