INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E LIDERANÇA: POSSÍVEIS CAMINHOS E DESAFIOS A SEREM TRILHADOS

Sandro Roberto Ferrari, Tatiana Ghedine

Resumo


Este artigo objetiva analisar a produção científica publicada em periódicos nacionais e internacionais sobre os temas Inteligência Emocional (IE) e Liderança, a partir de uma revisão sistemática da literatura, com base em 60 artigos científicos extraídos das bases de dados Google Acadêmico, Scopus e Web of Science. Principais tópicos analisados: obras mais referenciadas, autores que mais publicaram e que mais foram referenciados, ambiente de pesquisa, objetivos das pesquisas e lacunas apontadas pelos autores. Constatou-se uma maior produção científica publicada em periódicos internacionais sobre os temas IE e Liderança, além da predominância das referências serem de autores internacionais, evidenciando a necessidade de avanços nos estudos desse campo no Brasil. A relação apresentada dos objetivos dos artigos empíricos analisados indica que as pesquisas estão buscando obter uma maior quantidade de informações que suportem a sistematização do conhecimento para a criação futura de algo novo e original que possa mais adiante ser validado, corroborando com as lacunas de pesquisas apontadas nos artigos. Espera-se que esta análise contribua para uma melhor compreensão dos caminhos já trilhados e dos desafios que se apresentam para o futuro, envolvendo estas temáticas (IE e liderança).


Palavras-chave


Inteligência Emocional; Liderança, Revisão Sistemática da Literatura.

Texto completo:

PDF

Referências


ACKLEY, D. Emotional intelligence: A practical review of models,measures, and applications. Consulting Psychology Journal, v. 68, n. 4, p. 269-286, 2016.

ARRUDA, J. R.; MORAES, J. P.; COLLING, T. Desenvolvendo capacidades da inteligência emocional através do coaching. Saber Humano, v. 8, n. 12, p. 92-112, 2018.

BABA, M. M.; MAKHDOOMI, U. M.; SIDDIQI, M. A. Emotional Intelligence and Transformational Leadership Among Academic Leaders in Institutions of Higher Learning. Global Business Review, 2019.

BADRI-HARUN, A. et al. Emotional intelligence as mediator between leadership styles and leadership effectiveness: A theoretical framework. International Review of Management and Marketing, v. 6, n. 1, p. 116-121, 2016.

BANISTER, D. J.; VAN WEE, B. How to write a literature review paper. Transport Reviews, 2015.

BARBOSA, F. L. S. et al. Fatores determinantes da inteligência emocional no contexto industrial. Qualitas Revista Eletrônica, v. 17, n. 3, p. 86-103, 2016.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. . Lisboa: Edições 70, 1977.

BARLING, J.; SLATER, F.; KEVIN KELLOWAY, E. Transformational leadership and emotional intelligence: an exploratory study. Leadership & Organization Development Journal, v. 21, n. 3, p. 157-161, 2000.

BILGINOĞLU, E.; YOZGAT, U. Impact of strategic leadership on organizational performance, strategic orientation and operational strategy. Management Science Letters, v. 8, n. 12, p. 1331-1344, 2018.

BLOOM, Paul. Intention, history, and artifact concepts. Cognition, v. 60, n. 1, p. 1-29, 1996.

BLOOM, Benjamin S. What We're Learning about Teaching and Learning: A Summary of Recent Research. Principal, v. 66, n. 2, p. 6-10, 1986.

BRACKETT, M. A.; SALOVEY, P. Measuring emotional intelligence with the Mayer-Salovery-Caruso Emotional Intelligence Test (MSCEIT). Psicothema, v. 18, p. 34-41, 2006.

CARUSO, D. R.; SALOVEY, P. Liderança com Inteligência Emocional. Liderando e administrado com competência e eficácia. São Paulo: M. Books do Brasil Editora Ltda, 2007.

CAVAZOTTE, F.; MORENO, V.; HICKMANN, M. Effects of leader intelligence, personality and emotional intelligence on transformational leadership and managerial performance. Leadership Quarterly, v. 23, n. 3, p. 443-455, 2012.

CHOPRA, P. K.; KANJI, G. K. Emotional intelligence: A catalyst for inspirational leadership and management excellence. Total Quality Management and Business Excellence, v. 21, n. 10, p. 971-1004, 2010.

DA SILVA, L. D.; CORRÊA, R. P. A inteligência Emocional como ferramenta para melhoria dos resultados organizacionais. Revista Empreenda, v. 3, n. 1, 2019.

DA SILVA, N. M. C. et al. A inteligência emocional: da clarificação do constructo à sua aplicabilidade ao exercício da liderança. Psychological, n. 52-II, p. 623-642, 2010.

DOMINGUES, J. et al. Inteligência emocional do funcionário como substituto da liderança transformacional. Revista Ciências Administrativas ou Journal of Administrative Sciences, v. 24, n. 3, 2018.

DRISCOLL, Mercy P. Psychology of learning for instruction. Needham. MA: Allyn & Bacon, 2000.

DULEWICZ, V.; HIGGS, M. Can emotional intelligence be measured and developed? Leadership & Organization Development Journal, v. 20, n. 5, p. 242-253, 1999.

EDELMAN, P.; VAN KNIPPENBERG, D. Emotional intelligence, management of subordinate’s emotions, and leadership effectiveness. Leadership Organization Development Journal, v. 39, n. 5, p. 592-607, 2018.

EKMAN, P. A linguagem das emoções. . São Paulo: Luna de Papel, 2011.

GARDNER, L.; STOUGH, C. Examining the relationship between leadership and emotional intelligence in senior level managers. Leadership organization development journal, v. 23, n. 2, p. 68-78, 2001.

FERRAZ, Ana Paula do Carmo Marcheti; BELHOT, Renato Vairo. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gestão & Produção, v. 17, n. 2, p. 421-431, 2010.

GOLEMAN, D. Inteligência Emocional. Rio de Janeiro: Objetiva, 1995.

GOLEMAN, D.; BOYATZIS, R.; MCKEE, A. O poder da Inteligência Emocional. Rio de Janeiro: Campos, 2002.

______. O poder da inteligência emocional: Como liderar com sensibilidade e eficiência. 2018.

GONZAGA, A. R.; MONTEIRO, J. K. Inteligência emocional e qualidade de vida em gestores brasileiros. Avaliaçao Psicologica, v. 10, n. 2, p. 117-127, 2011a.

______. Inteligência emocional no Brasil: um panorama da pesquisa científica. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 27, n. 2, p. 225-232, 2011b.

GROVES, K. S.; MCENRUE, M. P.; SHEN, W. Developing and measuring the emotional intelligence of leaders. Journal of Management Development, v. 27, n. 2, p. 225-250, 2008.

HANSEN, R. et al. Inteligência emocional e engajamento no ambiente de trabalho: Estudo empírico a partir de gestores e equipes. Revista Gestão Organizacional, v. 11, n. 1, 2018.

HUMPHREY, R. H. The many faces of emotional leadership. The leadership quarterly, v. 13, n. 5, p. 493-504, 2002.

JAMSHED, S.; MAJEED, N. Relationship between team culture and team performance through lens of knowledge sharing and team emotional intelligence. Journal of Knowledge Management, v. 23, n. 1, p. 90-109, Jan 2019.

JIMÉNEZ, M. Leadership style, organizational performance, and change through the lens of emotional intelligence. Foundations of Management, v. 10, n. 1, p. 237-250, 2018.

KIM, H.; KIM, T. Emotional Intelligence and Transformational Leadership: A Review of Empirical Studies. Human Resource Development Review, v. 16, n. 4, p. 377-393, 2017.

KRATHWOHL, David R. A revision of Bloom's taxonomy: An overview. Theory into practice, v. 41, n. 4, p. 212-218, 2002.

LEE, Y. H. Emotional intelligence, servant leadership, and development goal orientation in athletic directors. Sport Management Review, v. 22, n. 3, p. 395-406, Jun 2019.

LEITE, E. D.; DA SILVA, M. J. P.; DE AGUIAR PONTES, P. H. O uso da inteligencia emocional como ferramenta da gestão pública na tomada de decisões. Revista Psicologia Saberes, v. 8, n. 11, p. 305-319, 2019.

LI, Z. D. et al. Combinative aspects of leadership style and emotional intelligence. Leadership & Organization Development Journal, v. 37, n. 1, p. 107-125, 2016.

LONE, M. A.; LONE, A. H. Does emotional intelligence predict leadership effectiveness? An exploration in non-Western Context. South Asian Journal of Human Resources Management, v. 5, n. 1, p. 28-39, 2018.

MELLO, S. P. T., FONSECA, D. W. T., & SANTOS, A. C. (2015). “Análise bibliométrica da produção científica sobre competências e gestão por competências nos encontros de gestão de pessoas e relações de trabalho - EnGPR-ANPAD”, in V EnGPR, Salvador.

MIAO, C.; HUMPHREY, R. H.; QIAN, S. Emotional intelligence and authentic leadership: a meta-analysis. Leadership and Organization Development Journal, v. 39, n. 5, p. 679-690, 2018.

MUYIA, H. M.; KACIREK, K. An empirical study of a leadership development training program and its impact on emotional intelligence quotient (EQ) scores. Advances in Developing Human Resources, v. 11, n. 6, p. 703-718, 2009.

PALMER, B. et al. Emotional intelligence and effective leadership. Leadership & Organization Development Journal, v. 22, n. 1, p. 5-10, 2001.

PANDEY, R.; RATHORE, S. The Role of Emotional Intelligence on Transformational Leadership. International Journal of Asian Business and Information Management, v. 6, n. 2, p. 50-58, Apr-Jun 2015.

PINTO, Adilson-Luiz et al. Comparação da Lei de Zipf em conteúdos textuais e discursos orais. Profesional de la Información, v. 24, n. 2, p. 157-167, 2015.

SALOVEY, P.; MAYER, J. D. Emotional intelligence. Imagination, Cognition Personality and Individual Differences, v. 9, n. 3, p. 185-211, 1990.

SANTOS, J. V. et al. Inteligência emocional: Revisão internacional da literatura. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, v. 9, n. 2, p. 78-99, 2018.

SCHLAERTH, A.; ENSARI, N.; CHRISTIAN, J. A meta-analytical review of the relationship between emotional intelligence and leaders' constructive conflict management. Group Processes & Intergroup Relations, v. 16, n. 1, p. 126-136, Jan 2013.

SILVA, E. S. et al. Inteligência emocional e liderança fatores preponderantes nas relações interpessoais das organizações. Revista Interfaces: Saúde, Humanas e Tecnologia, v. 3, n. 8, 2015.

SILVA, L. H. ; GHEDINE, T. (2019). Os caminhos da Competência Coletiva. In: EnANPAD, 2019, São Paulo/SP.

SINGH, S. K. Competing through leadership: The role of Emotional Intelligence. International Journal of Work Organisation and Emotion, v. 2, n. 2, p. 173-185, 2007.

SOSIK, John J.; MEGERIAN, Lara E. Understanding leader emotional intelligence and performance: The role of self-other agreement on transformational leadership perceptions. Group & organization management, v. 24, n. 3, p. 367-390, 1999.

TAI, M. K.; KAREEM, O. A. The relationship between emotional intelligence of school principals in managing change and teacher attitudes towards change. International Journal of Leadership in Education, v. 22, n. 4, p. 469-485, 2019.

UGOANI, J. N. N.; AMU, C. U.; KALU, E. O. Dimensions of Emotional Intelligence and Transformational Leadership: A Correlation Analysis. Independent Journal of Management & Production, v. 6, n. 2, p. 563-584, Apr-Jun 2015.

VANI, M.; SANKARAN, H.; PRAVEEN KUMAR, S. The essence of emotional intelligence in enhancing leadership effectiveness. International Journal of Engineering and Advanced Technology, v. 8, n. 6 Special Issue 2, p. 43-45, 2019.

VASCONCELLOS, C. G. N.; DA SILVA, M. E. Inteligência emocional de líderes em empresa de confecção. Revista Reuna, v. 19, n. 4, p. 81-106, 2014.

WEINBERGER, L. A. Emotional intelligence, leadership style, and perceived leadership effectiveness. Advances in Developing Human Resources, v. 11, n. 6, p. 747-772, 2009.

WIRAWAN, H.; TAMAR, M.; BELLANI, E. Principals’ leadership styles: the role of emotional intelligence and achievement motivation. International Journal of Educational Management, v. 33, n. 5, p. 1094-1105, 2019.

YUKL, G. Leadership in organizations 8.NJ: Prentice-Hall.: Upper Saddle River, 2013.

ZHANG, L.; CAO, T.; WANG, Y. The mediation role of leadership styles in integrated project collaboration: An emotional intelligence perspective. International Journal of Project Management, v. 36, n. 2, p. 317-330, 2018.


Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia