TURISMO CEMITERIAL: UM ESTUDO SOBRE AS EXPERIÊNCIAS NO CEMITÉRIO DA CONSOLAÇÃO A PARTIR DO TRIPADVISOR

Tércio Pereira, Pablo Flôres Limberger

Resumo


Esse artigo tem como principal objetivo examinar a experiência do turismo cemiterial usando o modelo de economia da experiência, também conhecido como 4Es (entretenimento, educacional, escapismo e estética) aplicado ao Cemitério da Consolação (São Paulo). Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa quantitativa. Para a coleta de dados utilizou-se software minerador de dados, WebHeavy. Este estudo avaliou 94 comentários postado no TripAdvisor por turistas e visitantes do Cemitério da Consolação (SP) entre 2013 e 2018. Para a categorização dos comentários utilizou-se o software Microsoft Excel utilizando 1 para comentários positivos, 0 para ausentes ou neutros e -1 para negativos. E por fim utilizou a Análise Regressão Linear através do SPSS (22). Os resultados mostram que as experiências são majoritariamente positivas. Dentre das quatro dimensões do arcabouço conceitual, predominam as experiências relacionadas às dimensões educação e entretenimento, porém apenas a dimensão educacional teve relação significativa com a experiência.  A dimensão que teve mais comentários negativos foi a estética. Além disso, emergiram novas subdimensões a partir da análise em profundidade nos comentários. Se destacaram as subdimensões: Arte tumular, personalidades, passeio histórico e cultural e arquitetura. 


Palavras-chave


Cemitério; Experiências; Online Travel Reviews; TripAdvisor, Dark Tourism.

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