ABSENTEÍSMO LABORAL EM UMA EMPRESA PÚBLICA DE SERVIÇOS POSTAIS

Luis Eduardo Brandão Paiva, Lauro Gildo da Silva Filho, Tereza Cristina Batista de Lima, Rafaela de Almeida Araújo, Serafim Firmo de Souza Ferraz

Resumo


O objetivo da pesquisa foi investigar o absenteísmo laboral dos funcionários de uma empresa pública de serviços postais, baseando-se no modelo teórico de Murcho e Jesus (2006), que avalia os fatores interpessoais e do ambiente de trabalho, psicossomáticos e de condições de trabalho, administrativo-laborais e de gestão do tempo e carreira. Com base em uma amostra de 116 funcionários, tratou-se de uma pesquisa descritiva e quantitativa, mediante a comparação de médias, Alfa de Cronbach e correlações. Para o tratamento dos dados, utilizou-se o software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) - versão 22.0. Os resultados apontaram que os fatores psicossomáticos obtiveram maior importância, com alto impacto em relação ao absenteísmo laboral, e que demais fatores têm média relevância. Contudo, observou-se evidências de uma alta relação entre os fatores, visto que a maioria das variações apresentaram associações altas ou muito altas, não existindo nenhuma correlação baixa. Dessa forma, os resultados desta pesquisa podem ser utilizados como base para que os gestores, tanto de empresas da área pública quanto privada, executem ações que possam minimizar os efeitos do absenteísmo, que é tão prejudicial às organizações. Ademais, espera que esta pesquisa possa servir de reflexões para que futuros estudos sejam desenvolvidos sobre absenteísmo, contribuindo, então, para compreender ainda mais esse fenômeno nas organizações.


Palavras-chave


Absenteísmo; Trabalho; Serviço Público.

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