MOTIVAÇÕES E FATORES QUE INFLUENCIAM INTENÇÃO DE COMPRA NOS E-MARKETPLACES

Patrick Wendell Barbosa Lessa, Carlos Leandro Soares Vieira, Ingrid Mazza Matos

Resumo


O artigo busca entender quais fatores influenciam a intenção de compra nos e-marketplaces. Para isto, foram analisadas as principais motivações de compras online, os aspectos visuais, a praticidade das plataformas e as formas de comunicação que induzem o comportamento do consumidor. Com o intuito de realizar esta análise, foram entrevistadas 20 pessoas que compraram algum produto, na pandemia, em alguma dos seguintes e-marketplaces: Amazon® (5), Lojas Americanas® (8), Magazine Luiza® (7). Como principais descobertas, notou-se que as principais motivações existentes para a compra online não se dão apenas pelo o preço do produto, mas, também, pelo o preço do frete e o tempo de entrega. Além disso, os aspectos visuais e a forma como os produtos estão dispostos nas plataformas influenciam a decisão do consumidor.  Ademais, outro fator que influencia o comportamento do consumidor é o modo de comunicação que as empresas possuem para com os seus clientes. Este artigo oferece contribuições teóricas no que se refere ao avanço do entendimento das principais motivações e fatores que influenciam na forma que os consumidores pautam sua decisão de compra, como também apresenta contribuições práticas, uma vez que mostra distintos fatores que podem influenciar na escolha dos consumidores por determinada loja.


Palavras-chave


intenção de compra online; e-commerce; Covid-19; pandemia

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