DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DO EMPREENDEDORISMO NAS CIDADES INTERIORANAS DE BRASIL E PORTUGAL

Karin Vieira da Silva, Cristina Martins, Anderson Sasaki Vasques Pacheco

Resumo


O empreendedorismo vem sendo apresentado como uma alternativa potencial para o fomento do crescimento econômico e do desenvolvimento. Nesse âmbito, acredita-se que as instituições de ensino superior podem contribuir substancialmente ao criarem condições favoráveis para o estímulo do empreendedorismo entre os seus alunos.  Assim, o objetivo deste artigo é analisar os índices de empreendedorismo entre os alunos diplomados em administração/gestão da Universidade Aberta do Brasil e de Portugal, em regiões específicas no interior de ambos os países. Para tanto, foram realizadas entrevistas e aplicados questionários em diplomados entre os anos de 2010 e 2014, residentes em seis cidades brasileiras e quatro portuguesas. Os dados qualitativos foram tratados por meio da análise de conteúdo e os quantitativos mediante análise descritiva e testes de associação. Os resultados sugerem que, embora a relação entre universidade e desenvolvimento de empreendedores, e igualdade de gênero careça de maior robustez, sobretudo no Brasil, a educação a distância apresenta contributos para o desenvolvimento de tais regiões, uma vez que os consideráveis índices de empreendedorismo entre os alunos podem contribuir para dinamizar os arranjos sociais e econômicos locais.


Palavras-chave


Empreendedorismo; Educação a distância; Desenvolvimento; Igualdade de gênero

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