CULTURA DE INOVAÇÃO: REVISÃO DE LITERATURA DAS PUBLICAÇÕES QUALIS A1 A B2 DE 2009 A 2019

Adriane Barbosa Gimenez, Heila Magali da Silva Veiga

Resumo


Resumo

Cultura de inovação é um construto valorizado porque é um meio utilizado pelas organizações para se manterem competitivas no mercado econômico, todavia a despeito da relevância teórica e prática do conceito ele se encontra em estágio de construção. Trata-se de um fenômeno multidimensional, compreende a cultura organizacional que endossa e oferece suporte, nos diversos níveis da organização, à inovação. Assim, considerando a relevância teórica e prática da temática, o presente artigo teve como objetivo realizar uma revisão da literatura científica sobre cultura de inovação, no período de 2009 a 2019, dos artigos publicados nos periódicos melhor avaliados das áreas de Psicologia e Administração (A1 a B2), conforme a avaliação no último quadriênio de avaliação dos periódicos (2013-2016) da base de dados Periódicos da Plataforma Qualis Capes. Foram identificados 21 artigos, sendo oito quantitativos, dez qualitativos, três mistos. No que diz respeito às medidas de cultura de inovação se observa que os instrumentos apresentam uma visão multidimensional, com qualidade psicométrica e estreita relação com a cultura organizacional, embora ainda recentes na literatura. Os achados mostram que essa variável ainda está em fase de formação, embora se direcione para a importância do envolvimento das pessoas para sedimentar a prática da cultura de inovação. Fato esse, que contribui para a competitividade e desenvolvimento econômico. A partir da análise dos trabalhos são propostas novas investigações.

Palavras-chave: Cultura Organizacional, Inovação, Cultura.


Palavras-chave


Cultura Organizacional; Inovação; Cultura

Texto completo:

PDF

Referências


AITHAL, R. K. Book essay on unrelenting innovation: how to create a culture for market dominance. Journal of Business Research, v. 68, n.2, p. 322-325, 2015. doi: 10.1016/j.jbusres.2014.07.001

BARALE, R. F., & SANTOS, B. R. Cultura organizacional: revisão sistemática da literatura. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, v. 17, n. 2, p. 129-136, 2017. doi: 10.17652/rpot/2017.2.12854

BESSI, V. G. Estudo da inovação e da cultura organizacional em indústrias de pequeno e médio porte da região do vale do Rio dos Sinos, no Rio Grande do Sul. Gestão & Planejamento, v. 16, n. 2, p. 262-280, 2015. Disponível em: http://www.spell.org.br/documentos/ver/37056/estudo-da-inovacao-e-da-cultura-organizacional-em-industrias-de-pequeno-e-medio-porte-da-regiao-do-vale-do-rio-dos-sinos--no-rio-grande-do-sul--/i/pt-br

BOCK, A. J., OPSAHL, T., GEORGE, G., & GANN, D. M. The effects of culture and structure on strategic flexibility during business model innovation. Journal of Management Studies, v. 49, n. 2, p. 279-305, 2012. https://doi.org/10.1111/j.1467-6486.2011.01030.x

BRUNO-FARIA, M. DE F., & FONSECA, M. V. DE A. Medida da cultura de inovação: uma abordagem sistêmica e estratégica com foco na efetividade da inovação. Revista de Administração e Inovação, v. 12, n. 3, p. 56-81, 2015. https://doi.org/10.11606/rai.v12i3.101235

BRUNO-FARIA, M. DE F., & FONSECA, M. V. DE A. Cultura de inovação: conceitos e modelos teóricos. Revista de Administração Contemporânea, v. 18, n. 4, p. 372-396, 2014a. https://doi.org/10.1590/1982-7849rac20141025

BRUNO-FARIA, M. DE F., & FONSECA, M. V. DE A. Medidas de cultura de inovação e de cultura organizacional para análise da associação com inovação. Revista de Administração e Inovação, v. 11, n. 3, p. 30-55, 2014b. https://doi.org/10.11606/rai.v11i3.100214

BURDON, S.; KANG, K. & MOONEY, G. Decoding Success Factors of Innovation Culture. In book: Disruptive Technology, pp.477-490, 2020. DOI: 10.4018/978-1-5225-9273-0.ch023

CANUTO, C.; DE CASTRO VITTI, V.; CANER, G.; CRUZ BASSO, L. F. Inovação na América Latina: temas e metodologias emergentes - Innovation in Latin America: emerging themes and methodologies. Cuyonomics. Investigaciones en Economía Regional, p. 14-44, 31 jul. 2018. Disponível em: http://revistas.uncu.edu.ar/ojs/index.php/cuyonomics/article/view/1331/852

DAVIES, M.; BUISINE, S. Innovation Culture in Organizations. In book: Science, Technology and Innovation Culture, p. 101-115, 2018. DOI: 10.1002/9781119549666.ch6

DOBNI, C. B. Measuring innovation culture in organizations: the development of a generalized innovation culture construct using exploratory factor analysis. European Journal of Innovation Management, v. 11, n. 4, p. 539-559, 2008. doi: 10.1108/14601060810911156

EREZ, M., VAN DE VEN, A. H., & LEE, C. Contextualizing creativity and innovation across cultures. Journal of Organizational Behavior, v. 36, n. 7, p. 895-898, 2015. http://dx.doi.org/10.1002/job.2042

FIGUEIREDO, J. C. B., & GRIECO, A. M. O papel da inovação aberta na internacionalização de empresas em rede: o caso Brasil Foods. Revista de Administração e Inovação, v. 10, n. 4, p. 63-84, 2013. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79344

FLEURY, M. T. L. Estórias, mitos, heróis - cultura organizacional e relações do trabalho. Revista de Administração de Empresas, v. 27, n. 4, p. 7-18, 1987. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75901987000400003

GREEN, W., & CLULEY, R. The field of radical innovation: making sense of organizational cultures and radical innovation. Industrial Marketing Management, v. 43, n. 8, p. 1343-1350, 2014. https://doi.org/10.1016/j.indmarman.2014.08.008

HOFSTEDE, G. Dimensionalizing cultures: the Hofstede model in context. Online Readings in Psychology and Culture, v. 2, n. 1, p. 1-26, 2011. https://doi.org/10.9707/2307-0919.1014

HOGAN, S. J., & COOTE, L. V. Organizational culture, innovation, and performance: a test of Schein's model. Journal of Business Research, v. 67, n. 8, 1609-1621, 2014. http://dx.doi.org/10.1016/j.jbusres.2013.09.007

JANIUNAITE, B., & PETRAITE, M. The relationship between organizational innovative culture and knowledge sharing in organization: the case of technological innovation implementation in a telecommunication organization. Socialiniai Mokslai, v. 3, n. 69, p. 14-23, 2010. Disponível em: https://aleph.library.lt:443/F/?func=direct&doc_number=000028825&local_base=LITLI

JARDON, C. M. Human Capital as Source of Innovativeness in Subsistence Small Businesses. Journal of Technology Management & Innovation, v.11, n. 3, p. 59-66, 2016. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-27242016000300007

KLEIN, K. J. & KNIGHT, A.P. Innovation Implementation: Overcoming the Challenge. Current Directions in Psychological Science, v 14, n 5, p. 243-246, 2005. https://doi.org/10.1111/j.0963-7214.2005.00373.x

LAURIANO, N. G. A inovação como impulso à inversão da condição de atraso: uma realidade para o caso brasileiro?. Revista Alcance, v. 26, n. 3, p.348-362, 2019 DOI: https://doi.org/10.14210.alcance.v26n3(set/dez).p348-362

MACEDO, M. A., MIGUEL, P. A. C., & FILHO, N. C. A caracterização do design thinking como um modelo de inovação. Revista de Administração e Inovação, v. 12, n. 3, p. 157-182, 2015. https://doi.org/10.11606/rai.v12i3.101357

MACHADO, D. D. P. N.; CARVALHO, L. C., & HEINZMANN, L. M. Ambiente favorável ao desenvolvimento de inovações e cultura organizacional: Integração de duas perspectivas de análise. Revista de Administração da Universidade de São Paulo, v. 47, n. 4, p. 715-729, 2012. https://doi.org/10.5700/rausp1069

MACHADO, D. D. P. N., GOMES, G., TRENTIN, G. N. S., & SILVA, A. Cultura de inovação: elementos da cultura que facilitam a criação de um ambiente inovador. Revista de Administração e Inovação, v. 10, n. 4, p. 164-182, 2013. https://doi.org/10.5773/rai.v10i4.978

MARTINS, E. C., & TERBLANCHE, F. Building organisational culture that stimulates creativity and innovation. European Journal of Innovation Management, v. 6, n. 1, p. 64-74, 2003. https://doi.org/10.1108/14601060310456337

MONTEIRO, A. S., PALMA, P. J., & LOPES, M. P. Como os gigantes aprendem a dançar: o papel mediador do capital empreendedor na relação entre cultura de inovação e desempenho. Revista de Administração e Inovação, v. 9, n. 4, p. 44-67, 2012. https://doi.org/10.5773/rai.v9i4.726

MORAES, M. B., MIRANDA, M. A. S., OLIVEIRA, E. A. A. Q., & SANTOS, E. M. Cultura de inovação em micro e pequenas empresas dos setores aeronáutico e de tecnologia da informação. Exacta, v. 15, n. 3, p. 441-456, 2017. doi: 10.5585/ExactaEP.v15n3.7082

MORAES, C. A., SOUZA, S. S., COSTA, A. C. F., & COSENTINO, H. M. Configuração e cultura organizacional, cooperação e inovação: análise de um modelo de equações estruturais em empresas fabricantes de equipamentos médicos. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa (RECADM), v. 10, n. 1, p. 111-127, 2011. https://doi.org/10.5329/RECADM.20111001008

MORSCHEL, E. L., REIS, D. R., MATOS, E. A. S. A., & COSTA, V. L. A influência da cultura organizacional no processo de inovação: o caso da Águia Sistemas de Armazenagem em Ponta Grossa, Paraná. Revista de Administração e Inovação, v. 10, n. 2, p. 219-237, 2013. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79323

NAGANO, M. S., STEFANOVITZ, J. P., & VICK, T. E. O contexto organizacional como aporte à inovação: um viés comparativo de casos em empresas brasileiras. Gestão e Produção, v. 21, n. 3, p. 477-490, 2014. https://dx.doi.org/10.1590/0104-530X510

NARANJO-VALENCIA, J. C., JIMÉNEZ-JIMÉNEZ, D., & SANZ-VALLE, R. Innovation or imitation? The role of organizational culture. Management Decision, v. 49, n. 1, p. 55-72, 2011. https://doi.org/10.1108/00251741111094437

PALAZZESCHI, L.; BUCCI, O.; DI FABIO. A Re-thinking Innovation in Organizations in the Industry 4.0 Scenario: New Challenges in a Primary Prevention Perspective. Department of Education and Psychology. Psychology Section, University of Florence, Florence, Italy, v.9, article 30, p. 1-6, 2018. doi: 10.3389/fpsyg.2018.00030

PETRAKIS, P. E., KOSTIS, P. C., & VALSAMIS, D. G. Innovation and competitiveness: culture as a long-term strategic instrument during the European Great Recession. Journal of Business Research, v. 68, n. 7, p. 1436-1438, 2015. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2015.01.029

PIMENTEL, R. Cultura de Inovação em uma Escola de Negócios: um estudo inspirado pela teoria da prática. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, v. 18, n.1,p. 63-84, 2019.DOI: http://dx.doi.org/10.21529/RECADM.2019003

POWELL, A. B. Open culture and innovation: integrating knowledge across boundaries. Media, Culture & Society, v. 37, n. 3, p. 376-393, 2015. https://doi.org/10.1177/0163443714567169

ROSA, J. P., ROSA, S. S., & ANTONIOLLI, P. D. A estratégia da inovação, a chave para o desenvolvimento: uma comparação entre a realidade brasileira e americana. Iberoamerican Journal of Industrial Engineering, v. 10, n. 19, p. 157-176, 2018. Disponível em: http://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/IJIE/article/view/v10n1901

ROTHWELL, R. Towards the fifth‐generation innovation process. International Marketing Review, v. 11 n. 1, pp. 7-31, 1994. https://doi.org/10.1108/02651339410057491

SANTOS, A., ZACCARIA, R. B., GRAZIANO, G. O., & PITOMBO, T. C. D. T. Estratégia de fomento à cultura de inovação: Uma abordagem sobre o Programa ALI do Sebrae/SP. Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho, v. 13, n. 3, p. 58-75, 2016. http://dx.doi.org/10.12819/2016.13.3.3

SANTOS, J. V., & GONÇALVES, G. A cultura organizacional: o impacto visível de uma dimensão invisível. Psico, v. 41, n. 3, p. 393-398, 2010. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/revistapsico/ojs/index.php/revistapsico/article/view/8167

SCHEIN, E. H. Coming to a new awareness of organizational culture. Magazine MIT Sloan Management Review, v. 25, n. 2, p. 3-16, 1994. Disponível em: https://sloanreview.mit.edu/article/coming-to-a-new-awareness-of-organizational-culture/

SCHERTLIN, P. Innovation Culture - Challenges and Opportunities. Friedrich-Alexander-University of Erlangen-Nürnberg, p.1-20, 2018. Disponível, em https://www.researchgate.net/publication/330882387.

SILVA, E., & VALENTIM, M. L. P. A contribuição dos sistemas de inovação e da cultura organizacional para a geração de inovação. Informação & Informação, v. 23, n. 1, p. 450-466, 2018. http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2018v23n1p450

SILVA, M. V. G. DA. Inovação e intraempreendedorismo: abordagens, dimensões e delimitações no nível organizacional à luz da literatura internacional. Revista Capital Científico, v. 17, n. 1, p. 109-123, 2019. doi: 10.5935/2177-4153.20190007

SILVA, D. O., BAGNO, R. B., & SALERNO, M. S. Modelos para a gestão da inovação: revisão e análise da literatura. Production, v. 24, n. 2, p. 477-490, 2014. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65132013005000059

SLAPPENDEL, C. Perspectives on innovation in organizations. Organization Studies, v. 17, n. 1, p. 107-129, 1996. https://doi.org/10.1177/017084069601700105

SOUZA, A. L. L., FONSECA, M. V. A., & BRUNO-FARIA, M. F. Avaliação de condições propícias à inovação de empresas graduadas por incubadora universitária. Revista Livre de Sustentabilidade e Empreendedorismo, v. 2, n. 4, p. 206-228, 2017. Disponível em: http://www.relise.eco.br/index.php/relise/article/view/105/103

TAMAYO, A., MENDES, A. M., & PAZ, M. G. T. DA. Inventário de Valores Organizacionais. Estudos de Psicologia, v. 5, n. 2, p. 289-315, 2000. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2000000200002

UCAR, E. Local creative culture and corporate innovation. Journal of Business Research, v. 91, p. 60-70, 2018. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2018.05.040

VALLADARES, P. S. D. DE A., VASCONCELLOS, M. A. DE, & DI SERIO, L. C. Capacidade de inovação: revisão sistemática da literatura. RAC- Revista de Administração Contemporânea, v. 18, n. 5, p. 598-626, 2014. https://dx.doi.org/10.1590/1982-7849rac20141210

VILTARD, L. A. & ACEBO, M. N. Developing an innovative culture in argentinean sme. Independent Journal Of Management & Production (IJM&P), v. 11, n. 3, p. 853-879, 2020. DOI: 10.14807/ijmp.v11i3.1064

ZALTMAN, G.; DUNCAN, R.; HOLBEK, J. Innovations and organizations. New York: Willey, 1973.


Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia