TURISMO CEMITERIAL: UM ESTUDO SOBRE AS EXPERIÊNCIAS NO CEMITÉRIO DA CONSOLAÇÃO A PARTIR DO TRIPADVISOR
Resumo
Esse artigo tem como principal objetivo examinar a experiência do turismo cemiterial usando o modelo de economia da experiência, também conhecido como 4Es (entretenimento, educacional, escapismo e estética) aplicado ao Cemitério da Consolação (São Paulo). Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa quantitativa. Para a coleta de dados utilizou-se software minerador de dados, WebHeavy. Este estudo avaliou 94 comentários postado no TripAdvisor por turistas e visitantes do Cemitério da Consolação (SP) entre 2013 e 2018. Para a categorização dos comentários utilizou-se o software Microsoft Excel utilizando 1 para comentários positivos, 0 para ausentes ou neutros e -1 para negativos. E por fim utilizou a Análise Regressão Linear através do SPSS (22). Os resultados mostram que as experiências são majoritariamente positivas. Dentre das quatro dimensões do arcabouço conceitual, predominam as experiências relacionadas às dimensões educação e entretenimento, porém apenas a dimensão educacional teve relação significativa com a experiência. A dimensão que teve mais comentários negativos foi a estética. Além disso, emergiram novas subdimensões a partir da análise em profundidade nos comentários. Se destacaram as subdimensões: Arte tumular, personalidades, passeio histórico e cultural e arquitetura.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ADDIS, M.; HOLBROOK, M. B. On the Conceptual Link between Mass Customisation and Experiential Consumption: An Explosion of Subjectivity. Journal of Consumer Behaviour, v. 1, 50-66. 2001.
BABIC, D.; BINGULA, M. Interpretation at Special Places: Mirogoj Cemetery. Procedia – Social and Behavioral Sciences, v. 188, p. 186-192. 2015.
BARBOSA, M. L. A. Turismo de Excentricidades. In: PANOSSO NETO, Alexandre; ANSARAH, Marilia Gomes dos Reis. Segmentação de Mercado Turístico: Estudos, Produtos e Perspectivas. Barueri: Manole, 2009. Cap. 20. p. 329-348.
BENI, M. C. “Turismo: Planejamento Estratégico e Capacidade de Gestão”. Documentação temática. Caxias do sul, 12, 13 de novembro de 2014.
GASTAL, S.; MOESCH, M. Turismo, políticas públicas e cidadania. Aleph. 2007.
JACOBS, C. F. Folk for whom? Tourist guidebooks, local color, and the spiritual churches of New Orleans. Journal of American Folklore, v. 114, n. 453, p. 309-330. 2001.
GRIMES, M. Nielsen: global consumers' trust in ‘earned’ advertising grows in importance. http://www.nielsen.com/us/en/press-room/2012/nielsen-global-consumers-trust-in-earned-advertising-grows.html. 2012. Acesso em 01 de maio, 2019.
KUZMICKAS, L. Estado de conservação dos monumentos pétreos do Cemitério da Consolação, São Paulo. Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo. 2013.
KLADOU, S.; MAVRAGANI, E. L. E. N. I. Assessing destination image: online marketing approach and the case of TripAdvisor. Journal of Destination Marketing & Management, v. 4, n.1, p. 187-193. 2015.
LARSEN, S. Aspects of a Psychology of the Tourist Experience. Scandinavian Journal of Hospitality and Tourism, v. 7, n. 1, p. 7-18. 2007.
LEVITTT, L. Solemnity and celebration: dark tourism experiences at Hollywood forever cemetery. Journal of Unconventional Parks, Tourism & Recreation Research, v. 4, n. 1, p. 20-26. 2012.
LEOTI, A.; PEREIRA, T.; TRICÁRICO, L. T.; ROSSINI, D. M. Cemitério do Imigrande de Joinville/SC: Um estudo acerca das emoções expressadas no TripAdvisor. Revista Turydes: Turismo y Desarrollo, Sl, v. 12, n. 26, p.1-18, jun. 2019.
MARQUES, J. A. M. Turismo cemiterial - o «porquê» e o «onde». Revista Turismo & Desenvolvimento, 29. 2018.
MCDOWELL, S. Heritage, Memory and Identity. Research Companions, Hampshire. pp. 37-55. 2008.
MORENO, T. M. O Sagrado e o Profano: o cemitério na cidade de São Paulo. Revista Cordis, São Paulo, p. 1-11, 2008.
NETTO, A. P. O que é turismo. São Paulo: Brasiliense, 2013.
NETTO, A. P. Perspectiva Crítica do Turismo: Proposições Éticas e Filosóficas a Partir da Realidade Latino-Americana. Revista do Centro de Pesquisa e Formação, v. 1, p.9-21, jun. 2018.
O'CONNOR, P. Managing a hotel's image on TripAdvisor. Journal of Hospitality. Marketing and Management, v. 19, n. 7, p. 754–772. 2010.
OH, H.; FIORE, A. M.; JEOUNG, M. Measuring experience economy concepts: Tourism applications. Journal of Travel Research, v. 46, n. 2, p. 119-132. 2007.
PINE, B. J.; GILMORE, H. J. Welcome to the Experience Economy. Harvard Business Review, v. 76, n. 4, p. 97-105. 1998.
PINE, B. J.; GILMORE, J. H. The Experience Economy: Work is Theatre & Every Business a Stage. (1 ed.). Boston, MA: Harvard Business School Press. 1999.
PUERTO, C. B. D. Turismo em Cemitério: o cemitério como patrimônio e atrativo turístico, considerando a trama morte e vida nas necrópoles. 2016. 156 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-graduação em Turismo e Hospitalidade, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2016.
PUERTO, C. D.; BAPTISTA, M. L. Espaço cemiterial e Turismo: campo de ambivalência da vida e morte. Revista Iberoamericana de Turismo- RITUR, v. 5, n. 1, p. 42-53. 2015.
QUADRI-FELITTI, D. L.; FIORE, A. M. Destination loyalty: Effects of wine tourists’ experiences, memories, and satisfaction on intentions. Tourism and Hospitality Research, v. 13, n. 1, p. 47-62. 2013.
RITCHIE, B; TUNG, V.; RITCHIE, R. Tourism experience management research. International Journal of Contemporary Hospitality Management, v. 23, n. 4, p. 419-438. 2011.
SEATON, T. Purposeful otherness: approaches to the management of thanatourism. Channel View: Bristol, 2009. 75-108p.
SCHMITT, B. H. Experiential Marketing. Journal of Marketing Management, v. 15, n. 1, p. 53-67. 1999.
SPALDING, M.; PARRETT, C. L. Global patterns in mangrove recreation and tourism. Marine Policy, v. 110, p.1-8, 2019.
STONE, P. Dark Tourism and the cadaveric carnival: mediating life and death narratives at gunther von hagens’ body worlds. Journal Current Issues in tourism. 14. 2011.
THANH, T.; KIROVA, T. Wine tourism experience: A netnography study. Journal of Business Research, v. 83, n. 1, p. 30-37. 2018.
VALLADARES, C. P. Arte e sociedade nos cemitérios brasileiros. Conselho Federal de Cultura – Departamento de Imprensa Nacional, 2. 1972.
XIANG, Z.; GRETZEL, U. Role of social media in online travel information search. Tourism Management, v.31, p. 179-188. 2010.